Força Aérea do Peru apresenta seu primeiro treinador de fabricação doméstica

kunturA Fuerza Aérea del Peru (FAP) apresentou seu primeiro modelo de avião nacional destinado ao treinamento de seus futuros pilotos. O protótipo foi apresentado no II Salão Internacional de Tecnologia para a Defesa e Prevenção de Desastres Naturais (SITDEF), evento que aconteceu entre os dias 21 e 24 de maio no Peru.

Batizado de Kuntur (do idioma “quenchua”, Condor), o avião foi desenhado e construído pela FAP, um trabalho que levou um ano e foi auxiliado pelo Serviço de Manutenção (SEMAN), empresa sediada em Lima, especializada em reparos e manutenção de aviões civis privados e comerciais.

Para finalização do projeto do Kuntur, a SEMAN associou-se à Bede Corporation, instalada em Ohio, Estados Unidos. A Bede prestou assessoria em alguns detalhes do projeto, na certificação da aeronave e na fabricação de algumas partes.

A produção seriada do Kuntur está marcada para iniciar-se no terceiro trimestre de 2009 e a meta é produzir mais de 200 exemplares, parte deles para o mercado civil.

O Kuntur é um avião monomotor de asa alta baseado no BD-4 da Bede Corporation. Impulsionado por um motor a pistão e dotado de trem de aterrissagem triciclo fixo, o Kuntur é construído quase totalmente em alumínio, sua autonomia de vôo chega a seis horas e pode levar duais ou quatro pessoas, dependendo da configuração.

Fonte: Tecnologia&Defesa

2 Comentários

  1. Estão de parabéns, andando com as próprias pernas,é vai ser sucesso….Agora, o Sul maravilha está fazendo o que em termos de aviões de caça?… Existem projetos Brasileiros de aviões de caça…porque não implementa-los…????

  2. É PRECISO ACREDITAR EM SUA POTENCIALIDADE, MOSTRAR A OUTROS PAISES A CAPACIDADE DE PRODUZIR E CONSTRUIR TECNOLOGIA.

Comentários não permitidos.