Força Aérea Peruana interceptando e abatendo Seneca

Veja o vídeo de uma operação da Força Aérea Peruana onde  as aeronaves AT-27 Tucano abatem uma suposta aeronave utilizada por traficantes. A operação foi efetuada em conjunto com a CIA, e neste caso o incidente foi constrangedor uma vez que a aeronave abatida se tratava supostamente de um avião que transportava missionárias estadunidenses sobre a Amazônia em 2001, matando uma estadunidense e a filha dela.

Os Tucanos, AT-27 tem se provado aeronaves formidáveis no combate COIN (contra insurgência), entretanto a sua variante mais nova o AT-29 são ainda muitas vezes superiores, desde sua concepção desenvolvidos para serem caçadaores e aeronaves de combate COIN, possuem eletrônica em estado-de-arte e contam com uma suite de armamentos que os  tornam os melhores modelos do mercado,. Tudo isto tem colaborado para que  inúmeras companias produtoras de aeronaves reavaliem seus projetos e começem a projetar aeronaves baseando-se neste conceito, em alguns casos até mesmo clonando o projeto AT-29, nos EUA só para se ter uma idéia há cinco programas concorrentes que procuram desenvolver uma aeronave similar ao EMBRAER  AT-29.

Segundo informações recentes tanto a US Navy como A USAF estariam interessada num modelo turbohélice similar ao AT-29,  o modelo já teria sido avaliado por estas e seria um forte candidato, parabéns a FAB e a EMBRAER.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=X8iRLyNlKOs&feature=PlayList&p=1EFC2BE099BCB9F7&playnext=1&playnext_from=PL&index=16]

1 Comentário

Comentários não permitidos.