CTEX e o desenvolviemento de simuladores de Voo SHEFE

Em 16 de junho de 2008, foi realizada a primeira reunião de trabalho do projeto do Simulador para Helicópteros Esquilo e Fennec (Simulador SHEFE), no CTEx. O encontro reuniu a equipe de projeto do CTEx e representantes do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) e da empresa SPECTRA, parceira na pesquisa e desenvolvimento do Simulador SHEFE.

A abertura da reunião contou com a participação do Chefe do CTEx, General-de-Divisão Aléssio Ribeiro Souto, que salientou a importância da integração de esforços entre a área de C&T e a Aviação do Exército para a consecução de objetivos estratégicos definidos no Plano Básico de Ciência e Tecnologia (PBCT). O Gerente do Projeto, Maj QEM Maurício Moutinho Silva, apresentou o cronograma das atividades, destacando que o desenvolvimento do protótipo deverá estar concluído até o final do ano de 2009, quando o Brasil passará a integrar o reduzido grupo de países capazes de fabricar simuladores de aeronaves certificáveis pelas rigorosas normas da Federal Aviation Administration. A equipe do CIAvEx, chefiada pelo Maj Int Charles Sinval Siqueira, fez uma apresentação sobre o uso de simuladores no treinamento de pilotos militares, fornecendo contribuição relevante para a definição dos requisitos que deverão ser atendidos pelo produto.

Em 18 de junho de 2008, dando prosseguimento às atividades, foi realizada uma visita da equipe do projeto às instalações do CIAvEx, em Taubaté, SP. Nessa oportunidade, os representantes do CTEx puderam conhecer de perto o processo de formação e treinamento dos pilotos do Exército Brasileiro.

O Simulador SHEFE é o primeiro de uma família de três simuladores de helicópteros que serão desenvolvidos pelo CTEx para a implantação do Centro de Simulação de Aeronaves (CSimAnv), um dos principais objetivos definidos pelo PBCT para o Grupo de Apoio à Aviação do Exército.

Fonte: VooTático