Sukhoi PAK-FA atrasará

O primeiro voo do caça de 5ª geração russo desenvolvido pela Sukhoi não voará mais este ano. É o que comentou Mikhail Pogosyan, diretor-geral da empresa durante o Salão de Le Bourget, na França.

Conhecido pela sigla PAK-FA, o protótipo reúne o que há de mais avançado em tecnologia bélica na antiga república soviética. Mas Pogosyan jogou um balde de água fria nos que esperavam a aparição do caça em 2009: “talvez Em Farnobrough ou mais tarde, é assunto para o futuro”, disse o executivo.

A Sukhoi está concentrada em divulgar o Superjet 100, seu primeiro jato regional, rival da família E-Jet, da Embraer. Mas o desenvolvimento do PAK-FA continua, segundo Pogosyan, e novidades devem surgir no próximo MAKS, salão aéreo que ocorre em agosto perto de Moscou.

Fonte:Airway

5 Comentários

  1. hipóteses: a) falta de grana dos parceiros b) correção de algum erro, c) algo de última hora p dar + performance ao mesmo.. os Rússos são mt bons em caças, quase imbatíveis..O BRASIL era p estar nesta parceria..só teriamos a ganhar.

  2. Decisão e Coragem (Já Atualizado ) !!!

    Precisamos de capacidade e determinação para mudarmos o Planejamento Estratégico da nossa Lei Orçamentária. O Plano Estratégico de Defesa já foi assinado, muito bem !!!. Agora precisamos programar, com disciplina e certa urgência, o comportamento legal das nossas despesas orçamentárias públicas, ou, vamos concluir, logicamente, que o citado Plano não é importante para a soberania nacional. Não restam dúvidas que decisão e coragem são importantes para o governo tornar a execução do Plano Estratégico possível, com isso ele governo deverá mudar seu pensamento de “fome zero”,” PAC disto ou PAC daquilo” para centrar no cumprimento legal do orçamento, e notadamente, com o Plano Estratégico que ele próprio aprovou. Vamos investir pesado nas Faz, se forem necessários 1 bilhão, para renascer a industria bélica, vamos coloca-los imediatamente à disposição do EB, se para a MG forem necessários 4 bilhões e para FAB, 8 bilhões vamos aplicar nosso plano de redução de custos orçamentários na gestão pública, assim:

    1)-diminuir o tamanho da estrutura organizacional dos Poderes Legislativo ( podíamos extingui-los de vez, pois, só roubam ), Executivo, Judiciário;
    2)- acabar com as despesas públicas que estejam fora da Lei Orçamentária, isto é, “PACs” de todos os tipos;
    2)- acabar com as despesas orçamentárias de cunho político demagógico;
    3)-canalizar, em emergência, financiamentos e investimentos de recursos do BNDES, CAIXA ECONÔMICA, PETROBRÁS, PRÉ-SAL, E INSTITUIR um TRIBUTO específico para o rearmamento nacional, e, cadeia para os ladrões nacionais = este somatório de recursos ( economia de custos ) direcionar para um FUNDO de RESERVA NACIONAL p/ INVESTIR PESADO nas Fas;

