Tropas britânicas encerram operações no Iraque

As tropas britânicas encerraram nesta quinta-feira suas operações de combate no Iraque, passando o controle da base militar de Basra – segunda maior cidade do país – às forças dos Estados Unidos.

A retirada ocorre um mês antes da data prevista e inclui a maioria dos 3.700 soldados britânicos servindo no Iraque. Em Londres, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, disse que a retirada marca o início de um novo capítulo nas relações entre os dois países.

Uma cerimônia em memória dos 179 soldados britânicos mortos durante a guerra foi realizada durante a manhã desta quinta-feira em Basra. Também foi inaugurado um memorial com os nomes dos 234 soldados britânicos e estrangeiros mortos enquanto serviam sob o comando das forças britânicas.

As forças britânicas começaram a retirada da cidade no mês passado, quando o general britânico Andy Salmon passou o comando da base a um general americano.

No início do ano, o comando do aeroporto internacional de Basra – usado como base militar britânica durante o conflito – foi passado para as autoridades iraquianas. Em dezembro de 2007, as forças britânicas devolveram às autoridades iraquianas o controle da província de Basra, que estava sob o comando britânico desde 2003.

Fonte: BBC Brasil