FAB se prepara para treinamento militar nos helicópteros Mi-35

O 2º/8° GAv “Esquadrão Poti” enviará o primeiro grupo de pilotos e mecânicos à Rússia para treinamento na aeronave Mil Mi-35M (projeto vencedor da licitação do Programa AH-X). Os cursos a serem realizados visam capacitar os futuros operadores da aeronave a empregá-la a partir da Base Aérea de Porto Velho (RO), com o objetivo de aumentar a presença estratégica da FAB na Amazônia, em sintonia com o novo Plano de Defesa Nacional.As novas aeronaves, por sua vez, serão entregues na capital de Rondônia em quatro lotes de três unidades, totalizando 12 aeronaves. O primeiro lote está previsto para ser entregue em novembro de 2009, o segundo em julho de 2010, o terceiro em abril de 2011 e o último em fevereiro de 2012.
No dia 24 de maio, cinco pilotos do Esquadrão Poti embarcarão com destino à fria Torzhok, cidade russa localizada a 175 km a noroeste de Moscou. Nesta pequena cidade interiorana, está situado o Ground Troops Aviation Training Center, centro que promoverá curso aos tripulantes brasileiros.
No dia 26 de junho, três especialistas se deslocam para a cidade russa de Rostov-On-Don, onde realizarão o Curso de Reparos de Danos em Combate na sede da Rostvertol, empresa fabricante da aeronave. Já no dia 17 de julho, mais 10 especialistas rumam a Torzhok para o curso de mecânico na nova máquina.
Para que isso fosse possível, o preparo destes militares pioneiros foi uma preocupação constante dentro do planejamento preliminar à viagem. Aulas itinerantes de inglês foram ministradas pelo CIEAR no 2°/8° GAv com o objetivo de deixar pilotos e mecânicos “afiados” no idioma a ser utilizado durante o treinamento. Posteriormente, um curso básico da língua russa foi realizado, visando à familiarização dos tripulantes com o alfabeto cirílico, conjunto de caracteres que farão parte das suas vidas durante os próximos cinco meses.
Munidos de todas estas ferramentas e do profissionalismo peculiar ao militar brasileiro, os Guerreiros Potis encontram-se aptos a cumprir mais esta missão.

Fonte: Revista Asas