Vídeo: Primeira caminhada espacial completa 50 anos

Viktória Zaviálova

Há exatos 50 anos, o cosmonauta soviético Aleksêi Leônov foi a primeira pessoa a realizar uma caminhada espacial. No total foram 12 minutos e 9 segundos fora da nave orbital Voskhod 2. Mas a experiência com Leônov por pouco não o levou à morte.

No vácuo, o traje espacial “Berkut” inflou, impedindo que ele reentrasse na nave. Para salvar a própria vida, o cosmonauta teve que quebrar o protocolo: reduziu a pressão dentro do traje para que ele diminuísse ao mínimo possível. Assim, conseguiu entrar ao contrário pela escotilha da Voskhod – não com os pés, mas com a cabeça.

Leônov, que comemorou seu 80º aniversário no ano passado, lembra que o que mais o impressionou no espaço foi justamente o silêncio. “Eu conseguia escutar claramente o meu coração batendo. E ouvia a minha respiração. Isso até incomodava o pensamento”, conta.

 

O som da respiração de Leônov foi inclusivo gravado e transmitido para a Terra. Mais tarde, a gravação foi usada no filme de ficção científica “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, do diretor americano Stanley Kubrick.

Fonte: Gazeta Russa

28 Comentários

  1. Parabéns, ao quebrar o “protocolo“ Aleksêi Leônov, demonstrou iniciativa e inteligência diante de uma situação inesperada,era a pessoa certa para tal feito,parabéns !

  2. Esses caras são heróis da humanidade, esses e todos os dos programas Gemini, Mercury, Appolo, Soyuz, Skylab, Mir, Appolo-Soyuz (pois é, em plena guerra fria, EUA e URSS tiveram uma missão conjunta onde acoplaram as naves e apertaram as mãos um dos outros)
    Eu ainda não tive a chance de ver as naves russas de perto, gostaria muito, mas baseado nas Gemini, Mercury e Appollo, dá para dizer que no mínimo esses caras são muito, muito, corajosos. As naves são diminutas, frágeis e a tecnologia analogica da época faz um carro de hoje parecer coisa de Stars War, de verdade.
    Tudo tinha que ser pré-calculado antes da decolagem, sem calculadoras, com uso de réguas de cálculos e tabelas pré formatadas, e você tinha que seguir o passo-a-passo sem muitas opções de desvio. Hoje ainda é coisa de louco, mas os astronautas/cosmonautas tem mais liberdade de comandos.
    São grandes feitos e Independente de ser russo ou norte-americano é um orgulho para a comunidade científica e para a humanidade como um todo.
    Triste é saber que naquela época, enquanto russos e norte-americanos já brigavam pelo espaço, nós aínda brigávamos para ter água encanada, esgoto, boa educação, saúde, etc. E pior, 50 anos depois, continuamos brigando.

    • Melkor, esse seu último paragrafo,retrata uma dura realidade, a frase final então “…50 anos depois, continuamos brigando.“!

  3. When americans reach the moon…They would have to pass at the russian imigration…..Quando os americanos chegarem na lua….Eles terão que passar pela imigração russa…Werner Von Braun…Diretor do programa Apollo….Antes de conseguir o primeiro vôo……

  4. Eles conseguiram:

    1 – O primeiro satélite artificial em órbita (outubro de 1957, Sputnik 1).

    2 – O primeiro ser vivo a entrar em órbita, uma cadela de nome Laika (novembro de 1957, no Sputnik 2)

    3 – O primeiro retorno seguro de um ser vivo de órbita, dois cães, Belka e Strelka, 40 camundongos, 2 ratos (agosto de 1960, Korabl-Sputnik 2).

    4 – O primeiro homem no espaço, Yuri Gagarin, também o primeiro homem a orbitar a Terra (abril de 1961, Vostok 1).

    5 – Primeiros a ter duas espaçonaves em órbita ao mesmo tempo (mas não foi um rendezvous espacial, conforme descrito frequentemente) (agosto de 1962, Vostok 3 e Vostok 4).

    6 – Primeira mulher no espaço, Valentina Tereshkova (junho de 1963, Vostok 6, como parte de um segundo voo simultâneo de duas espaçonaves, incluindo a Vostok 5).

