Atualizado: Meios empregados na busca do voo AFR 447

Logo após o alerta de desaparecimento do Voo AFR 447, o sistema de salvamento foi acionado e imediatamente a Força Aérea Brasileira em andamento a operação de busca e resgate de eventuais sobreviventes.

Em nota oficial o Ministério da Defesa Brasileiro informou que seus meios de busca e salvamento já estavam em operação antes mesmo do pronunciamento do ministro, uma vez que estes ao receberem o alerta já deram andamento aos procedimentos.

Segundo o ministério da defesa estariam atuando na área de busca os seguintes meios:


– 01 avião Bandeirante de patrulha marítima (P-95 7100) equipado com sistemas eletrônicos capazes de detectar eventuais destroços e sobreviventes, sua função é a de realizar busca na rota do vôo AFR 447; e localizar eventuais destroços e tripulantes.

– 01 helicóptero Blackhawk (H-60 8906) o qual além de colaborar para identificação de sobreviventes tem a incubência dec efetuar o resgate dos mesmos.


– 01 aeronave Bandeirante SAR (SC-95 6545) esta aeronave tal como P-95 é equipada e tripulada por especialistas em salvamento e tem funçãod e localizar o avião.

– 01 aeronave Amazonas (SC-105 2810) destinado a  busca e lançamento de paraquedistas e equipamentos necessários para o resgate, como botes e equipamentos d eprimeiros socorros.

– 01 helicóptero Super Puma (H-34 8731) tal como o UH-60 este helicóptero se destina à busca e resgate dos sobreviventes.

– 02 aeronaves Hércules (C-130 2474) e  (KC-130 2462) decolará do Rio de Janeiro-RJ destinada a busca, com a equipe do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARASAR), unidade de elite para operações de busca e resgate, estas   aeronaves voarão no período noturno, realizando busca eletrônica nas freqüências de transmissão do localizador de emergência (ELT) e visual.

Devido ao seu grande raio de ação estes aviões poderão efetuar a busca por períodos prolongados.


– 01 aeronave R-99 que realizará busca radar no período noturno, com utilização do radar de abertura sintética, varredura eletrônica nas freqüências de transmissão do localizador de emergência (ELT) e, caso as condições sejam favoráveis, o FLIR (equipamento infravermelho).

Os equipamentos embarcados no R 99B são uns dos mais modernos sistemas eletrônicos destinados as missões de reconhecimento e busca existentes no mundo, apenas um seleto grupo de 5 nações no globo operam aeronaves deste tipo.

Leia nota sobre o R 99B e sobre a operação de resgate.

A Força Aéro Naval também está presente na operação de busca e salvamento:

A Força Aeronaval também enviou para a região de busca, um destacamento aéro composto por duas as aeronaves, um AH-11A Super Lynx do 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), que opera a bordo do Fragata Constituição(F-42).

Uma Aeronave UH-14 Super Puma/Cougar da Força Aero Naval Brasileira foi destacada para apoiar o grupo de Busca ao voo Afr 447


Também e um UH-13 Esquilo-Bi do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), a bordo da Fragata Bosísio(F-48).

Completando o efetivo da Força Aero Naval presente nas operações de busca e salvamento ao voo AFR 447, a Marinha do Brasil enviou para o local das buscas uma aeronave UH-12 Esquilo (mono turbina).

Todos os aviões de busca estão equipados com botes e kit de sobrevivência para serem lançados ao mar, bem como pára-quedistas do PARASAR a bordo e tripulação especializada de observadores em busca.

Além das aeronaves da brasileiras participam também outros três navios da Marinha do Brasil, Uma corveta, um navio de patrulha costeira e uma fragata.

O governo Francês por seu lado enviou também duas aeronaves Atlantic, patrulheiros marítimos equipados com sistemas de busca e salvamento que operam apartir de Dakar no Senegal.

O governo Francês ordenou esta tarde o envio de uma aeronave de alerta antecipado AWACS E-3F Sentry para auxiliar nas buscas.

dassault-falcon-50-surmarAtua ainda na área uma aeronave de esclarecimento marítimo Falcon 50

Atendendo ao pedido do presidente Francês os Estados Unidos enviaram para área uma aeronave P3 Orion de patrulha e vigilância marítima que se juntou ao grupo de busca na tentativa de encontrar o local da queda e provavelmente sobreviventes.

Meios Navais Marinha do Brasil

O navio de desembarque de doca Rio de Janeiro foi destacado para apoiar as operações de resgate, por possuir maior autonomia, convés de voo para operações de helicópteros e ainda acomodações internas para um efetivo muito superior, estes navios proverão às equipes de busca de melhores condições de apoio

Fragata F-42 Constituição

Fragata Bosísio F 48

Navio Tanque Almirante Gastão Motta G-23

PGrajauNavio de Patrulha costeira Grajaú P-40

Corveta V 19 Caboclo

Meios Navais França

O ministério da Defesa do Brasil anunciou o eumento do número de meios destinado para o resgate, embora não tenha mencionado quais meios aéreos estariam sendo destacados, foi noticiado que a Fragata Bosísio e o navio tanque Almirante Gastão Motta estariam se juntando ao grupo de busca.

A presença destes dois últimos meios reforça a idéia de que o grupo d ebusca necessitará permanecer muito tempo no local de busca.

Por outro lado as autoridades Francesas anunciaram o envio de dois navios uma fragata  VENTOSE e o navio de assalto anfíbio  FOUDRE, os quais se juntarão o grupo de busca.

Juntou-se ao grupo de busca o BPC Mistral, o navio de assalto anfíbio Francês é asim o maior meio empregado na busca pelo Voo AFR-447.

A marinha Francesa deslocou para o local das buscas os eu submarino nuclear de ataque Émeraude, este navio efetuará a busca pelos destroços do avião, perfazendo assim a busca submarina do voo AFR 447

NAvio de Assalto Anfíbio L9011 Foudre

Fragata F 733 Ventose

********************************************

Diversas nações tem manifestado apoio ao Brasil e à França, as buscas continuam especialmente num local onde ontem pela tarde de ontem teria sido constatado por uma tripulação da TAM o que poderiam ser destroços do avião.

Aguardaremos por mais notícias e desde já Manifestamos aos familiares e amigos dos passageiros e tripulantes do voo AFR-447 as nossas condolências e apoio, bem como gostaríamos de  salientar que mantemos a esperança de que possam ser encontrados sobreviventes.

Aos Militares que atuam na operação de busca e resgate, o nosso agradecimento e reconhecimento do valoroso trabalho, estamos cientes de que os meios e tripulações empregados efetuam o seu trabalho no mais alto grau de profissionalismo e dedicação

E.M.Pinto

Fonte: Ministério da Defesa

2 Comentários

  1. sei q nao e fafcil mas tanta fe em deus e no trabalho e boa vontade de voces os ( corpos )ou se deus permite os sobreviventes seram encontrados ……..
    bom trabalho sei q sao conpetentes abroços ….

    nao e hora de desistir deus esta com voces …….

Comentários não permitidos.