    Por que assinar um contrato com a IVECO para construção de blindados sob rodas? Não seria mais estratégico renascer, com outro nome, a principal empresa produtora de material bélico ?
    A falta de dinheiro é uma coisa presente nas finanças do Brasil, mas incompetência crassa, é outra coisa!! Temos ainda vivas a AVIBRÁS e a IMBEL. A AVIBRÁS recentemente construí o Guará, blindado de 4×4, mas o EB não se interessou. Quem mostrou competência para fazer um 4×4, certamente, poderá fazer um 6×6, um 8×8, ou até um 10×10, até anfíbio. Repito o que disse, nossos engenheiros militares são muito competentes. Se por acaso, for necessário assinamos, um acordo militar com a Alemanha ( não seria a 1ª tentativa ) ou Rússia, para acelerar a assimilação de conhecimentos atuais sobre blindados. Temos no passado, projetos bem realizados do, URUTU, do Ogum, do Charrua, do Sucuri, do Tamoio, do Osório, do Jararaca, e do CASCÁVEL cuja experiência resultante e o conhecimento de nossos engenheiros e técnicos militares, apesar do tempo ter passado, não se perderam, e nem, faliram. Competência não nos falta. O Centauro italiano é uma cópia descarada do Sucuri brasileiro.
    A IMBEL é a herdeira judicial dos acervos da ENGESA, da BERNARDINI, e da MOTO PEÇAS. A substituição do transporte blindado de tropas infantes M-113 do EB, poderia ser feito, também, usando-se o modelo aperfeiçoado do CHARRUA 01, construído agora pela AVIBRÁS ou a IMBEL, ou ambas as empresas, o blindado anfíbio transporte de tropas, com uma necessária modernização de blindagem, sem perder a condição de ser anfíbio para a região amazônica, com um super-sistema de armamento, artilhados e com mísseis anti-carro, anti-aéreo, ou anti-barcos de desembarques.
    Aliás, esta nova viatura CHARRUA 01, faria frente nas fronteiras da Venezuela ao violento russo BMP -3, a ser comprado pelo exército deste país.
    DEUS queira, que nossas FAs não sejam levadas ao sacrifício inútil, por causa da displicência governamental, nem tudo se resolve, com “tapinhas sindicalistas e cafezinho”. O BMP-3 russo que o Chavez vai comprar ( ou comprou ) é excelente blindado. Se acontecer no futuro, que blindado do EB fará frente a ele na Amazônia ????. Gostaria que alguém do EB me explicasse, pois, de repente existe outra saída, embora seja eu , apenas, um civil consciente de seus devedores ???? Talvez o verdadeiro inimigo ( o grande falso amigo de sempre – com a 4ª Frota ) esteja no NORTE e, não seja o Chavez.
    Falta, na verdade, muito dinheiro para este Plano Estratégico virar realidade !!! Por enquanto é somente discursos políticos irritantes, de quem não quer decidir nada, só ganhar tempo. Vamos alistar e incorporar, os filhos, netos, bisnetos e todos ao parentes próximos de todos os governantes e políticos brasileiros nas nossas FAs e remete-los para frente de combate, mais pesado e violento, na região amazônica, se necessário for !!!
    Assim, com certeza, eles verão e sentirão, com exata realidade as verdadeiras necessidades do EB. Para quem sabe o mínimo da história do povos, sabe que isto pode bem acontecer. !!!!!!!
    Por falar em BMP-3 russo, por que o EB, não se utilizar, da AVIBRÁS e da IMBEL, ou, uma 3ª empresa coligada, nestes procedimentos de fortalecimento bélico do Plano Estratégico de Defesa ???? Luiz

