Brasil sedia exercício Força Comandos 2009

Conforme havíamos divulgado em Maio de 2009 (clique aqui para ler o post), o Brasil sedia o Exercício Comandos 2009 o qual disponibilizamos o endereço do site oficial para os leitores que queiram maiores informações, basta para isto clicar no endereço COMANDOS 2009.

Sobre o Exercício

O Exercício Força Comandos foi criado pelo Comando Sul do Exército dos Estados Unidos (EUA) no ano de 2004, tendo por objetivo aumentar a cooperação regional e multinacional, a confiança mútua, bem como melhorar o adestramento das forças especiais do continente americano. O Exercício é composto por duas atividades principais: a competição propriamente dita e um seminário estratégico, do qual participam autoridades dos Ministérios de Defesa e Comandantes de Operações Especiais de cada país participante. A competição militar desenvolve-se em vários eventos baseados em técnicas e táticas de forças especiais mais comumente empregados em cada um dos países participantes. A primeira edição do “Força Comandos” ocorreu em 2004, em El Salvador, tendo como participantes treze países. No ano seguinte, o Chile sediou o exercício, com quinze países; em 2006 o Paraguai, com dezesseis países; em 2007 Honduras, com dezoito países; e em 2008 os EUA, com a participação de dezessete países. Neste ano, o Brasil aceitou o convite para sediar a 6ª edição do exercício, que ocorrerá no período de 15 a 26 de junho em Goiânia – GO, tendo a previsão de dezoito países participantes

Precisão Marca o Segundo Dia de Provas

No segundo dia do Força Comandos 2009, os competidores participaram das provas de Tarefas Críticas e Tiro de Oportunidade e Movimento.
Na prova de Tarefas Críticas, os integrantes das equipes de assalto dos diversos países devem realizar disparos em alvos que simulem a existência de reféns ou sua presença no meio da população. O principal objetivo é de acertar os impactos sem causar danos colaterais. Vence a prova quem obtiver o maior número de acertos com o menor número de danos.

Provas de 19 de Junho

Fotos: SOFCSOUTH Public Affairs

No Tiro de Oportunidade e Movimento, os caçadores das equipes realizam tiros em distâncias que variam de 200 a 500 metros. Os alvos encontram-se em deslocamento ou aparecem de três a seis segundos, caracterizando o tiro de oportunidade. Para vencer, os atiradores devem acertar o maior número de impactos, priorizando disparos na cabeça do alvo.