Segundo relatório independente o escudo anti mísseis Europeu seria ineficaz em impedir um ataque de ICBM Iranianos.

O escudo anti-míssil projetado pelos E.U.A para proteger a Europa de um possível ataque Iraniano seria ineficaz, de acordo com um estudo feito por peritos dos E.U.A e Europa e Rússia.

O relatório, produzido pelo instituto leste-oeste, uma equipe independente baseada em Moscow, New York e Bruxelas, concluiu que o Irã levaria pelo menos cinco anos para construir uma ogiva nuclear e um sistema de lançamento.

O relatório conclui ainda que mesmo que o Irã pretenda desenvolver tais tipos de armas, a ameaça de um ataque por ICBM por parte do Irã a Europa não é iminente como tem sido alardeado pelos meios de comunicação.

O relatório original foi liberado na terça-feira, mas as conclusões dos especialistas foram apresentadas ao conselho de segurança nacional James Jones dos E.U.A, ao Ministro das Relações Esteriores Sergei Lavrov da Rússia e ao secretário do Conselho de segurança Russo Nikolai Patrushev.

Sobre o atual arsenal do Irã ? os especialistas acreditam que procedem da Coreia do Norte” Nós acreditamos que estes componentes foram transferidos provavelmente da Coreia norte ilegalmente nos finais dos anos 80 e no começo dos anos 90, quando a Rússia experimentava o caos político e econômico “.

O intrigante é a conclusão do relatório que afirma que mesmo que se for a intenção, o Irã seria capaz de construir um ISBM  capaz de golpear a Europa, e para este, o escudo anti míssil proposto pelos Estados Unidos seria incapáz  de abatê-lo. Isto porque as tecnologias hoje disponíveis permitem ludibriar os interceptadores, os quais seriam facilmente enganados pelos chamarizes e por outras simples medidas defensivas, concluem.

” O perigo mais imediato vem das conseqüências militares e políticas que se seguiriam se o Irã conseguisse fabricar armas nucleares” .

“A tarefa urgente, é consequentemente para a Rússia e os Estados Unidos (e outros estados) trabalhar por meios diplomáticos e políticos, na definição da crise que cerca o programa nuclear iraniano.”

Comentário do Blog.

A conclusão do relatório é controversa, entretanto, esta levanta questionamentos a cerca da viabilidade de um sistema que poderia ser ineficaz em impedir um possível ataque de ICBM iranianos.

Se este for verdade, podemos concluir que até agora o tal escudo em questão só tem sido eficiente em desgastar as relações Russo/Européias, as quais se levadas ao extremo podem é levar ambas à um confronto onde os ICBM envolvidos, estes sim, certamente não seriam barrados pelo tal escudo.

Fonte: Pravda