Conheça o X2, da Sikorsky Helicóptero militar avançado poderá voar a 463 km/h

sikorsky-x2-lth_960_720A Sikorsky já testa uma nova geração de helicópteros há algum tempo, tanto para uso civil quanto militar. Em maio, a empresa apresentou o X2 LTH, um mock-up de uma versão multifunção para o Exército dos Estados Unidos.

Mais aerodinâmico, o X2 terá rotores coaxiais contra-rotativos com pás rígidas e controles fly-by-wire. Tudo reflexo do aprendizado com o protótipo anterior, que está em testes para atingir a velocidade máxima de 463 km/h (250 nós).

O X2 oferecerá mais manobrabilidade, velocidade e estabilidade que os helicópteros convencionais atuais. Variantes futuras poderão atender a requisitos de combate, transporte e reconhecimento armado.

Nota do Blog

Em 2005 o Plano Brasil em parceria com o DefesaBR publicou uma série de artigos denominados Projeto ATOM nos quais sugeríamos o desenvolvimento de helicópteros híbridos de conceitos exatamente iguais aos empregados no X2, baseavamos na possibilidade de desnvolver nacionalmente helicópteros de autonomias e velocidades superiores aos atuais helicópteros e  que poderiam alavancar a indústria nacional.

Em sua nova roupagem o Plano Brasil vem reeditando seus projetos e criando outros novos além dos programas feitos em parceria com o DefesaBR.

Os novos e antigos programas estão sofrendo atualizações e readequações, uma vez que prezamos pela evolução constante, sugestão de leitores e participação de colaboradores do ramo da defesa e de foristas como nós. O nosso foco sempre foi a incorporação de idéias e alternativas nem sempre aceitas pelo público geral, mas que são aqui apresentadas como suposições para serviremd e base às discussões.

O Plano Brasil encontra-se em readequação e reedição e portanto, os antigos bem como s novos programas Aéreo, Naval e Terrestre estão sendo preparados com novas artes e conceitos baseados na filosofia da evolução constante.

No que toca ao conceito X2, o que propunhamos era um helicóptero de conceito exatamente igual a este e para jos leitores podem conferir um pouco do que propunhamos no paasado acessando ao projeto ISIS, ou ainda, este mesmo programa em sua nova “roupagem”  e que certamente deve ter passado desapercibido pelos nossos leitores quando este fora citado no projeto do Cruzador THOR em que apresentamos o helicópetro de ataque naval NH-24 de concepção do Plano Brasil.

Por fim gostaria de salientar aos nossos leitores que em breve o novo ATOM apresentará entre os novos Helicópteros, o ISIS em sua concepção final um pouco diferente com nava concepção artística e técnica.

Aproveite e assita aqui um vídeo com o helicóptero AH-56 Cheyene, concorrente do AH-64 Apache  o qual já utilizava este conceito de rotores propulsores trazeiros para lhe conferirem velocidades superiores

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=nK48FcwcY7Q]

Cordiais cumprimentos

E.M.Pinto

Fonte: Airway

5 Comentários

  1. O que passou despercebido por nossas autoridades foi notada pelos ianks…só isso, é sairam na frente nossa…eles ñ perdem uma boa ideia….azar o nosso.Esse hellis deve ser mt bom…uma sra arma.

  2. Salve Carlos, obrigado pela participação eocmo sempre pela sua cordialidade.

    De fato os pais da criança foram eles mesmos com seu AH-56 cheyene que concorreu e perdeu devido a cortes de verbas,
    http://www.swissmustangs.ch/mediac/400_0/media/AH-56A~Edwards~07-1968.jpg
    O conceito não é novo, apenas está sendo redescoberto, ou melhor reiventado.
    Eu pessoalmente o acho uma alternativa muito mais viável aos caros e problemáticos Vertois tipo V-22 Osprey que vira e mexe tem problemas.
    segue em especial para você um vidio maneiro do AH-56 que sem dúvida alguma foi um dos mais avançados programas militares já desenvolvidos e que como o Apache, mudaram o rumo da história dos helicópteros de ataque
    http://www.youtube.com/watch?v=nK48FcwcY7Q
    cordiais cumprimentos
    E.M.Pinto

Comentários não permitidos.