MOSCOU – A Rússia está em alerta diante do possível lançamento de um míssil balístico por parte da Coreia do Norte, anunciou nesta quinta-feira Anatoli Nogovitsin, subchefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia.
“Nossas equipes de controle do espaço aéreo-cósmico no extremo oriente russo supervisionam a situação de maneira permanente e em tempo real”, disse Nogovitsin à agência “Interfax”.
O general disse que, “caso Pyongyang lance o míssil balístico, imediatamente seu lançamento será detectado e se determinará a trajetória de voo”.
Ao mesmo tempo, fontes dos serviços de inteligência russos informaram à agência “Interfax” que informar sobre o possível lançamento do foguete “é uma de suas prioridades”.
“Acompanhamos atentamente o que acontece na Coreia do Norte (…), as ameaças ao regime de não-proliferação são uma das prioridades de nossas atividades”, disse a fonte.
O Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia afirmou na véspera que o regime comunista prepara “rapidamente” um novo lançamento de um míssil balístico.
“Temos informação sobre o tipo e as características do míssil, mas ainda não há dados precisos sobre a data do lançamento”, disse um oficial do Estado-Maior.
Na opinião dos especialistas, poderia ser uma versão modernizada do míssil de três fases Taepodong-2, que já teria sido levado a um polígono militar perto da fronteira com a China.
Em teoria, o Taepodong-2 tem um alcance que poderia chegar a território dos Estados Unidos, precisamente o Alasca, mas isso nunca pôde ser confirmado por fontes ocidentais.
O Kremlin advertiu a Pyongyang que não “ficará com os braços cruzados” caso os testes nucleares ou lançamentos de mísseis norte-coreanos ameacem os habitantes do extremo oriente russo.
Esse esquema ñ tá ficando legal; alguém pare os doentes..haldol neles.