Bill Clinton é novo enviado especial para Haiti

GENEBRA – O secretário-geral da Nações Unidas, Ban Ki-moon, confirmou nesta terça-feira que nomeou o ex-presidente americano Bill Clinton como seu novo enviado especial para o Haiti.

“Nomeei Bill Clinton como enviado especial do secretário-geral para a recuperação do Haiti. Estivemos juntos há dois meses nesse país e sua presença ajudou a levantar a consciência da comunidade internacional sobre os problemas do país caribenho”, disse Ban Ki-moon, em entrevista coletiva.

Clinton acompanhou o secretário-geral em março em uma visita oficial de dois dias ao Haiti, para respaldar o plano de desenvolvimento elaborado pelo governo de Porto Príncipe, que busca aquecer a economia haitiana.

As autoridades haitianas e a ONU temem que, após um período de vários anos de relativa calma amparada pela Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah), a instabilidade política volte ao país.

Justamente, Ban disse que a designação de Clinton não muda em nada a missão da Minustah. “Não haverá nenhuma mudança em relação à missão da Minustah, que desenvolveu um papel muito importante em restaurar a paz e a estabilidade no país”, afirmou.

Fonte: IG