  3. Plano Estratégico de Defesa do Brasil 01 X Venezuela.

    Entendemos que os tanques blindados pesados M-60 A3TTS são excelentes tanques, embora antigos e adquiridos em 2ª mão dos nossos “eternos aliados do norte”.
    Apesar de boa blindagem, não possui saias laterais que poderiam oferecer certa defesa para armas portáteis anti-tanques, mas o grande perigo contra os tanques de quaisquer tipos ou blindagens são a munição em flecha. Acrescentemos que o grande peso destes tanques para a situação geográfica do Brasil, torna-se um complicador. Ele não poderá ser usado em qualquer terreno sem a devida cobertura aérea. Brigadas ou esquadrilhas de modernos helicópteros armados com a equipamentos de última geração, de altíssima velocidade, e guiados por sistema computadorizado são o ideal para a cobertura em deslocamento de colunas blindadas. A EMBRAER pode junto com a Rússia ( acordo de cooperação militar ) desenvolver, rapidamente, um projeto e modelo de novo helicópteros para o EB, FNs da MB, e, para a FAB, e produzi-los na quantidade necessária para cobrir o tamanho geográfico do território brasileiro.
    Quanto aos blindados brasileiros, é uma tremenda irresponsabilidade técnica, os projetos anteriores que ficaram perdidos no passado, e, até agora,não serem, inteligentemente, reaproveitados, a partir de novos estudos e pesquisas militares. O aperfeiçoamento técnico destes modelos (URUTU, SUCURI, CASCÁVEL, JARARACÁ, CHARRUA, e OGUM ), que afinal de contas requisitaram o emprego de milhares de horas de trabalho e pesquisas, os quais, “inexplicamente”, não foram respeitados (e falidos criminalmente ), pois, no final das contas resultaram em bons blindados, apesar da opinião e atitude traidora do governo. Na verdade além de constituírem, “repetindo”, na ocasião bons blindados, foram produzidos voltados à operação no terreno geográfico brasileiro. Recentemente vi um vídeo de manobras de um blindado sob rodas SUCURI num campo de provas, e senti, embora não seja um especialista militar, uma excelente solução para o EB na região amazônica brasileira. À propósito, o famoso BMP-3 blindado russo, que também é um anfíbio,( o que a Venezuela deseja ), apesar de ter excelente velocidade com um temível sistema de armamentos, um misto de : canhão, metralhadora e mísseis – tem uma blindagem, relativamente, fraca. Dizem que é um blindado CAÇA – TANQUES. Pelo visto tem de atacar e fugir.
    Certamente, os SUCURI, JARARACÁ, CASCÁVEL, OGUM, URUTU, e, CHARRUA ( os dois últimos anfíbios ), modernizados após estudos específicos, mas já no modelo de 8 ou 10 rodas, com fortalecimento de blindagens e com um sistema de tiro de 120mm ou 125mm e mísseis anti-carro, anti- embarcação e anti- aéreo ( acordo de cooperação militar Russia ou China ) (sem perder a característica de ser anfíbios ), seriam o ideal para dar proteção e cobertura, aos deslocamentos das colunas de tanques blindados pesados no terreno brasileiro, principalmente, na região amazônica, uma vez que a Venezuela comprou centenas do TOR M-1, com 16 mísseis SAM cada um, para este fim, visto sua operação em demonstração, possuem também um conjunto de armamento misto, canhão, metralhadora e mísseis. Existem, também várias outras versões deste sistema antiaéreo russo, aplicados não só em carros blindados, mas, em navios. Falta muito dinheiro ao Brasil, apesar da nossa economia estar se firmando. Acordem, rapidamente, sociedade, povo e governo do Brasil !!!!
