Israel Interessado no Silent Eagle

O governo israelense demonstrou interesse na nova versão do caça F-15 da Boeing, o Silent Eagle, com características stealth, afirmou a imprensa israelense no início dessa semana. O interesse no F-15 SE decorreria de atrasos no projeto do F-35 Joint Strike Fighter, e também da oposição do governo dos Estados Unidos quanto à integração de armamentos e sistemas israelenses no F-35 JSF.
O F-15SE é uma nova configuração do F-15 com aprimoramentos e modificações que deram à aeronave alguma capacidade stealth, isto é, “invisibilidade” perante radares. Dentre as modificações, destacam-se tratamentos sobre a superfície da aeronave e também o desenvolvimento de tanques conformais de combustível (CFT, sigla em inglês), que permitem o transporte de mísseis e bombas internamente.
De acordo com a imprensa israelense, o custo unitário do F-35 JSF é estimado em US$ 100 milhões e, caso um contrato de aquisição por Israel seja assinado nos próximos meses, a primeira unidade seria entregue em 2014. Como contraponto, acredita-se que o F-15 SE custaria menos, e poderia ser entregue já a partir de 2011.
Outra possibilidade em consideração seria a modernização de caças F-15 que já equipam a Força Aérea Israelense, o que custaria menos do que a aquisição de novas células. A Guarda Aérea Nacional dos Estados Unidos está considerando essa possibilidade ao invés de adquirir aeronaves de quinta-geração F-35 JSF e F-22 Raptor.
A Boeing lançou o projeto do F-15 SE vislumbrando justamente o mercado de operadores atuais do F-15, como Israel, Arábia Saudita, Japão, Cingapura e Coréia do Sul.

Fonte: Tecnologia&Defesa