A russa Rosoboronexport negocia a construção no Rio de uma fábrica de blindados para uso policial e militar.
A empresa tentou o Rio Grande do Sul. Mas o governo gaúcho não topou o compromisso de comprar seus equipamentos.
Diretores e representantes da holding russa Rosoboronexport e do grupo JSC Arzamaz, que nos próximos dias deverão formalizar o anúncio da instalação de uma fábrica de veículos policial-militares pretendem debater os detalhes do investimento, que deverá ser de cerca de R$ 50 milhões iniciais.
Aventa-se a hipótese deste conglomerado propor à fabricação nacional do jipe Gaz Tiger, veículo urbano para atuação em situações de patrulha e conflitos armados. Fabricado em três níveis de blindagem, oferece alta proteção, reduzindo riscos de ferimentos, e maior mobilidade, já que, devido à tecnologia única, é considerado mais leve, pesando cerca de seis toneladas – menos da metade de um Urutu, por exemplo.
A empresa estatal russa pretende fortalecer suas posições na América Latina e no Brasil, iniciando a expansão de seus negócios pelo Rio Grande do Sul.
Fonte:Principal fonte Resenha CCOMEx
Gosto do conceito deste veiculo e de suas possibilidades de emprergo, isto inclusive o anbito civil.
Apresentado em 2005, o modelo 2330 é a versão não blindada, utilizada também no mercado civil do Tiger modelo 2975 verção militar.
A diferença mais aparente está no tamanho das janelas, que no modelo militar são menores. A blindagem também é mínima no modelo civil.
Segundo a imprensa brasileira o modelo 2330 será blindado.
Não é no entanto impossível que se venha a fabricar no Brasil tanto a versão 2330 como a sua correspondente militar 2975.
O veículo brasileiro terá que ser especialmente preparado para operar em temperaturas mais altas que a versão russa.
A versão russa, está especialmente preparada para operar em ambientes muito frios, em temperaturas de até 14ºC negativos.
O Tiger, pode ser fornecido em várias versões desde veículo do tipo Pickup com lugar para dois passageiros, até versões equipadas com blindagem adicional e capazes de resistir a tiros de armas ligeiras com capacidade para oito homens incluindo o motrista.