Incorporação do Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia” à Marinha do Brasil

Será incorporado à Marinha do Brasil, em 21 de maio de 2009, o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia”, em cerimônia a ser realizada na cidade de Falmouth, na Inglaterra, com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada,  Almirante de Esquadra Aurélio Ribeiro da Silva Filho. Assumirá, nessa ocasião, o Comando do Navio o Capitão-de-Mar-e-Guerra Oscar Moreira da Silva Filho.

A partir de novembro de 2008, após a assinatura do Sales Agreement entre a Marinha do Brasil e o Ministério da Defesa do Reino Unido, o Ex-RFA “Sir Bedivere” iniciou um período de reativação, realizando um extenso programa de manutenção em seus sistemas, equipamentos e de treinamento da tripulação, visando, principalmente, sua modernização e aumento da capacidade de transporte de tropa e material.

O suspender do navio de Falmouth está previsto para o dia 16 de junho de 2009. Durante a travessia para o Brasil, serão realizadas escalas nos portos de Lisboa-POR, Tenerife-ESP, Fortaleza-CE, Maceió-AL e Arraial do Cabo-RJ. A atracação deverá ocorrer na Base Naval do Rio de Janeiro, em 24 de julho de 2009.

Conceito de Emprego
É um navio de múltiplo emprego que conferirá versatilidade, mobilidade e capacidade de permanência ao Poder Naval, dadas as características que permitem o transporte de tropa e material à longa distância e será empregado, prioritariamente, como navio de desembarque de carros de combate, em Operações Anfíbias. Sua principal funcionalidade é o rápido carregamento e descarregamento em função das suas características, notadamente devido às suas portas de proa e popa.

Fonte: Alide