Marinha Russa deve comissionar o submarino “Nerpa” no outono

Marinha Russa deve comissionar o submarino “Nerpa” no outono (setentrional)

 Um submarino nuclear de ataque envolvido em um acidente fatal durante seus testes de mar no ano passado, entrará em serviço com a Marinha Russa no outono, sendo então alugado para a Indian Navy, disse uma fonte na terça-feira. O submarino movido a energia nuclear Nerpa estava sendo submetido a testes de aceitação no Mar do Japão, no dia oito de novembro do ano passado, quando ocorreu o acionamento acidental do sistema anti-incêndio, liberando gases mortais nos seus camarotes. Três submarinistas e 17 trabalhadores do estaleiro morreram. No momento do acidente, havia 208 pessoas a bordo, 81 dos quais submarinistas.

 “Após novos testes de aceitação no verão, o submarino entrará em serviço na Marinha, ainda este ano, no outono,” afirmou uma fonte dentro da Marinha Russa. Ele adicionou que o  Nerpa será alugado à Marinha Indiana pouco tempo depois disso, e também disse que a  Índia pagou mais de US$500 milhões por um leasing de dez anos de duração deste submarino nuclear de ataque que desloca 12.000 toneladas.

 A imprensa Indiana já informou que a construção do navio teria sido parcialmente financiada pelo governo daquele país.

 A construção do Nerpa, submarino da classe Akula II, se iniciou em 1991, mas foi interrompida por mais do que uma década, devido à falta de verbas. Os navios da classe Akula II são considerados os mais quietos e letais entre todos os submarinos de propulsão nuclear da Rússia. A Índia é um dos principais compradores de armamento russo, com vários contratos incluindo a entrega do navio aeródromo Admiral Gorshkov com pelo menos 16 caças embarcados MiG-29K Fulcrum-D, o lança foguetes múltiplo Smerch MLRS, e a produção sob licença dos carros de combate T-90 na Índia.

 A Rússia também assinou, em março do ano passado, um contrato com o Ministério da Defesa Indiano para a modernização de cerca de 70 caças MiG-29, em serviço desde os anos 80. Também acertaram o desenvolvimento conjunto de um caça de quinta geração com a Índia e conjuntamente desenvolveram o míssil supersônico de cruzeiro BrahMos. As versões do BrahMos lançadas de navio e de terra, já foram exitosamente testadas e colocadas em operação com a Marinha e o Exército da Índia.

Fonte: Base Militar

1 Comentário

Comentários não permitidos.