Por Hernn Casciani
O Exército do Perú confirmou a aquisição de 244 mísses anticarro Spike MR/LR , juntamente com 24 lançadores, simuladores e suporte logístico, a um custo total de US$ 48 milhões. Fabricados em Israel pela Rafael Advanced Defense Systems, esses mísseis de guiagem eletro-ótica e infravermelho, podem ser empregados nos modos “dispare e esqueça” ou “com correção de trajetória”. O alcance máximo da versão MR é de 2.500 metros enquanto que a LR alcança os 4.000 metros.
Esta compra se soma à de outros 244 Kornet-E (AT-14 Spriggan), russos, realizada pelo Exército do Perú em fins de 2008, por um total de US$ 25 milhões. O Kornet tem guiagem por laser e é extremamente resistente a contramedidas eletrônicas.
Encontra-se disponível na versão 9M113-1, dotada de cargas HEAT em tándem, para emprego contra carros de combate providos de blindagem reativa e é capaz de penetrar couraças entre 10 e 12 centímetros, e também na 9M113-F1, com carga termobárica e em configuração portátil a qual, além do míssil, inclui o tripé lançador, unidade de mira térmica e designador laser.
Com esses mísseis, o Exército do Perú retiraria de serviço os AT-3 Sagger e os 9M14M Malyutka, ambos também de origem russa.
Nossos vizinhos estão se armando é bem…e nossas FAs ?É na paz q se prepara p a guerra. Cadê a n/ IMBEL?