Opinião: A velha futura história

Os dois últimos conflitos globais se deflaglaram logo após períodos de recessão econômica e problemas de ordem estratégicas e busca por  recursos naturais.

Ao que parece, a história parece insistir em se reescrever da mesma maneira, um dado recente chama a atenção para os perigos que circundam o mundo de amanhã.

Os pacotes de estímulo fiscal para combater a crise estão causando uma explosão do endividamento público em países desenvolvidos como Estados Unidos, integrantes da zona do euro e Reino Unido. Citando projeções da Standard & Poor’s, o jornal “Folha de S.Paulo” afirma que, nos EUA, a dívida pública como proporção do PIB (Produto Interno Bruto) deve passar dos atuais 44% para 77% nos próximos quatro anos.

No Reino Unido, a dívida irá de 49% do PIB para 97% e, na Alemanha, de 62% para 72%. No caso dos Estados Unidos, a projeção indica que o endividamento público, hoje em US$ 6,3 trilhões, passará de US$ 10 trilhões.

A máxima ” a ocasião faz o ladrão” precisa ser levada à sério pois podemos estar muito próximos de um conflito de proporções globais por conta da necessidade de expansão econômica  e por domínio estratégico de recursos, e neste teatro de operações  muitos ladrões podem se aproveitar da situação para saquear nações desprotegidas…

Fonte: Plano Brasil texto adaptado do Último Segundo

1 Comentário

  1. Que os srs da guerra se lembrem: ñ vai haver vencedores nesta III guerra mundial..só miseraveis, feridos e famintos, de tudo… Que Deus nos ajude e nos dê juizo.

Comentários não permitidos.