Marinha Francesa Revela Upgrade Para Helicópteros Pantera

A França acaba de revelar detalhes de uma MLU (mid-life upgrade, ou atualização de meia-vida) para o Eurocopter AS565 Pantera que irá melhorar substancialmente a capacidade deste modelo de helicóptero que executa um papel chave nas operações anti-pirataria no Oceano Indico.

Uma célula com alguns dos upgrades, o cockpit digital, foi apresentada oficialmente pela primeira vez em público na base francesa de Hyères, no Mediterrâneo. O piloto de testes, Comandante Guillaume Guitard disse que o objetivo do programa é dar ao modelo um “aumento significativo na capacidade operacional” em linha com as missões em que lida com ameaças como combate ao tráfico de narcóticos e à pirataria.

“Fizemos muitas melhorias específicas como datalink e um sistema sniper (atirador de elite). Mas estas ficaram ultrapassadas e esperamos poder fazer um outro upgrade para as novas missões,” diz ele. De particular interesse neste programa de 80 milhões de euros, ou US$110 milhões, estão a incompatibilidade do modelo atual com os óculos de visão noturna (NVG night-vision goggles), a suíte de comunicações já batida, e os equipamentos de ataque e defesa considerados relativamente leves.

Arnaud de Michelis, gerente do programa na agência do governo francês de aquisições DGA diz: “Acho que conseguimos criar um bom pacote para a nossa marinha. Acredito sinceramente que esta aeronave sofrerá uma revolução, tanto em termos do seu uso pela frota como uma ferramenta útil, tanto quanto na motivação da tripulação em trabalhar em conjunto.”

Os Panteras são utilizados em três fragatas atualmente empregadas na luta contra os piratas da Somália, na costa leste da África, além de serem enviados ao mar do Caribe nas operações anti-narcotráfico.  Estes helicópteros estiveram envolvidos diretamente em operações recentes em que 22 piratas foram capturados em alto mar.

O novo cockpit digital será compatível com o NVG e inclui uma tela de 10 polegadas (255mm) na parte central do painel, que será usado principalmente tanto para o sistema  FLIR (forward-looking infrared) como para exibir informações táticas a serem compartilhadas por ambos os pilotos.

Os sensores eletro-óticos desenvolvidos pela Sagem agora inclui um Euroflir 410 FLIR montado no lado esquerdo, devido à posição do radar na parte de baixo, além de câmera de televisão e um telêmetro do laser. As melhorias nas comunicações consistem em novos rádios táticos com capacidade anti-interferência, e datalink Link 11 para repassar dados do sensor para a fragata que estiver operando o helicóptero através do sistema tático instalado na parte traseira da cabine.

Os testes de vôo do pacote completo desenvolvido pela agência de suporte operacional do governo Francês, o SIAé, começarão em outubro.

Um segundo pacote de upgrades, agora baseado no Eurocopter Tiger, se concentrará num sistema de auto-proteção, que inclui um RWR (radar warning receiver – receptor de alerta radar) da Thales, alerta de laser e mísseis da EADS e um lançador de flares fabricado pela MBDA.

A primeira aeronave, ainda sem esta suíte de auto-proteção, está para ser entregue em meados de 2010, as três primeiras células serão modificadas pela Eurocopter. A SIAé, que já executa a manutenção da frota de Panteras, se encarregará do resto.

A modificação dos primeiros exemplares levará aproximadamente onze meses cada, incluindo a manutenção padrão, mas após estes, os outros não devem levar mais do que seis meses, a esperança é de que todos os 16 helicópteros sejam entregues, com todo o conjunto de melhorias, incluindo a de auto-proteção, entre 2012 e 2014.

Fonte: Base Militar