Ministério da Defesa da Rússia acusa Polônia de ser a culpada do início da Segunda Guerra Mundial

O Ministério da Defesa da Rússia considera que foi a Polônia e não a Alemanha que provocou a Segunda Guerra Mundial de 1939-1945, tentando assim rever mais uma página da História Universal do Século XX.

“Todos os que estudaram não tendenciosamente a história da Segunda Guerra Mundial sabem que ela começou devido à renúncia da Polônia satisfazer as pretensões alemãs, sendo as exigências da Alemanha bastante moderadas: incluir a cidade livre de Danzig ao Terceiro Reich, permitir a construção de estradas de ferro e estradas extra-territoriais, que ligassem a Prússia Oriental à Alemanha”, escreve o coronel Serguei Kovaliov, do Instituto de História Militar do Ministério da Defesa na Rússia.

“É difícil considerar infundadas as duas primeiras exigências”, sublinha o militar no artigo “Especulações e Falsificações na avaliação do papel da URSS na antes e durante a Segunda Guerra Mundial”, publicado na seção “A História contra a mentira e as falsificações” do portal do Ministério da Defesa da Rússia.

O coronel repete, para apoiar a sua tese, as justificações da invasão da Polônia, apresentadas pelos dirigentes da Alemanha nazista em Setembro de 1939.

“A esmagadora maioria dos habitantes de Danzig, separados da Alemanha pelo Tratado de Paz de Versalhes, era constituída por alemães, que desejavam sinceramente a reunificação com a pátria histórica… A propósito, ao contrário das fronteiras ocidentais, a Alemanha nunca reconheceu voluntariamente as mudanças territoriais feitas no Leste pelo Tratado de Versalhes”, escreve Serguei Kovaliov.

O historiador militar sublinha que Varsóvia respondeu com uma “ decidida negativa”, porque “tentava obter o estatuto de grande potência” e as suas “ilusões infundadas” eram apoiadas pelos países vencedores na Primeira Guerra Mundial.

O coronel defende também a tradicional tese soviética de que Stalin não teve outra alternativa do que assinar o Pacto Molotov-Ribbentrop, pois a URSS precisava de adiar o início da guerra para preparar novas linhas de defesa no ocidente da antiga fronteira soviética.

Esta artigo faz parte da campanha iniciada pelo Presidente russo, Dmitri Medvedev, com a criação de uma comissão especial para “combater as falsificações da História”.

Fonte: Defesanet

1 Comentário

  1. Eu pesquisando pela primeira vez gostaria de saber mais detalhado sobre a Polonia.Porque sou decendente de polones.Principalmente quando o assunto e guerra sem mais termino

Comentários não permitidos.