Categories
Uncategorized

Mectron Britanite desenvolvem nova arma

0002Segundo o site DefesaBrasil, Mectron e Britanite estariam desenvolvendo em parceria uma nova arma, superfície-superfície cujo alcance estimado seria de 150 km.

o modelo teria sido apresentado discretamente na LAAd 2009  e aparece na foto ao fundo, logo atráz das bombas em primeiro plano.

O projeto ainda sem nome seria de fato bastante inovador dado que se situaria entre um míssil e um foguete.

A arma seria apenas uma proposição e estaria ainda em desenvolvimento, mas segundo o fabricante, destina-se a efetar missões de ataque terrestre e navais, a partir de veículos e navios.

O “híbrido” como vem sendo chamado é, na realidade, um foguete nos primeiros estágios, deslocando-se até as proximidades dos alvos como um foguete, descartando em seguida o propulsor e acionando o sistema e aletas de a o alvo como um míssil, no entanto o curioso segundo o site é que a arma na verde de uma cabeça de guerra guiada que vem sendo desenvolvida há alguns anos, e que segundo o fabricante estará pronta em seis meses.

Segundo o Site de fato o tal hibrido seria o precursor do kit, SMKB (de guiagem por GPS, GALILEU, GLOSSNAS) apresentado durante a LAAD.

Tal como o kit de conversão das bombas SMKB, o artefato também teria orientação por satélite além de um outro sistema de controle e orientação alternativo do qual o fabricante considera segredo por estar em desenvolvimento.

A precisão do artefato é estimada em cerca de menos de 1 metro quadrado. Alguns testes já estariam sendo efetuados para determinar e aperfeiçoar o seu alcance.

Uma vantagem destacada pelo fabricante diz respeito à plataforma lançadora a qual poderia ser um veículo de dimensões inferiores aos demais disponíveis no mercado. Um sistema de lançamento a partir de navios também estarie por necessitar de um estabilizador dinâmico para compensar oos movimentos das ondas dado que na fase inicial o artefato efetuaria um movimento balístico.

A idéia parece ser tão simples quanto inovadora, esperemos os resultados dos testes futuros.

Fonte: DefesaBrasil

One reply on “Mectron Britanite desenvolvem nova arma”

Lendo esta notícia, sinto uma luz no túnel. As nossas Forças precisam destes materiais bélicos, pois quem come na mão, sofre depois. Saudações a todos.

Comments are closed.