    Quando o EB contar ( em 2030 ????? – e o Brasil já deixou de ser Brasil !!! )com modernas esquadrilhas de helicópteros bem armados e blindados modernos sob 8 ou 10 rodas, aí sim, teremos segurança total para operarmos os M-60 A3 TTS e os Leopards 1 A.
    Não custa nada tornar a falar da necessidade de criar uma empresa bélica de produtos pesados, oriunda da IMBEL + a EVIBRÁS, aproveitando o capital técnico intelectual de engenheiros e técnicos militares de alta competência para voltarmos a produzir blindados, como disse, a partir das experiências anteriores. A informação em um BLOG de defesa sobre a proibição da IMBEL de produzir armamentos pesados em tempo de Paz deve ser investigada urgentemente !!!!!!!!
    Inclusive, servirá tecnicamente, também para modernizar todos os tanques pesados do EB comprados em 2ª mão, como o M-60 A3TTS que além da saia de proteção, talvez possa colocar uma torre de 120mm, tipo Abrams.
    Competência bélica técnica industrial o Brasil tem e muita, só falta o governo recolocar os recursos orçamentários/financeiros para serem aplicados no Plano Estratégico de Defesa. Aliás, não é por menos que os nossos “grandes aliados do norte” nos vêem com muita cautela, pois, sabem se tentarem tirar nossas riquezas na “marra” terão “uma calorosa recepção”. Este Plano Estratégico de Defesa será, necessariamente, muito longo, com aplicações contínuas durante várias gestões governamentais, face o relaxamento técnico em que foram colocadas as nossas FAs. Os governos devem imediatamente providenciar as Fontes de Recursos permanentes para alimentar os Fundos de Reservas Orçamentárias / Financeiras que permitirão a execução do plano militar, ou, será um simples “fogo de palha” de campanha política. Deve a sociedade brasileira estar atenta, junto com os Srs. Comandantes Militares, para se assegurarem que ninguém quer fazer “graça política” de patriota de última hora. Não adianta ficar falando em SOCIAL, com toda sua derivação politiqueira, se não garantirmos o solo pátrio com suas riquezas naturais, e o direito de dispormos delas da forma que melhor nos aprouver. As nossas FAs estão fazendo o “ dever de casa” com dignidade, todas as escolhas políticas feitas não são da sua responsabilidade. Em 1964, se fez uma revolução por razões menores, das que hoje, imperam no Brasil. Os políticos roubam descaradamente na presença deste povo tolo e desta sociedade irresponsável , que só se move por futebol, cerveja e samba. Enquanto Chavez faz do seu petróleo uma arma para o fortalecimento militar de seu país, no Brasil o petróleo serve para alimentar estranhos eventos nacionais, sem transparência social, com a conivência do governo. Se este Plano fosse realmente para ser aplicado, já deveriam ter começados, há muito tempo, as ações reais do rearmamento bélico para as FAs. Portanto, esperamos que não seja mais um “Engana João”, para esta sociedade que dorme sempre “ em berço esplêndido “. Luiz

