GDSBS e KMW apresentam os progressos do sistema DONAR no seminário Future Artillery 2009

A General Dynamics Santa Bárbara Sistemas (GDSBS), da Espanha, e a Krauss-Maffei Wegman (KMW), da Alemanha, participaram do seminário anual Future Artillery 2009 que aconteceu na capital da Grã-Bretanha, Londres. Durante três dias, no maior fórum internacional de artilharia do mundo, foram apresentadas as diversas perspectivas e desafios sobre o futuro deste tipo de arma. O evento contou com a presença e participação dos Exércitos dos Estados Unidos, Grã- Bretanha, Canadá, Holanda e Dinamarca, entre outros.

A GDSBS distribuiu um informativo com suas soluções nos seguintes campos : obuses autopropulsados DONAR, Sistemas Integrados de Artilharia de Campanha (SIAC), programas de modernização e de defesa de costa. A empresa espanhola realizou uma explanação especial sobre a situacão atual do desenvolvimento do DONAR, que em 2008 foi apresentado e testado com grande êxito.

O DONAR combina uma torre da KMW dotada de um canhão de 155mm L/52 da Rheinmetal, totalmente automatizada e de cobertura azimutal de 306 graus, com uma plataforma móvel ASCOD2  (Pizarro), oferecendo maior performance, mobilidade e potência de fogo. Seu peso normal é de 31,5 toneladas.

O DONAR possui alta cadência de tiro (seis disparos por minuto) e grande precisão de fogo, cuja distancia útil supera os 40 Km. O sistema opera com uma dotação de solo de apenas dois militares e com uma mobilidade comparável a qualquer veículo blindado médio. É aero-transportável no Airbus A400M e seu alto nível de proteção (incluindo-se NBC – Nuclear, Biológica e Química) possibilita sua participação em todo tipo de missão, guardando um elevado nível de interoperabilidade com outras unidades e forças aliadas.

Esta marcado para este ano o início dos ensaios do DONAR na Espanha, cujo programa prevê uma série de provas de fogo e de mobilidade.

Os protótipos do DONAR estão recebendo Sistemas de Proteção Ativa (APS) e torres de controle remoto para metralhadoras de 12,7mm ou similares. O canhão auto-propulsado irá operar conjuntamente com um veículo de municiamento.

Fonte:Tecnologia & Defesa