    7 – Primeira tripulação de três cosmonautas a bordo de uma espaçonave (outubro de 1964, Voskhod 1).

    8 – Primeira atividade extra-veicular espacial (março de 1965, Voskhod 2).

    de fato os estadunidenses nunca venceram corrida espacial alguma…apenas na propaganda deles é que conseguiram isto…….a missão apolo foi uma completa farsa…uma das maiores fraudes da humanidade…os fatos e evidencias concretas são absurdamente inúmeros….Alguns fatos que colocam em cheque esta questão:

    o programa foi interrompido em seu auge…..

    o desenvolvimento do programa apolo foi estranhamente muito rápido sob medida para atender a promessa de Kennedy….

    o caso similar dos irmãos Wright que após Santos Dumont apareceram reclamando seu sucesso prévio que nunca foi claramente provado….

    o atraso estadunidense em relação aos russos nos lançadores e estações espaciais….na época da Apollo 11 a União Soviética tinha cinco vezes mais homens-horas no espaço que os EUA…

  5. Honestamente, gostaria que alguém me explicasse como é possível:
    a) pousar um módulo na lua, com sua poeira finíssima, sem que fique um grão de areia sobre os pés do módulo;
    b) Descer um jipe quase do tamanho do módulo que o transporta e ainda ter espaço para o combustível necessário para reassumir a órbita;
    c) pousar com retro-foguetes incandescentes sem deixar ao menos uma mancha em solo lunar (deveria haver uma cratera enegrecida e vítrea abaixo do módulo)
    Conclusão: Americanos são ecologicamente corretos

    • Marcelo,
      Bandeira, jeep, base de módulo lunar, marca dos jeeps no solo, pegadas, tudo isso já foi inclusive fotografado por sondas de outros paises.
      Não há dúvida de que o homem pisou na lua e em mais de uma vez, cinco missões Appollo, se não estou enganado. Em algumas dessa missões.foram instalados instrumentos para medir continuamente a variação da distância da Terra.
      Agora, uma coisa pode ser questionada. A data. Com os soviéticos ganhando de lavada a corrida espacial, cria-se a teoria de que a ficção foi criada antes da realidade. Mas até essa teoria cai por terra a partir do momento que os próprios soviéticos estavam monitorando as missões Appolo.

      • Respeito sua opinião, mas GARANTO que não haveria a menor condição de os soviéticos monitorarem, naquela época, um objeto tão pequeno deslocando-se entre a Terra e a Lua. Pior ainda, como monitorar uma descida em solo lunar? ainda hoje, impossível. Aguardo respostas às minhas perguntas, e aí vai mais uma, esquecida na postagem anterior:
        d) Como conseguiram pousar todo aquele peso sem NENHUM afundamento no solo (Apolo 1 e 2) e sem NENHUMA trilha de deslocamento lateral?

      • Quais sondas de outros países fotografaram bandeira, jeep, base de módulo lunar, marca dos jeeps no solo, pegadas ?

        Porque falar todo mundo fala,mas cadê as provas,os nomes das sondas,as datas em que fotografaram e etc ?
        Caso tenha um link compartilhe ?

      • Brothers, eu peguei em minhas mãos rochas, amostras do solo lunar, comprovadamente estudadas pela comunidade científica.
        E eu que pensava que minha avó era a última pessoa que não acreditava nisso.
        Eu estive na nasa, visitei as instalações do centro de controle da missão, vi o passo-a-passo do voo, imagens, fotos, vi todos os engenhos usados na época. Os caras não estavam brincando. Isso não era o VLS, Ciclone, Alcântara ou Barreira do Inferno.
        E te digo mais, se os americanos não tivessem pousado lá, seriam os russos, pouco tempo depois.
        De que peso você está falando na gravidade lunar? Que afundamento? Para de viajar e achar de pensar que você é algum especialista no assunto.
        Há inúmeros sites científicos, sérios, onde pessoas sérias discutem sobre essas missões, pesquise no google se você quer realmente saber. Procure no Japão, Alemanha, EUA, França, Inglaterra, Rússia e China. Não procure nos sites de Cuba, por favor.
        Eu não sairia por aí falando estas arneiras, as pessoas podem estar rindo de vocês pelas costas.
        http://wac.450f.edgecastcdn.net/80450F/q103albany.com/files/2012/03/Moon-Neil-630×396.jpg
        http://wac.450f.edgecastcdn.net/80450F/q103albany.com/files/2012/03/Nasa-Apollo15.jpg
        http://wac.450f.edgecastcdn.net/80450F/q103albany.com/files/2012/03/Nasa-Apollo-14.jpg
        http://wac.450f.edgecastcdn.net/80450F/q103albany.com/files/2012/03/Nasa-Apollo-12.jpg

