Phenom 100 é certificado pela EASA

O jato executivo Phenom 100, da categoria entry level, recebeu hoje o Certificado de Tipo da European Aviation Safety Agency (EASA), autoridade de aviação civil da Europa, para operações diurnas e noturnas – Regras de Vôo Visual (Visual Flight Rules – VFR) e Regras de Vôo por Instrumentos (Instrument Flight Rules – IFR), com distância de separação vertical mínima (Reduced Vertical Separation Minimum – RVSM) e em condições pré-determinadas de gelo.

A aeronave também foi certificada, em dezembro do ano passado, pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela Federal Aviation Administration (FAA), autoridades de aviação civil do Brasil e dos Estados Unidos.
“Estamos honrados em receber a certificação do Phenom 100 pela EASA conforme planejado, o que confirma que a aeronave cumpriu ou ultrapassou todas as especificações originais e abre caminho para as primeiras entregas na União Européia”, disse Maurício Almeida Filho, Diretor de Programas da Embraer – Aviação Executiva. “A Embraer está comprometida em oferecer produtos de qualidade para o mercado de jatos executivos, fornecendo a eles certificação completa e suporte técnico e de manutenção.”
Algumas das características de projeto da aeronave que ultrapassaram as metas previstas incluem os níveis de ruído externo registraram margem de 33 EPNdB (Effective Perceived Noise in Decibels ou ruído efetivo percebido em decibéis) quando comparados com os requisitos do Estágio IV estabelecidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).
O maior intervalo entre manutenções programadas – 600 horas de vôo ou 12 meses – dá ao Phenom 100 uma grande vantagem sobre os concorrentes, resultando em apenas cinco paradas para manutenção programada em cinco anos. O desempenho de decolagem e subida também é melhor que o esperado. O compartimento de bagagem, que já era o maior da categoria, ganhou mais 227 litros de volume, passando de 1.274 litros para 1.501 litros.

Fonte: Revista Asas