Categories
Tecnologia

Recursos para o Russo/Indiano MTA

Após o anuncio do compromisso e do inicio do programa KC-390 pela Embraer na última edição da LAAD na última semana,

O governo Russo deu inicio ao seu programa MTA Multi-role  Transport Aircraft, e para isto, disponibilizará ainda em 2009, US$ 64 milhões, dando inicio ao projeto bi nacional Russia/India, no desenvolvimento do seu futuro carguerio transporte militar.

Rússia e Índia assinaram um acordo intergovernamental o qual visa o  desenvolvimento conjunto de uma aeronave cargueira multi-função  (MTA) em 2007. O custo total é estimado em US$ 600 milhões a ser partilhado entre os dois países.
O avião de transporte terá uma capacidade de carga de 20 toneladas, está prevista para entrar em serviço em ambas as forças aéreas em cerca de oito anos.
Participam do programa as empresas Russas Ilyushin/Irkut Corporation, empresa do recém criado grupo  United Aircraft Corporation (UAC) e a Indiana HAL de propriedade estatal e representante indiana no projeto.
A Índia espera adiquirir cerca de 45  MTA, enquanto a Rússia, que pretende  substituir a sua frota obsoleta de aviões de transporte An-12, An-26 e An-32  pretende adiquiri pelo menos 100 aeronaves.

O MTA é concorrente direto do Brasileiro KC-390 da EMBRAER, situando-se na mesma faixa de peso e capacidades. Ambas as aeronvaes buscam além do seu mercado doméstico, possibilidades de exportações para potenciais clientes de um número perto de 2000 aviões desta categoria, dos quais a Embraer por exemplo espera conquistar pelo menos 700.

Foi dada a largada para ambos os projetos e as aexpectativas são boas para ambos.

Fonte: RIA Novosti