      • A Nasa tem mais é que dizer que é verdade mesmo,ela quer sustentar a versão dela,mas qualquer pessoa de bom senso que examine as fotografias e pensa e é capaz de raciocinar por si próprio não pode deixar de contestar certas discrepâncias como o pousar com retro-foguetes incandescentes sem deixar ao menos uma mancha e o mais impressionante não deixar cratera !

        “Brothers, eu peguei em minhas mãos rochas, amostras do solo lunar, comprovadamente estudadas pela comunidade científica.”

        SE VOCÊ FALAR ESSAS COISAS PARA A SUA AVÔ ELA CERTAMENTE DIRÁ ASSIM :

        _Então quer dizer seu um desses homens dessa tal Nasa te mandar tomar veneno, você toma né meu neto ?

  6. “lure araujo
    19 de março de 2015 at 14:02

    Vermelho do Inferno
    19 de março de 2015 at 15:31”

    Em 27 de janeiro de 1967, os três astronautas a bordo da Apollo 1 morreram em um incêndio, durante um treino. O incêndio começou com uma faísca na atmosfera extra-oxigenada usada no teste da espaçonave, e foi alimentada por uma quantidade significativa de material combustível dentro da espaçonave. Concluíram que a única maneira de vencer a corrida à Lua era falsificando os pousos.

    Proponentes da ideia de que os pousos na Lua foram falsificados dão várias teorias diferentes sobre a motivação para o governo dos Estados Unidos falsificar os mesmos. Prestígio na Guerra Fria, ganho monetário, e fornecer uma distração são alguns dos motivos mais notáveis oferecidos. o governo dos Estados Unidos se benificiariam de uma distração popular da Guerra do Vietnam; e assim as atividades lunares terminaram subitamente, com missões planejadas sendo canceladas, ao mesmo tempo em que os Estados Unidos terminaram seu evolvimento na Guerra do Vietnam. A maioria das tropas americanas foram removidas do Vietnam e em 5 de março de 1971, e o pessoal americano foi evacuado de Saigon em 29 de abril de 1975.

    Os projetos e desenhos das máquinas envolvidas desapareceram. As fitas da Apolo 11 contendo telemetria e o vídeo de alta qualidade (antes da conversão de scan) do primeiro pouso lunar desapareceram.

    a) o Dr. David Williams (arquivista da Nasa no Goddard Space Flight Center) e o diretor de voo da Apollo 11 Eugene F. Kranz reconheceram que as fitas de telemetria da Apollo 11 estão desaparecidos. Os proponentes da fraude interpretam isto como sendo um reforço à teoria de que eles nunca existiram.

    b) Proponentes da fraude dizem que os projetos do Módulo Lunar Apollo, rover, e equipamentos associados estão desaparecidos.

    Os proponentes da teoria da fraude gastam uma porção substancial de seus esforços examinando as fotos da Nasa. Eles apontam várias coisas estranhas nas fotos e filmes feitas na Lua. Os proponentes da fraude declaram também que informantes teriam manipulado deliberadamente as fotos da Nasa na esperança de expôr a mesma.

    Cruzes que parecem estar atrás dos objetos.
    Cruzes que estão fora da posição ou rotacionadas.
    A qualidade das fotos é incrivelmente boa.
    A cor e ângulo das sombras e luzes são inconsistentes.
    Fundos idênticos em fotos que, pelo seus títulos, foram feitas a uma distância de milhas umas das outras.
    O número de fotos feitas é incrivelmente alto. Cerca de uma foto a cada 50 segundos.
    As fotos contém artefatos como as duas que parecem ‘C’s em uma rocha e no fundo.
    Existem “pontos quentes” em algumas fotos que sugerem que um grande holofote foi usado a curta distância.
    Em um momento do filme, é possível notar algo semelhante a um fio segurando um dos tripulantes, no momento em que a luz reflete no material. Segurar os tripulantes por fios seria uma técnica para que parecesse que eles estavam “flutuando” na Lua.

