Governo britanico confirmou a intenção de comprar caças Eurofighter EF-2000 Typhoon Tranche III

O Ministerio da Defesa do governo britanico decidiu não abandonar o programa industrial referente ao desenvolvimento e produção da Tranche 3 dos modernos caças europeus Eurofighter EF-2000A/B “Typhoon” e de investir cerca de 8 bilhões de euros neste programa.
A imprensa britanica noticiou que da Tranche 3 foram vendidos um total de 112 unidades divididas entre os quatro países que formaram o consorcio aeronautico militar europeu Eurofighter GmbH (Reino Unido, Italia, Alemanha e Espanha, ndr.).
Dos 40 EF-2000A/B Tranche 3 destinados à Royal Air Force (RAF) – a Real Força Aerea Britanica -, 24 serão cedidos à Real Força Aerea Saudita no contexto do contrato de compra de um total de 72 novos EF-2000A/B “Typhoon” que o governo saudita assinou com a Eurofighter.
Alem dos quatro países que integram o consorcio Eurofighter GmbH e da Arabia Saudia, primeiro cliente não europeu dos “Typhoon”, a outra força aerea que opera atualmente estes modernos caças é a Östereichische Luftstreitkräfte (Austrian Air Force-AAF) – a Força Aerea Austriaca.
Outros países que mostraram interesse no EF-2000 “Typhoon” são a Suiça, India, Japão, Romenia, Grecia e Turquia.
Com os governos da Bulgaria e da Croacia existem apenas contatos explorativos para tentar de vender alguns deste caça.

Fonte: Aeroworldnews 15 de maio