Dardo II: a nova bomba planadora argentina

Durante “show” aéreo realizado na Base Aérea de Morón, nas cercanias de Buenos Aires, entre 1 e 3 de maio, foi exposta uma maquete em escala 1:1 da bomba planadora DardoII (Proyecto FAZ-850), atualmente sendo desenvolvida pelo Instituto Universitário Aeronáutico (IUA), entidade subordinada à Fuerza Aérea Argentina (FAA) e localizada na província de Córdoba.
Trata-se de uma bomba guiada por GPS, que se lançada a partir de uma altitude de 30.000 pés tem um alcance de 40km, transportando 125kg de carga útil e com peso total de 250kg. Numa outra etapa do projeto está prevista a adição de um motor a foguete, que elevaria o alcance a acerca de 70km. A altitude máxima de lançamento é 50.000 pés, a velocidade máxima de transporte é 600 nós, a velocidade máxima de lançamento é 550 nós e a mínima 200 nós. A arma tem 2,20m de comprimento e envergadura de 2,65m.
A guiagem por GPS foi ensaiada com sucesso nas provas já realizadas, mas estuda-se um outro tipo de guiagem para que possam ser atacados objetivos móveis. A intenção é dotar com esta arma os A-4AR Fightinghawk, tipo de aeronave a partir da qual já foi testado o desdobramento da asa. A arma foi também testada nos Super Étendard da Aviación naval Argentina, estando previsto um segundo lançamento para agosto deste ano.
Os ensaios foram iniciados em 2003 fundamentalmente para aperfeiçoamento aerodinâmico, com lançamentos realizados a partir do Mirage IIIC C-717 do Centro de Ensayos de Armamentos y Sistemas Operativos (CEASO), que se subordina à Dirección General de Investigaciones y Desarrollo do Comando de Material.
A demora na homologação definitiva da arma deve-se fundamentalmente à falta de recursos.

Fonte: Segurança&Defesa

3 Comentários

  1. Bem inteligente, + sei de algo assim fabricado pelo BRASIL..à mt tempo, sem falar nos misseis de cruzeiros tupiniquim…Temos de continuar a nos reequipar….p ontem.

Comentários não permitidos.