  4. O Plano Estratégico e os Custos Gerados !!!

    Hoje este patriota velho, está muito preocupado com o desenrolar do nosso Plano Estratégico de Defesa Militar. Aliás, é o mínimo que se pode esperar de todo brasileiro que tenha vergonha na cara.!!!!!!!Até agora o governo não definiu as Fontes de Recursos tão necessárias à execução plena deste Plano de Defesa, pois, vejamos o tamanho do território brasileiro, com toda sua diversificação geográfica do terreno, sem falarmos do grande contingente humano das nossas FAs.
    A necessidade da organização e do aparelhamento de material bélico, com a aquisição de novos armamentos, com a adequação, ao terreno brasileiro, de outros armamentos modernos, com a repotencialização de alguns bons equipamentos, a substituição urgentes de outros já deficientes, e a regulamentação de compras no exterior, de materiais bélicos considerados essenciais, e, só poderão ser feitos, integralmente, se o prazo de aplicação deste plano, teoricamente muito bom, for necessariamente LONGO, aplicáveis, por vários exercícios ou gestões governamentais. E para que isso seja possível, temos que dispor, sempre, de muito DINHEIRO. Outro grande perigo para a Soberania Nacional são estes milhares de ONGs de origem norte- americana que infestam nossa floresta amazônica, diante de sucessivos governos federais frouxos, covardes, traidores da Pátria, corruptos tem livre trânsito para agirem da forma que melhor lhes interessa, na verdade amaldiçoados ladrões, canalhas escorados atrás de políticos altamente corruptos.
    Papo furado de políticos, somente, nada vai resolver. A sociedade e o povo brasileiros devem mudar, rapidamente, de nível de mentalidade para que saibam exigir, convenientemente, de seus governos eleitos, por VOTO DIRETO, as responsabilidades que repousam sobre seus ombros. Provavelmente, existem brasileiros que preferem falar em INGLÊS e não em português. Por desgraça nacional são, na verdade, simples “bonecos”, vazios de quaisquer sentimentos. Vivem, trabalham e se sustentam neste solo pátrio, mas não se dão conta deste privilégio, só vibram na vida por pequenas coisas, além, de terem, também, garantidos seu DIREITO PESSOAL, de assim se manifestarem.
    Mas, voltando às Fontes de Recursos, que devem ser fixadas com clareza nos Orçamentos Públicos Anuais. Os instrumentos de planejamento orçamentário, como a LDO, e o PPA devem ser acionados de forma que, as despesas públicas decorrentes da contínua e permanente realização financeira, num regime plurianual, deste Plano Estratégico, seja legalmente assegurado às FAs, ( a quem a muito anos estamos devendo um tratamento digno), à Sociedade e ao Povo do BRASIL. È bem oportuno, também mais uma vez deixar expresso, o comportamento muito digno e ético das nossas FAs, especificamente de cunho militar, honrado e místico como determinam as melhores tradições militares da história da civilização. Se mantém à margem deste vergonhoso desempenho político dos nossos representantes no Congresso Nacional, além de suportarem com um silêncio heróico os reflexos calamitosos dos erros políticos cometidos por outras mentes do passado. E o mais glorioso que vemos e sentimos não se contaminaram com os respingos desta sujeira política em moda. Só para esclarecer, que vos fala é apenas um civil velho e cansado de ver as mesmas coisas sempre ocorrendo no Brasil. Hoje o Sr. Presidente, vetou na LDO os limites estabelecidos para diárias com pessoal e gastos com publicidade. Aí, perguntamos o governo está preocupado com a segurança nacional ? Não, lógico que não.
    Repetindo, o que já falamos em outros BLOGs da Defesa Estratégica, elencamos outras medidas, que a SOCIEDADE CONSCIENTE, devia exigir destes governos impatrióticos e irresponsáveis que tomassem, imediatamente, da FORMA MAIS PRÁTICA, que encontrassem para se atingir a REDUÇÃO do CUSTO BRASIL, e, a GARANTIA do PLANO MILITAR em CARÁTER PERMANENTE: Então, vamos:
    1)- redução do tamanho do Poder Legislativo; se este povo fosse esperto, faria uma rigorosa seleção dos candidatos, mas……………….
    2)- também redução do tamanho do Poder Executivo, só organizados estruturalmente com 9 ou 10 ministérios;
    3)- extinguir, definitivamente, ( antes do Lula transforma-los em Lei) os programas “sociais” eleitoreiros demagógicos;
    4)-acabar com os “cabides” de empregos e valorizar / respeitar os concursados, por seleção externa;
    5)- policiar com o rigor da Lei a execução das despesas públicas do orçamento anual;
    6)- impedir, com dignidade, o uso da despesa pública para se transformar em base política, disciplinando-as para o cumprimento legal da execução orçamentária, com seus programas e projetos aprovados e constantes da Lei Anual;
    7)- instituição de uma Emenda Constitucional com o fim de incluir como Norma Constitucional de Soberania e Segurança Nacionais a execução permanente do Plano Estratégico de Defesa Militar e Soberania Nacional;
    8)- os itens de 1 a 6 constituem a denominada Economia de Custos Orçamentários, ou em outras palavras, receitas econômicas.
    A Execução Prática do Plano Estratégico de Defesa, deve obrigar a criação dos Fundos de Reservas de Receitas das FAs.
    Os recursos destinados a estes fundos de reservas serão, então, originados dos seguintes fluxos de entrada:
    1)- da receita econômica nascida da redução dos custos BRASIL, ou melhor, do estancamento dos desperdícios orçamentários/financeiros, muita comum da gestão pública brasileira;
    2)-de linhas de crédito específicos do BNDES, da Caixa Econômica, da Petrobrás, do Pré- Sal, e do Tesouro Nacional, visto que, são investimentos e financiamentos que todo governo consciente de sua missão constitucional deve fazer;
    3)- se necessário for, um Tributo Federal com o fim do rearmamento bélico nacional deve ser criado pelo CONGRESSO NACIONAL;

