USAF procura terinador Avançado/Caça Leve

Depois dos rumores de que a US Navy estareia interessada em adiquirir aeronaves de ataque leve, EMBRAER AT-29 Super Tucano. Foi a Vez da USAF anuciar  a sua intensão em adiquirir uma aeronave leve de ataque para apoio aéreo  e otimizada para a guerra irregular .

Segundo as especificações esta aeronave se situaria exatamente na categoria da aeronave Brasileira, uma aeronave com capacidade dúbia de treinador Avançado e caça leve de ataque para missões de contra insurgência.

O curioso neste fato  é a ironia, na altura em que a FAB/ EMBRAER apresentaram ao mundo as suas intenções de desnvolver o AT-29, ambas foram muito criticadas interna e externamente .

Muitos alegavam que o seu conceito era ultrapassado e que uma aeronave a jato seria mais útil que um turbo-hélices leve recheado de equipamentos eletrônicos, alguns críticos inclusive desqualificaram o projeto chegando a afirmar que a EMBRAER esta reinventando o P-51 Mustang.

O curioso é que agora a USAF irá copiar o conceito desnvolvido pela FAB e EMBRAER por completo, fundindo em uma só plataforma, um avião treinador avançado ne um caça leve de ataque, que  nas palavras de Schwartz:

“A USAF procura uma plataforma multi-função, uma aeronave treinador básico / caça leve de ataque…”

No Vietnã, a USAF operava o Douglas A-1 Skyraider, aeronave turbohélice de ataque o qual foi empregado nas missões contra  forças irregulares do Viet Cong, porém, desde então, aquela força abandonou este conceito, delegando esta missão aos seus jatos de apoio aéreo aproximado, que atualmente são lotados aos A-10 Wartog e F-16 Falcon,  sem nunca no entanto operacioná-lo como treinador.

Embora o At-29 preencha a contento as aspirações da USAF tais como possuir 3x mais capacidade de carga do que o seu rival o Hawker Beechcraft (HBC) T-6A II texan,  este  segundo é apontado como um oponente de peso ao At-29 .

Algumas fontes supõe inclusive o desenvolvimento de uma versão armada, do Texan II aeronave que já é operada pela USAF como treinador básico.

As recentes operações no Afeganistão e no Iraque onde foram empregados os pequenos turbohélices VANT-C Predator e seus mísseis Hell fire colaboraram para demonstrar o conceito de emprego de aeronaves menores e mais leves, no combate em confrontos assimétricos, possuindo estas aeronaves inúmeras vantagens além dos custos operacionais em relação aos A-10 e F-16.

Segundo o General Norton Schwartz, coordenador do projeto na USAF, o projeto pode iniciar-se em junho próximo, como pode ser constatado,  tanto a FAB como a EMBRAER estavam certas e após uma década os eu conceito passa a ser adotado pela mais poderosa Força Aérea do Mundo.

Fonte: Plano Brasil