    Os astronautas não poderiam ter sobrevivido à viagem devido a exposição à radiação ambiente galáctica. Falta o intervalo de mais de dois segundos nas comunicações a uma distância de 400.000 km. Não há uma cratera ou outro sinal de que a poeira tenha sido espalhado como visto nos filmes de 16 mm de cada pouso. O Módulo de Pouso pesava 17 toneladas e ficou em cima da areia sem causar impressão alguma, mas próximo a ele pegadaspodem ser vistas na areia.

    há a alegação de que as amostras americanas foram colhidas da mesma forma que as amostras soviéticas, usando sondas autônomas, mas este argumento apresenta algumas falhas graves:

    A tecnologia atual de coleta de amostras é capaz de recuperar no máximo 150 g de cada vez. Admitindo uma média de 100 g por coleta, seriam necessárias 3.820 missões para a Lua para conseguir coletar 382 kg de amostras, e mesmo assim algumas amostras de rochas pesam vários kg, que não poderiam ser recuperadas com a tecnologia atual;

    Os soviéticos desenvolveram tecnologia para coletar amostras de solo na Lua, e retornar para a Terra com elas. Os americanos tinham a tecnologia de coleta e análises de amostras, que foi usada na Lua pelas sondas Surveyor, e em Marte, mais recentemente pela sonda Phoenix, mas nunca desenvolveram tecnologia para enviar estas amostras de volta à Terra. Até hoje a Nasa não desenvolveu esta tecnologia.

    Mortes de pessoas-chave da Nasa:

    Em um programa de televisão sobre as alegações de fraude, a Fox Entertainment Group listou as mortes de dez atronautas e dois civis relacionadas ao programa de missões espaciais tripuladas como sendo possivelmente assassinadas como parte de uma ocultação da fraude.

    Theodore Freeman (queda em um T-38, 1964).

    Elliot See e Charlie Bassett (acidente com um T-38, 1966).

    Virgil Grissom (incêndio na Apollo 1, janeiro de 1967). Seu filho Scott Grissom disse que o acidente foi um assassinato.

    Edward Higgins “Ed” White (incêndio na Apollo 1, janeiro de 1967).

    Roger Chaffee (incêndio da Apollo 1, janeiro de 1967).

    Edward “Ed” Givens (acidente automobilístico, 1967).

    Clifton “C. C.” Williams (acidente com um T-38, oububro de 1967).

    O piloto de X-15 Michael J. “Mike” Adams (O único piloto de X-15 morto durante o programa de teste de voo do X-15 em novembro de 1967 – não era um astronauta da Nasa, mas voou com o X-15 acima de 80 km).

    Robert Henry Lawrence, Jr., programado para ser um piloto do Projeto MOL da Força Aérea norte-americana, que morreu em uma queda de jato em dezembro de 1967, pouco depois de se apresentar para o programa (cancelado posteriormente).

    Funcionário da Nasa Thomas Ronald Baron (colisão de carro com trem, em 1967, logo após fazer acusações no Congresso sobre a causa do incêndio da Apollo 1, após o que ele foi demitido). Considerado suicídio. Barom era um inspetor de controle de qualidade que escreveu um relatório criticando o programa Apollo e passou a criticar abertamente após o incêndio da Apollo 1. Baron e sua família foram mortos quando seu carro foi atingido por um trem em um cruzamento com linha férrea.

    Brian Welch, um oficial no comando do Public Affairs Office da Nasa, morreu alguns meses depois de aparecer na mídia para desmentir o show de televisão pró-fraude da Fox citado acima.

    https://www.youtube.com/watch?v=PX06s49xbHQ

      • Tenho uma dúvida, essa coleta de 382 kg de amostras de pedras lunares,foi constatado por algum órgão que não pertença ao governo dos EUA,ou só se fala que trouxeram essa quantidade ?

