A Sikorsky já testa uma nova geração de helicópteros há algum tempo, tanto para uso civil quanto militar. Em maio, a empresa apresentou o X2 LTH, um mock-up de uma versão multifunção para o Exército dos Estados Unidos.
Mais aerodinâmico, o X2 terá rotores coaxiais contra-rotativos com pás rígidas e controles fly-by-wire. Tudo reflexo do aprendizado com o protótipo anterior, que está em testes para atingir a velocidade máxima de 463 km/h (250 nós).
O X2 oferecerá mais manobrabilidade, velocidade e estabilidade que os helicópteros convencionais atuais. Variantes futuras poderão atender a requisitos de combate, transporte e reconhecimento armado.
Nota do Blog
Em 2005 o Plano Brasil em parceria com o DefesaBR publicou uma série de artigos denominados Projeto ATOM nos quais sugeríamos o desenvolvimento de helicópteros híbridos de conceitos exatamente iguais aos empregados no X2, baseavamos na possibilidade de desnvolver nacionalmente helicópteros de autonomias e velocidades superiores aos atuais helicópteros e que poderiam alavancar a indústria nacional.
Em sua nova roupagem o Plano Brasil vem reeditando seus projetos e criando outros novos além dos programas feitos em parceria com o DefesaBR.
Os novos e antigos programas estão sofrendo atualizações e readequações, uma vez que prezamos pela evolução constante, sugestão de leitores e participação de colaboradores do ramo da defesa e de foristas como nós. O nosso foco sempre foi a incorporação de idéias e alternativas nem sempre aceitas pelo público geral, mas que são aqui apresentadas como suposições para serviremd e base às discussões.
O Plano Brasil encontra-se em readequação e reedição e portanto, os antigos bem como s novos programas Aéreo, Naval e Terrestre estão sendo preparados com novas artes e conceitos baseados na filosofia da evolução constante.
No que toca ao conceito X2, o que propunhamos era um helicóptero de conceito exatamente igual a este e para jos leitores podem conferir um pouco do que propunhamos no paasado acessando ao projeto ISIS, ou ainda, este mesmo programa em sua nova “roupagem” e que certamente deve ter passado desapercibido pelos nossos leitores quando este fora citado no projeto do Cruzador THOR em que apresentamos o helicópetro de ataque naval NH-24 de concepção do Plano Brasil.
Por fim gostaria de salientar aos nossos leitores que em breve o novo ATOM apresentará entre os novos Helicópteros, o ISIS em sua concepção final um pouco diferente com nava concepção artística e técnica.
Aproveite e assita aqui um vídeo com o helicóptero AH-56 Cheyene, concorrente do AH-64 Apache o qual já utilizava este conceito de rotores propulsores trazeiros para lhe conferirem velocidades superiores
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=nK48FcwcY7Q]
Cordiais cumprimentos
E.M.Pinto