Turquia ignora as críticas sobre os exercícios conjuntos com a Síria

http://cache.daylife.com/imageserve/0aEAa0c4lpeMT/610x.jpgO Comandante do exército Turco ignorando as duras críticas de Israel anunciou que não haverá modificação na pretenção do seu país em realizar manobras conjuntas com vizinha Síria.

O general Ilker Basbug disse em uma conferência de imprensa 29. Abr que:

A Reação de Israel não nos interessam. Nós não temos que dar explicações para terceiros sobre os nossos exercícios militares que envolvam outros países estes exercícios só dizem respeito à Turquia e a Síria”,

Acrescentou, descrevendo os três dias de manobras como uma aproximação entre as tropas de ambos os países.

Em 27 de abril o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak chegou a declarar os exercícios entre os países de “ Uma relação preocupante”.

“As manobras militares são preocupantes, mas os laços estratégicos que unem a Israel e Turquia vão prevalecer”, disse Barak.

Os Turcos são raros aliados de Israel no mundo muçulmano, os países assinarem um acordo de cooperação militar em 1996.

A Síria ao contrário é um dos ferrenhos inimigos do estado de Israel, com quem mantém uma relação de quase guerra constante desde 1948.

Recentemente a Turquia tem melhorado significativamente os laços diplomáticos com a Síria, depois de um longo período de animosidade durante o qual Ancara chegou até mesmo à ameaçar entrar em guerra com Damasco devido ao apoio dos Sírios à causa Curda e ao seu movimento separatista.

A Turquia tem recentemente se posicionado como um mediador nas conversações de paz entre Israel e Síria, conversações estas suspensas no último mês de Janeiro na sequência da devastadora ofensiva israelense sobre a faixa de Gaza.

Ofensiva esta que causou significativas perdas diplomáticas para Israel principalmente nos laços amistosos com a Turquia, que se posicionou indignada e revoltada com as ações interpeladas pelas forças Israelenses naquela altura.

As relações entre Turquia e Israel ficaram ainda mais abaladas quando durante o Fórum Mundial Econômico em Davos, o Primeiro-Ministro Turco, Tayyip Erdogan, se retirou da conferência mostrando-se muito irritado com o pronunciamento do presidente Israelense Shimon Peres, chegando inclusive a acusar Israel de utilizar de métodos bárbaros contra o povo palestino.

Fonte:Defense News