Obama dará a Israel até julho para mudar postura, diz jornal

Jerusalém, 3 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pretende dar ao Governo israelense entre quatro e seis semanas para que retire sua rejeição à criação de um Estado palestino e para que interrompa a expansão dos assentamentos, informa hoje o diário “Ha’aretz”.

Obama espera do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, uma “posição atualizada” para poder apresentar em julho um plano de paz preliminar que permita avançar em direção à paz no Oriente Médio, assinalou uma fonte oficial israelense ao jornal.

O presidente americano visitou ontem de surpresa o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, quando ele se reunia com Jim Jones, o conselheiro de segurança do presidente em Washington, informou o “Ha’aretz”.

O encontro, que não foi agendado, durou 15 minutos e aconteceu pouco antes de Obama iniciar sua viagem por vários países do Oriente Médio e Europa, na qual pronunciará um discurso de aproximação com o mundo muçulmano.

O dirigente americano exige que Israel aceite a criação de um Estado palestino e detenha a expansão das colônias judias em território palestino para resolver o conflito na região.

O chefe do Executivo israelense rejeitou as duas reivindicações e disse que “não se congelará a vida na Judéia e Samaria” (nomes bíblicos e oficiais da Cisjordânia).

Para os palestinos e a comunidade internacional, todas as colônias judias erguidas em território ocupado na Guerra dos Seis Dias (1967) são ilegais, e representam um sério obstáculo para a paz e a criação de um futuro Estado palestino.

Fonte: Yahoo

8 Comentários

  1. Se o sr.Obama conseguir que os (removido por conter termos inapropriados) invasores assassinos Israelenses rertirem os assentamentos, todos, das terras Palestinas…com certeza vai conseguir dos mesmos , os Palestinos, a afirmação do direito de israel existir, pq eles tem esse direito sim; tanto quanto os Palestinos .Vou mudar o meu conceito sobre o mesmo…o que eu ñ acredito q ele consiga ..Até pq os israelenses ñ querem…ele o tal de BIBI….e mt outros (removido por conter termos inapropriados). Que procurem a pace,shalom,pax paz.

  2. Já começaram a responder ao obama, mataram o maior ativista contra o muro…é ninguém vai ser preso…quantos + serão assassinados p/ israelenses?por lutarem por suas terras?p expulsar o invasor? aí, use de empatia; o q vc faria se fosse a sua casa?

  3. O q o sr obama esta propondo seria um …digamos …um milagre se ele conseguise!!!seria como a china e potencias aliadas a ela exigissem do estados unidos (obama) que o mesmo devolvesse ou permitisse o assentamento de russos no alaska!!!ou para brasileiros entenderem melhor !!!devolver ou permitir o assentamento de argentinos no barracao….ou ainda assentamento de bolivianos no acre…vamos + afrente ….bolivianos e argentinos q apos a guerra ainda continam, por decadas e + decadas, a lançar foguetes sobre as cidades, tanto as compradas como as conquistadas em uma guerra “Unfair” ou seja …Israel sozinho contra 6 paises q se aliaram contra um pais do tamanho ou menor que sergipe!!!Diga -me senhores” Quem seriam os ASSASSINOS INVASORES!!!! Que logo apos o “Holocausto” ainda sao obrigados a se defenderem de covardes….comparando o tamanho geografico e populacional de Israel contra os seu agressores!!!!e ainda os agressores perderam a guerra!!!por “serem Obviamente COVARDES”…estavam em maior numero!!!mas pela razao errada…queriam invadir e sairam invadidos!!!!QUE IRONIA,NAUM?!!

  4. ENTAO DEIXO A MESMA PERGUNTA!!O Q VC FARIA DEPOIS DE VC PASSAR PELO HOLOCAUSTO E AINDA TER A SUA CASA INVADIDA?

  5. A ONU dividiu a terra entre os dois povos irmãos, israel tem direito a existir e os Palestinos tbm…que o sr BIBI cumpra os acordo de OSLO..e de Washington, o muro já foi condenado por T.de Haia; Tem de cooexistirem lado a lado e pacificamente…dois estado soberanos e ponto final.É isso q eu e os outros queremos,viver e com dignidade e q os israelenses vivam suas vidas..pace,pax shalom e paz.Amém…

  6. esse muro q vc proponhe tem q ser de uma altura a chegar a atmosfera e a prova balistica de toda especie!!!caso contrario os mil misseis q soltaram em israel no periodo de 3 meses poderia sobrepor esse muro facilmente!!!!Vc ja viu o tamanho do muro q os USA construiram na fornteira deles?!!!Para viverem em paz!!!Seria pequeno demais pra separar israel de palestinos!!!!outra separacao q podera ocorrer bem rapidinho tamebm feito pela “benigna ONU sera separar um povo que dizem ser indios mas estudam nas melhores universidades em UK ou Inglaterra como queira e moram na Terra chamada de” Raposa do Sol” que eh um estado brasileiro chamado de roraima….eles tbm terao direito de ser pais e serem soberanos!!!sera que podemos raciocinar com isso?a quem esta realmente beneficiando esses conflitos que acontecem mundo afora?!!!muito facil de eu separar o terreno seu e dar um pedaco ao andarilho q anda pela sua rua!!!got it?!!
    sds

  7. Aterra foi dividida , sem assentamentos,sem assentamentos…e ao acabar os mesmo; será desnecessário o muro… então virá a paz, pois isso é invasão…com tanque, paletinos ñ tem tanques, com f16, palestinos ñ tem f16, com embargo maritimo, paletinos n tem marinha, e com falta de água durante meses, com falta de energia durante meses, com falta de comida durante dias..por que são prisioneiros dentros de suas terras; sem falar dos assassinatos de crianças e mulheres paletinas pelas forças de ocupação israelenses….Sds.

Comentários não permitidos.