Uma recente encomenda à empresa alemão Diehl, veio confirmar a opção espanhola pelo míssil de curto alcance IRIS-T para substituição do AIM-9 Sidewinder, presentemente utilizado pelas aeronaves da força aérea daquele país da Europa.
O míssil IRIS-T, que é uma modernização do sistema norte-americano, ganhou uma concorrência onde participaram a versão mais recente do Sidewinder a AIM-9X, o míssil de curto alcance Python-5 de Israel e o AIM-132 Asraam da MBDA/EADS.
A opção, inclui contrapartidas, como a participação espanhola no projecto do IRIS-T e o fabrico naquele país de vários componentes do míssil.
O negócio, que atinge um montante de 247,32 milhões de Euros, prevê o fornecimento a Força Aérea Espanhola de 700 mísseis na versão standard, 70 mísseis de treino, 385 suportes de lançamento, além de material auxiliar de testes. O programa deverá ter uma duração de dez anos.
A Espanha já desenvolveu programas de teste e adaptação das suas aeronaves para a utilização do novo míssil. Entre as aeronaves que vão utilizar o IRIS-T está o caça europeu Eurofighter Typhoon-II e o caça norte-americano F-18.
Fonte: Areamilitar