O governo venezuelano teria fechado acordos com fabricantes de armas russas, no valor de aproximadamente 3 bilhões de dólares, de acordo com as informações do Defesa da Indústria Daily (DID).
A nota indica que as informações estão contidas em um número de denúncias recebidas pelo “DID”, provenientes de várias fontes, que não são divulgadas no mesmo. Diz-se que relatórios recentes indicam que durante as negociações, o montante inicialmente previsto compras passou de um bilhão de dólares para cerca de 3 bilhões de dólares.
O contrato prevê aquisição de aviões de combate helicópteros e incluiria ainda outros equipamentos.
Convém notar que a última confirmou aquisição de armas russas à Venezuela foi de “centenas” de lançadores portáteis de mísseis anti-aviões “Igla-S”, que foram mostrados no desfile militar no passado 19 de Abril.
A lista inclui, entre outros caças “Su-35”, mais um lote de Su-30MK2 helicópteros de ataque Mi28N aeronaves de transporte estatégico Il-76, tanques “T-72m” veículos de blindados de combates veículos BMP-3, sistemas de mísseis anti-aereos, artilharia de campanha (incluindo vários lança-foguetes).
Além disso, deverá incluir submarinos projecto 636/clase “Varshavyanka (Kilo improved).
No período de 2005-2007, o Governo da Venezuela teria assinado 12 contratos para a compra de armas russas por mais de US$4.4 bi.
Fonte: Defesa da Indústria Daily via Blog do Vinna