Can Inaugura nova linha

Saiu de Manaus no último dia 25 de maio a equipe de saúde do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN) que atenderá, durante erta semana, pela primeira vez as populações das cidades amazonenses de Nova Olinda do Norte, Tapauá, Canutama e Apuí.

A primeira parada da nova linha do Correio Aéreo Nacional (CAN) foi Nova Olinda do Norte, município de 30 mil habitantes situado às margens do rio Madeira. Somente no primeiro dia de missão, os quatro médicos e um dentista atenderam cerca de 300 pessoas.

Foi a primeira vez que a gestante Cristina Mendes Valente, 27 anos, consultou com uma ginecologista. “Vou ter o bebê na próxima semana, e fiz todo o pré-natal com a enfermeira aqui do posto”, diz. Conforme explica a tenente-médica Fabíola Cristine Marques, dois terços dos casos atendidos por ela na cidade nunca tinham consultado com uma ginecologista. Muitas não tiveram acesso a exames de ultra-sonografia durante a gravidez.

A tenente encontrou casos de câncer de mama, gravidez na adolescência e, o mais grave, de hidropsia fetal, que acontece quando a mãe tem tipo sanguíneo negativo e o filho positivo. “Os anticorpos da mãe destroem as células hemácias do filho, que só tem cinquenta por cento de chances de sobreviver”, explica a médica, que encaminhou a paciente para fazer uma cesariana de urgência em Manaus, para que o bebê pudesse fazer uma transfusão de sangue.

Para o prefeito da cidade, Adenilson Lima Reis, a ação do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) complementa o trabalho dos médicos locais, que, além dos moradores de Nova Olinda, assistem uma população flutuante.. “Chegamos a atender de 10 a 15 mil pessoas provenientes de cidades vizinhas. Há cerca de cinco mil indígenas de Borba que vivem a dez horas da sede do município e a meia hora daqui, onde acabam sendo tratados”, conta o prefeito, esclarecendo que não recebe recurso algum para este fim.

A dona de casa Maria Anita Lima Gomes vive no Lago do Curupi, junto ao rio Paraná do Irariá e viajou uma noite inteira para consultar o filho em Nova Olinda. “Foi uma surpresa chegar aqui e encontrar essa equipe da Aeronáutica. Aproveitei para consultar também! Fui muito bem atendida e ainda saí com o remédio na mão”, elogia a senhora que espera encontrar a equipe da FAB mais vezes na cidade.

Fonte: Notícias Militares

2 Comentários

  1. Gostaria de saber como me inscrever para voar com o CAN?
    sou Pastormissionária e desejo voltar a guiné-Bissau prar um trabalho junto mulheres, auxilido-as na educação para o combate da mutilação genital feminina, desenvolvimento sustentável, técnicas de plantio de brotos e ensino do artesanato, aiados ao ensino cristão, já estvive neste país em janeiro, estudo sua cultura, dialetos e necessitava voar em agosto, por favos se souberem, enviem para o meu e-mail:marciamissoes@gmail.com

    • Salve Marcia.
      Não saberia lhe dizer como proceder o seu pedido.
      entretanto encaminhei a sua mensagem para o CAN e aguardo resposta.
      obrigado pela participação, espero ter-lhe ajudado

Comentários não permitidos.