Rafaela Gonçalves Bacelar, aluna da 7ª Série da Escola de Ensino Fundamental e Médio Tenente Rego Barros (ETRB), coordenada e mantida pelo Comando da Aeronáutica, é a única brasileira a figurar entre os 100 melhores alunos portugueses que participaram da competição de matemática “Olimpíada Internacional Canguru sem Fronteiras”, na categoria “Estudante”, que teve mais de 20 mil inscritos.
A competição surgiu na França em 1991 e tem por objetivo disseminar a matemática entre jovens e adolescentes em todo o mundo. Na edição de 2009, as provas realizadas em março reuniram mais de 65 mil pessoas de 42 países divididos em cinco categorias correspondentes ao ano escolar.
O professor de matemática e grande incentivador de competições acadêmicas da instituição, Luiz Otávio Maciel Miranda, explica que esta olimpíada é uma das maiores do mundo e tem o diferencial de realizar uma avaliação inteligente, com enunciados sintéticos e analíticos com questões de raciocínio lógico e pensamento rápido. “A prova tem 30 questões de múltipla escolha com diferentes níveis de complexidade. Os alunos tem apenas 1h30 para resolver as questões sendo penalizados com -25% para cada erro. Ou seja, é uma competição muito difícil onde tempo é curto e não se pode errar”, explica Miranda.
“Me sinto muito feliz e recompensada por este resultado. Principalmente pelo apoio dos meus amigos, que até resolveram estudar mais com meu exemplo. Sempre adorei matemática e espero poder trazer outras vitórias para o meu país”, revela Rafaela, uma jovem meiga que sonha ser juíza.
“Em se tratando de uma disputa internacional com fortes candidatos europeus, o Brasil ficou muito bem colocado com uma aluna da nossa escola, aqui de Belém, entre os melhores de Portugal, o que demonstra a qualidade do ensino assistencial da Aeronáutica, que coleciona prêmios ao longo dos dez anos que participa deste tipo de disputa”, comemora o Diretor-Geral da ETRB, Guaraci Cardoso Soares.
Só em 2008, foram obtidas 20 medalhas no Concurso de Oceanografia; quatro medalhas de bronze e duas de prata nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica; seis medalhas de bronze e 35 menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática; uma menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Informática; duas medalhas de prata e 12 de bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica; uma menção honrosa no Desafio Nacional de Geografia, dentre diversas outras.
Do Brasil, as únicas escolas participantes junto à organização do evento em Portugal foram a ETRB e uma instituição de ensino de Londrina – PR, que foram vinculadas ao distrito de Coimbra para poderem participar da competição. A ETRB participou no nível Benjamin (7ª e 8ª Série) e Cadete (9º ano) com 174 e 29 alunos respectivamente.
Nota do Blog.
Parabéns a Rafaela, é com orgulho de um ex-estudante do Colégio Tentente Rego Barros de Belém do Pará que felicito a estudante seus familiares e professores. saudades daquela escola e uma boa lembrança que levo comigo.
Agradeço ao 1º COMAR pelo desprendimento na manutenção desta excelente escola que ao longo dos anos tem mantido o seu elevado nível, preparando e dando o oportunidades para os jovens estudantes.
relembro aos leitores a matéria
Escola assistencial da FAB é a melhor do Pará no ENEM pelo quarto ano consecutivo
E.M.Pinto
Pingback: Fique por dentro Escola » Blog Archive » Aluna da 7ª série da Escola Tenente Rego Barros é destaque em …