Um helicóptero Lynx Mk95 da fragata Meko 200PN “Corte Real” conseguiu evitar um ataque ao petroleiro “Kition” com bandeira das Bahamas por parte de um grupo de piratas somalis a cerca de 160 quilómetros da costa da Somália.
A fragata tem atualmente a missão de chefiar a força da OTAN no golfo de Áden e estava em patrulha quando detectou uma tentativa de abordagem ao navio. Quando viram o Lynx que patrulhava a zona em torno da fragata, os somalis terão batido em retirada no pequeno barco onde seguiam e retirado até ao navio-mãe, de maiores dimensões que geralmente está na retaguarda das suas abordagens e que lhes serve de apoio. Aqui, terão sido abordados pelo helicóptero e por uma equipa de fuzileiros da “Corte Real”, tendo sido identificados 19 suspeitos e apreendendo várias armas ligeiras, dinamite e RPGs. Segundo fontes militares, durante a abordagem os fuzileiros não tiveram que abrir fogo.
Infelizmente, todos os piratas foram libertados devido à atual legislação portuguesa, ou melhor dizendo à incapacidade legislativa do nosso Parlamento que está bem mais preocupado em aumentar a quantidade de “dinheiro vivo” que construtores civis e banqueiros podem dar ao partidocratas (ver ESTA petição) do que a dar às nossas forças ao largo da Somália um adequado e útil quadro legal para enquadrarem as suas intervenções.
Se este petroleiro foi salvo pela “Corte Real” a mesma sorte não teve, contudo o cargueiro “Ariana” que foi capturado e tendo partido do Brasil com uma carga de soja com destino ao Médio Oriente o que faz recordar a gritante ausência neste cenário da Marinha Brasileira… Uma das maiores e mais equipadas da Lusofonia e da América do Sul e a marinha de uma das principais nações exportadoras do mundo mas que… Continua enclausurada nos seus portos nacionais.
O Plano Brasil saúda à Marinha Portuguêsa e os seus valoros homens que efetuaram esta bem sucedida operação.
É com orgulho e estima que cumprimentamos os integrantes da Marinha de nossa nação Irmã por prestarem este nobre serviço com tão alto proficionalismo.
Parabéns a Marinha Portuguesa
Fonte: Quintus
2 Comments