Ucrânia conclui desenvolvimento do BTR-70 Defender

btrO veículo APC (Armoured Personal Carrier – Blindado Transportador de Tropas) BTR-70 8×8 Defender, versão resultante de um programa de modernização planejado pela empresa ucraniana Nikolaev Mechanical Repair Plant para esse blindado de projeto russo, completou o ciclo de desenvolvimento e ensaios para testar as melhorias incorporadas ao veículo.

No ano passado, o protótipo rodou mais de 30 mil km sob condições operacionais que incluíram temperaturas de 40 graus negativos a 55 graus positivos e altitudes de até 2500 metros. Segundo a Nykolaev, o novo motor diesel UTD-20 de seis cilindros instalado no veículo proporcionou um considerável ganho de mobilidade. Sua velocidade máxima em terreno liso chega a 80 km/h.

A nova configuração, denominada de BTR-7, é manejada por três tripulantes (comandante, artilheiro e condutor) e pode levar sete soldados completamente equipados.

O modelo básico do blindado é dotado de uma torre equipada com metralhadoras MG de 14,4 mm e 7,62 mm, que pode ser substituída por outros tipos de torre. Entre as opções estão o sistema modular INGUL M3 provido de um canhão de 30 mm giro-estabilizado, uma metralhadora coaxial de 7,62 mm e um lançador de granadas automático AG-17 de 30 mm. Lançadores de mísseis anti-carro guiados por laser podem ser montados externamente nessas torres.

Cerca de 800 BTR-70 8×8 estão em serviço nas Forças Armadas da Ucrânia e a modernização estenderá a vida útil desses veículos por vários anos.

Fonte: Tecnologia&Defesa