A Finmeccanica espera assinar até o final desta semana durante o Paris Air Show 2009 o já atrasado contrato de fornecimento do primeiro lote de 15 jatos de treinamento avançado Aermacchi M-346 para a Força Aérea da Itália. Segundo o fabricante, o longo período de discussões sobre a aquisição dos aviões tem apresentado algumas dificuldades, notadamente alguns tipos de burocracia.
Outra venda que poderá ser confirmada brevemente envolve o fornecimento de 48 exemplares do M-346 para os Emirados Árabes Unidos. O negócio está avaliado em US$ 725 milhões. O anúncio da seleção da aeronave deu-se em fevereiro deste ano e a fase de negociações contratuais estão em andamento. Fazem parte das negociações a formação de uma joint venture entre a Alenia Aermacchi e Mubadala Development Company dos Emirados Árabes Unidos para montagem final do M-346 naquele país.
Outros potenciais compradores do M-346 atualmente são o Chile, Equador, Grécia, Indonésia, Qatar, Arábia Saudita, Singapura e Estados Unidos, onde o modelo seria oferecido para a Força Aérea em parceria com a Boeing.
A Finmeccanica pretende, ainda, trabalhar na busca de outros mercados para o seu jato treinador, incluindo o Brasil.