A Coreia do Norte diz que realizou “com sucesso” um segundo teste nuclear

Seul – A Coreia do Norte afirmou nesta segunda-feira que realizou “com sucesso” seu segundo teste nuclear, informou a agência estatal norte-coreana “KCNA” citada pelo sul-coreana “Yonhap”. O primeiro, foi realizado em outubro de 2006.

“Como tinham solicitado nossos cientistas e técnicos, nossa República levou a cabo com sucesso outro teste nuclear subterrâneo neste 25 de maio, como parte das medidas para fortalecer seu poder nuclear em defesa própria”, disse a “KCNA”.

O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, reuniu de urgência seu Conselho de Segurança Nacional, depois que seu Governo informou que tinha acontecido um “terremoto artificial” no país comunista.

A Agência Meteorológica do Japão também detectou ondas sísmicas procedentes da Coreia do Norte nesta manhã (hora local), segundo um porta-voz do Ministério de Exteriores japonês citado pela agência local “Kyodo”.

O Instituto Geológico dos Estados Unidos informou por sua parte que um terremoto de 4,7 graus de magnitude na escala aberta de Richter sacudiu hoje a Coreia do Norte, sem que se tenham reportado até o momento, nem vítimas nem danos.

O terremoto teria acontecido, segundo esse instituto, a 375 quilômetros a nordeste de Pyongyang às 9h54 (21h54 de Brasília do domingo), a cerca de 10 quilômetros sob a superfície terrestre.

O porta-voz da Casa Presidencial sul-coreana, Lee Dong-kwan, disse também que às 9h54 seu Governo detectou um “terremoto artificial” perto de Poongkye-ri, na província Norte de Hamkyong.

“O Governo está ainda tentando verificar se se tratou na realidade de um teste nuclear, mas acredita que há uma possibilidade”, informou o porta-voz oficial sul-coreano.

O regime comunista norte-coreano tinha ameaçado no dia 29 de abril a levar a cabo um teste nuclear depois que o Conselho de Segurança da ONU condenou seu lançamento de um foguete de longo alcance no dia 5 de abril.

A Coreia do Norte realizou seu primeiro teste nuclear em outubro de 2006, três meses após lançar vários mísseis, entre eles um Taepodong de longo alcance, e isso lhe acarretou sanções e a condenação das Nações Unidas.

Fonte: Último Segundo

1 Comentário

Comentários não permitidos.