Portugal reforça contingente militar no Afeganistão

Portugal vai reforçar sua presença militar no Afeganistão em julho. Um Hércules C-130 e 56 militares vão apoiar a Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF).

No mesmo mês parte para o Afeganistão uma equipe de saúde composta por 15 profissionais, entre médicos, enfermeiros e auxiliares provenientes do Exército, Marinha e Força Aérea. A equipe médica destacada ficará em terras afegãs por um ano e estará lotada no hospital do Aeroporto Internacional de Cabul.

No próximo mês, parte para Cabul outro avião de transporte Hércules C-130 com 40 militares que irão prestar apoio no processo com vista às eleições presidenciais afegãs marcadas para 20 de Agosto. Esta equipe irá integrar o Election Support Force (ESF), e regressa á Portugal em outubro deste ano.

A ISAF é uma força internacional sob mandato das Nações Unidas. Tem mais de 50 mil militares de 42 países. Todos os 26 integrantes da OTAN estão presentes. É atualmente a mais importante e difícil missão militar em execução no mundo.

Militares brasileiros no Afeganistão?

Recentemente um importante oficial das Forças Armadas de Portugal manifestou à Defesanet o interesse de que o Brasil participe desta missão enviando efetivos militares para estarem incluídos no contingente português. A proposta não foi apresentada e discutida ainda entre os dois países, mas se for confirmada, a presença militar brasileira no teatro de operações afegão representaria um marco na participação do país em operações de combate multinacionais, colocando o Brasil, oficialmente, na luta contra o terrorismo internacional.

Fonte: Defesanet