    Assim, então, poderemos pensar em blindados de várias versões, navios- patrulhas, helicópteros, e aviões, e voltarmos a construir nossas industrias bélicas estratégicas de material pesado, criminosamente abandonadas no seu pior momento econômico. Caso contrário, se não houver imposição de um disciplinamento organizacional ao trato da Gestão Pública do Brasil, aí, é melhor, nos reunimos em grupo e rezarmos o “rosário” em conjunto, na Santa Paz do Senhor, – o CRISTO !!!!! Luiz

  5. A Soberania Ameaçada !!
    Por uma questão de justiça temos que afirmar que este governo atual, até agora vem investindo mais nas FAs do Brasil que os dois governos civis anteriores, muito embora, não seja este o objetivo estratégico deste governo é o foco no SOCIAL, a moda dele é lógico.
    Conforme comentado em outras oportunidades, o tamanho territorial e as diferenças geográficas do Brasil,, com suas imensas riquezas descobertas e a descobrir, a necessidade real dos governos manterem a soberania do nosso solo pátrio e a garantia da participação do povo e da sociedade, nos benefícios do gozo social nestas riquezas, não restam dúvidas, que há uma imposição urgente e imediata de uma tomada de posição militar de nossas FAs para a nossa segurança e de toda a nossa geração de brasileiros. Como falamos, lamentavelmente, este, como os demais, governos civis, não tem vocação governamental ao rearmamento bélico das FAs, provavelmente, não vêm os perigos que estamos sentindo na região amazônica. Por que razões, de fato não sabemos. Com sinceridade, esperamos que não sejam os fatos acontecidos no passado recente da ditadura militar. Se estes “ lobos da democracia “ querem uma punição, encontrem os legítimos responsáveis pelas torturas, mas preservem a dignidade das nossas Instituições Militares, que consideramos Sagradas.
    Uma coisa pelo menos entendemos, a cobiça voraz pela continuação do comando central do poder, por estes políticos não tem limites. Vemos agora a partilha dos dividendos da exploração do nosso Pré-Sal, em momento algum, alguém pensou em destinar um percentual à operacionalização do Plano Estratégico Militar das nossas FAs ou de criar, pelo menos, uma linha direta para financiamento da instalação de nossas Industrias Militares de Armamentos Bélicos, sem falarmos, mais uma vez, com um desagradável constrangimento por esta insistência, de estabelecer-se, legalmente, outras Fontes de Receitas destinadas às FAs, como, por exemplo: os investimentos resultantes do planejamento seletivo das despesas públicas legais, quando da sua execução financeira; as transferências financeiras do BNDES; os aportes substanciais do Tesouro Nacional; da Caixa Econômica; da Petrobrás, e da Arrecadação de Tributos Específicos para nosso Rearmamento Bélico Nacional. Os eventuais sacrifícios a serem feitos por nossa sociedade, encontrarão um respaldo sólido de dignidade nacional: “ o fortalecimento urgente de nossas FAs.”
    Espero, que todos sinceramente, compreendam, que a execução deste Plano Estratégico Militar vão requisitar alguns bilhões de reais, repetidas vezes. E sem o dinheiro assegurado, como as que figurarem nas pré-definidas Reservas de Recursos Orçamentários/ Financeiros para Emprego Direto pelas FAs, nunca teremos nenhum Plano Estratégico Militar e nem Industria Militar de Material Bélico ( em tempo, o governo, promete para o mês de setembro a criação de uma industria brasileira de armamentos ).Todos os produtos bélicos novos incorporados às FAs, alguns com preços muito elevados (como aviões, helicópteros, submarinos e navios ) possuem um tempo certo de uso, que após, deverão ser substituídos por outros, também, novos. Vejamos o exemplo da Suécia. Tem um exército relativamente pequeno, não se mete em assuntos políticos de outros países livres. Tem uma industria militar de qualidade. Abastece suas FAs com equipamentos de última geração, de forma contínua e renovada, e ainda, exporta seus produtos que são disputados, internacionalmente. Mas, entretanto, as FAs da Suécia contam com a compreensão dos seus governos, e a consciência esclarecida de sua sociedade.
    Outra tragédia no Brasil, é a falta de entendimento do significado das experiências, anteriormente, obtidas no desenvolvimento de planos, programas, projetos e modelos industriais militares, este somatório de trabalhos, estudos, pesquisas, testes continuados, e experimentações efetuadas que significam um montante de custos totais realizados, mas quando, compreendidas, respeitadas e usadas para continuação do objetivo de rearmamento militar, geram uma inteligente economia de custos. E como disséssemos: -“Vamos continuar de onde paramos” !! Num passado recente, construímos com ajuda da Alemanha, submarinos e fragatas; e com ajuda da Itália, de aviões de caça, que não eram de última geração, pois, faltou dinheiro e vergonha na cara do governo da época, mas que, até hoje, são utilizados pela FAB. Agora o atual governo do Sr. Lula, vem de assinar uma acordo militar com a França, descontinuando toda uma linha logística da MG do Brasil, além de ignorarem itens importantes ofertados pelas empresas alemãs, que em nosso entendimento, seriam mais vantajosos para a nossa MG ( como Custos Totais do Empreendimento, Assistência Técnica para Atualização dos Equipamentos Existentes e outros Conhecimentos como Treinamentos Operacionais ).Só não consigo entender o silêncio dos especialistas das nossas FAs e da própria MG, que não demonstraram garra para defender esta posição de maior vantagem.Talvez no Brasil, sempre faltou a ação de um legítimo líder que guiassem todos os esforços despendidos em direção a um objetivo nacional pré-estabelecido. “ Liderança não se impõe, se conquista”.