        Porque falar todo mundo fala,inclusive os que defendem que foi verdade gostam de ridicularizar os céticos,como se isso provasse que estão com a razão !

        Muito,mas muito antes desse assunto virar moda um dos meus irmãos já dizia isso,baseando-se na tecnologia que havia nos anos 60 !

      • “só se fala que trouxeram essa quantidade ?”

        sim , e o material é tipo tesouro/patrimônio nacional de lá onde só eles tem acesso….

      • Daqui a pouco ao indagarmos algum cientista da Nasa sobre os 382 kg de amostras de pedras lunares que supostamente trouxeram da Lua ele irá responder assim :

        _Bem,eu mesmo nunca as vi,mas o namorado da minha irmã,tem um amigo que conhece o primo de um cara que as viu ! kkkkkk!

        Já que gostam de tirar sarro com os céticos, vamos tirar sarro com os defensores que nunca apresentam provas confiáveis e esclarecedores, pelo contrário, só falam !

    • “…. a bordo da Apollo 1 morreram em um incêndio, durante um treino… única maneira de vencer a corrida à Lua era falsificando os pousos.” . Putz, é o fim da picada. Que papo mais furado, parece coisa de sindicalista.
      “..Os astronautas não poderiam ter sobrevivido à viagem devido a exposição à radiação ambiente galáctica”. É, houve um tempo em que se pensava que o corpo humano se desintegraria ao ultrapassar a velocidade de 60 Km/h.
      Não tenho intenção de converter ninguém aqui, cada um é livre para pensar o que quiser.

    • Sabe essa discussão se o homem foi ou não a Lua,me faz lembrar a história de Galileu, de um lado as instituições com seu poder de fabricar a realidade e seus fieis seguidores que aceitam a suas verdades,fechando os olhos para todas as dúvidas levantadas e dizendo amém as suas pseudos explicações !

      E de um lado os céticos com suas opiniões,baseadas em fatos lógicos e em leis da física,ou seja ninguém esta negando a ida a Lua por simples pirraça há realmente muita coisa errada e por se explicar !

      Hoje sabemos que Galileu erra quem estava certo,não a poderosa instituição com suas verdades !

  7. Os pioneiros na ciencia aeronautica mundial, ainda que a propaganga do “ocidente” yanke, lhes dêm creditos apenas nos rodapés da história, semelhança a que dão a Santos Dumont, o unico e verdadeiro inventor do avião. Já catapulta alada foi inventada lá pelas bandas do hemisfério norte, que eles insistem ter sido um avião. Rsrsrsrsrs.

  8. Para atender financiadores de campanha, Cunha ameaça a existência do SUS
    .
    Cunha recebeu R$ 250 mil de planos de saúde, engavetou a CPI que investigaria o setor e quer obrigar as empresas a pagarem planos privados aos funcionários
    .
    [ cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Para-atender-financiadores-de-campanha-Cunha-ameaca-a-existencia-do-SUS/4/33111 ]
    .
    .
    Uma proposta de emenda à constituição de autoria do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se aprovada, poderá significar o mais duro golpe contra uma das maiores conquistas civilizatórias da sociedade brasileira no século XX: o Sistema Único de Saúde (SUS), universal e gratuito, criado para atender aos brasileiros, sem distinção de classe ou categoria profissional. Trata-se da PEC 451/2014, que obriga as empresas a pagarem planos de saúde privados para todos os seus empregados. E, consequentemente, desobriga o Estado a investir para que o SUS garanta atendimento de saúde de qualidade para todos.
    .
    Reconhecido como um dos principais lobistas das empresas de telecomunicações no Congresso após sua atuação veemente contra a aprovação do novo Marco Civil da Internet, Cunha é também um dos mais legítimos representantes dos planos de saúde que, só nas últimas eleições, distribuíram R$ 52 milhões em doações para 131 candidaturas de 23 partidos, em todos os níveis. O presidente da Câmara foi o que recebeu o terceiro maior “incentivo”: R$ 250 mil, repassados à sua campanha pelo Saúde Bradesco.

1 Trackback / Pingback

  1. Vídeo: Primeira caminhada espacial completa 50 anos | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.