Novo Start pode estar à caminho

Um novo acordo para redução de armamentos entre a Rússia e os EUA para substituir o tratado START-1 que expira em Dezembro, deve igualmente cobrir sistemas de entrega, disse o presidente russo na segunda-feira.

“Na nossa opinião, o tratado que deve substituir o START-1 deve igualmente limitar os meios de entrega de ogivas nucleares, e não somente do número de ogivas. Eu quero dizer entre eles os mísseis balísticos intercontinentais, os mísseis balísticos submarinos e os bombardeiros pesados carregadores de cargas nucleares,” disse Dmitry Medvedev na Universidade do Estado de Helsínquia.

O tratado START-1, assinado em 1991, obrigou Washington e Moscovo a cortar cada um cerca de 6.000 ogivas nucleares e seus veículos a 1.600. O tratado expira em 5 de Dezembro de 2009. Em 2002, um acordo adicional de reduções da ofensiva estratégica foi concluído em Moscovo.

O acordo, conhecido como o Tratado de Moscovo, teve cortes previstos de 1.700 a 2.200 ogivas em Dezembro 2012.

Entretanto, esse tratado é considerado pela maior parte dos analistas ser menos eficaz do que o tratado START-1 e Medvedev igualmente disse que durante sua reunião recente em Londres com presidente Barack Obama dos E.U.A. concordaram que começariam imediatamente as negociações para um novo tratado de redução de armamentos estratégicos.

Fonte: Pravda