    Voltar a citar a humilhante frustração ocorrida com a Engesa, a Bernardini, e a Moto Peças não é somente lembrarmos da alta traição perpetrada contra as nossas FAs, mas contra os interesses nacionais do País, além, do desrespeito às experiências então obtidas, que já são o suficiente para alçar o povo brasileiro ao trono da burrice e, o patamar da estupidez crassa.
    Repetir o brilhantismo da qualidade técnica do passado nos modelos como o Tamoio, Urutu, o Cascavel,o Sucuri, o Jararaca, o Ogum, Osório e outros projetos menos conhecidos não é demérito algum para ninguém ( para os governos, FAs, Sociedade e Povo Brasileiros ) mas uma sutil inteligência de povos realmente atentos ao privilégio da soberania nacional. Ressaltemos que tais modelos foram construídos visando o terreno operacional do território brasileiro, principalmente, a região amazônica.
    Com toda sinceridade achei espetacular recente comentário, num blog de defesa ( Plano Brasil ), sobre a família Charrua NG. Impressionante é que vimos alguns modelos ou projetos para defesa anti- carro ou anti-aéreo, com canhões e metralhadoras magnéticas de alta velocidade e sistemas de mísseis, que lembram os atuais e famosos blindados russos, um dos quais, o Sr, Chavez dele se apaixonou para atuar na Região Amazônica. Sem mencionarmos que o Charrua seria o natural substituto do antigo M-113 do EB e dos FNs da MG do Brasil. Interessante é que há muito tempo, nos informamos da deficiência estratégica destes transportes de tropas – M 113 e da intenção de troca-los por outros blindados modernos. O EB já teve a grande oportunidade de faze-lo e não foi decidido. Com a palavra os especialistas das FAs !!!. E o que é o mais importante compreender, a produção destes projetos rejeitados e esquecidos, e sua imediata e maciça utilização por nossas FAs, mostrariam a solução para o início de nosso rearmamento e a proteção da nossa Amazônia, notadamente, o Charrua NG e o Sucuri ( este copiado em modelos modernos por vários países europeus). Aos governos se requerem grande dose de renúncia às vaidades pessoais, de ímpeto redobrado de amor à Pátria, de coragem máscula de tomar as decisões certas em favor do Plano Estratégico Bélico de Rearmamento Nacional e do Incentivo da Instalação das Industrias de Material Bélico no Brasil, e do arrojo e da audácia de dizer às pretensões estrangeiras, nem que seja de armas em riste!
    Mas, estas respostas devem ser de forma imediata !!!!
    Voltando ao assunto, como entender o silêncio dos especialistas das FAs!! Será que a perda da motivação, a perda do entusiasmo, a perda do amor pela profissão, a perda da coragem, a perda do brio, entre nossos valorosos militares já chegou a este ponto, que justifiquem estas atitudes de desânimo ? Até quando teremos de ver este quadro militar depressivo ?
    Será que os nossos governos renunciaram à soberania nacional e esqueceram-se de avisar à Nação Brasileira ?
    Existem dois tipos de SOCIAL. O citado na lei orçamentária, como vimos, que deve ser legalmente cumprido através dos programas e projetos de saúde, educação, habitação, trabalho, assistência previdenciária e social, etc.. e outra de bandeira duvidosa que alimenta a inércia proposital do brasileiro beócio ( “-por que vou fazer se o governo me dá sem meus esforços ???”)
    Esta é a flâmula da política demagógica, tão em moda no Brasil atual!!!
    Voltando ao assunto das armas brasileiras. Não existirão nenhum Plano Estratégico de Defesa, se concomitantemente, não existirem as Industrias de Produção de Armamentos Bélicos, sejam navios- patrulhas, aviões, blindados, lanchas, etc.
    E sinceramente não vejo este governo atual com coragem suficiente para desencadear quaisquer movimentos no sentido do rearmamento das nossas FAs. Muito, pelo ao contrário, vejo uma sucessão de atos e decisões erradas, e estratégicas equivocadas, sobretudo, sem a disponibilidade de recursos financeiros. São manobras sindicalistas para “ganhar tempo”, até começar outro governo e assinar um obsceno acordo militar para receber lixo, dar em troca uma parte do Pré-Sal ou da Região Amazônica, e, afirmar que estamos economizando dinheiro para aquecer nossa economia. De agora em diante, vamos centrar somente no seguinte. “A sociedade brasileira, se tiver ainda um pouco de vergonha na cara”, tem de exigir do governo, (que ela mesmo elegeu para o planalto) que defina ,imediatamente, paralelo com os orçamentos anuais aprovados( LOA), os valores anuais das Reservas de Recursos Orçamentárias/Financeiras para Uso das FAs, que constaram do planejamento estratégico elaborado quando das respectivas propostas orçamentárias( PPA e LDO ), juntamente, com a explicitação de todas as Fontes de Recursos que as alimentarão durante os exercícios, tudo legalmente, baseado em suporte da edição de Emenda Constitucional.
    Não se enganem ! A Soberania Nacional, diante deste monte de lerdos retardados está seriamente ameaçada !!
    “Ou é isto, ou são sonhos de uma noite de verão brasileiro”..!!
    Saudações patriotas, aos que ainda amam a terra que os alimenta, !!
    Luiz

Comentários não permitidos.