Tensão explode em Teerã com resultado das eleições

Teerã – Centenas de voluntários da milícia islâmica “Basij” tomaram neste sábado os arredores do Ministério do Interior do Irã e da sede do candidato opositor Mir Hussein Moussavi, onde a tensão cresceu nas últimas horas.

Dezenas de policiais desembarcaram na praça Fatemi, no centro-leste de Teerã, onde foram registrados pequenos choques entre as forças de segurança e alguns grupos de partidários de Moussavi.

A polêmica começou na capital do Irã depois de o Ministério do Interior anunciar uma tranquila e surpreendente vitória do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, com mais de 67% dos votos.

Logo após o fechamento dos colégios eleitorais, Moussavi afirmou que havia vencido o pleito, e denunciou diversas irregularidades em favor do líder ultraconservador.

“A atitude deste governo foi muito ruim, porque não soube aceitar o comportamento do povo, que queria uma mudança. Tenho certeza de que a pessoa que venceu estas eleições fui eu. E com uma grande diferença de votos sobre o segundo candidato”, afirmou.

Moussavi quis agradecer o apoio do povo iraniano, que em sua opinião “entendeu a situação do país”.

“Muitas pessoas saíram às ruas para votar, e isso significa que entenderam a situação que o país atravessa. O que aconteceu hoje foi incrível”, afirmou.

No entanto, poucos minutos depois a agência estatal “Irna” se antecipava à Comissão Eleitoral Nacional e assegurava que o presidente tinha vencido o pleito com mais de 60% dos votos.

Esse índice foi mantido de forma quase inalterada pelo Ministério do Interior desde que começou a divulgar os resultados parciais.

Às 11h locais (2h30 de Brasília), com 94% das urnas apuradas, Ahmadinejad tinha conquistado 64,78% dos votos, o dobro de seu principal rival.

Ainda na noite de sexta-feira, após o anúncio de Moussavi, forças de segurança e soldados antidistúrbios expulsaram com violência centenas de pessoas que se concentravam nas proximidades da sede de campanha do candidato, disseram à Agência Efe testemunhas.

No começo da manhã, novos enfrentamentos entre a Polícia e seguidores de Moussavi se repetiram em alguns pontos de Teerã.

Fonte: Último Segundo

1 Comentário

  1. Tudo como antes no QG dos abrantes…Quando os sionistas vão atacar os Persas? Quando..o ataque vai ocorrer.É a retaliação “TAMBÉM” vao acontecer…Tá demorando pq?

Comentários não permitidos.