9 Comentários

  1. Um belo avião concebido para atacar os tanques do pacto de Varsóvia, nos dias de hoje com guerras assimétricas de terroristas ele se torna dispendioso. É uma espécie de seleção natural, são outros tempos e outros inimigos.

  2. UNS DOS MELHORES AVIOES DO MUNDO DE ATQUE AO SOLO ESPECIALIZADO!!! MUITO BOM QUE PENA QUE VAI SER APOSENTADO!!! JA NAO EXISTI MAIS AS IMENSAS COLUNAS DE TANQUES SOVIETICOS AMEAÇANDO INVADIR A OTAN PRA MANTER ESSAS MAQUINAS NO SERVIÇO!!!

  3. Posso estar redondamente enganado, mas a aposentadoria do A-10 não se deve a inexistência de ameças de colunas blindadas do pacto de Varsóvia,até porque o pacto de Varsóvia deixou de existir, mas hoje o inimigo potencial é a Rússia que tem uma coluna blindada tão fantástica como a que ameaçava a Europa antigamente.

    Acredito que a aposentadoria do A-10 se dá mais em função dos cortes de verba do orçamento militar americano e da entrada em cena do F-35 e de armas inteligentes, que teoricamente cumprem o mesmo papel do A-10.

    Porém acho que as tropas americanas sentirão falta deste monstro alado e de seu impressionante poder de fogo, pois no apoio as tropas em combate não havia melhor opção do que o uso do A-10, sendo que segundo alguns relatos na net, somente o ruído do A-10 despontando no horizonte era suficiente para que os guerrilheiros Talibans abandonassem as ações ofensivas e ou defensivas.

    Seja como for e mais um vetor para figurar no rol da fama da aviação e certamente vai deixar muitas saudades.

    • rprosa,

      De fato… Também entendo tratar-se de uma questão econômica. Não há sentido em manter um monstro desses operacional enquanto existem outros meios menos custosos que podem fazer o mesmo serviço, tais como o AT-6; ainda mais se considerarmos cenários assimétricos, onde não existe oposição aérea. Nesses cenários, a missão de CAS também pode ser cumprida hoje por UAVs ou por outras aeronaves que estejam voando alto, além do alcance de MANPADS. Em verdade, quaisquer aeronaves, desde que devidamente equipadas, podem teoricamente fazer o mesmo.

      Contudo, eu particularmente não acredito que o F-35 seja um substituto ideal para o A-10, embora possa realmente fazer o mesmo trabalho. E a razão está relacionada a custos. Utilizar um F-35 pode ser valido se estivermos falando de cenários convencionais, nos quais haverá um grande aparato de SAM na zona contestada, mas não em cenários assimétricos.

  4. Sobre a aposentadoria do “Warthog”. Não é o avião, más o conceito em si, que está ultrapassado…
    O A-10 foi concebido basicamente como um “canhão voador”, acontece que para a utilização efetiva do seu GAU-8 Avenger de 30 milímetros é necessário voar baixo e se aproximar, perigosamente, do seu alvo…

    A proliferação e aperfeiçoamento cada vez maior de radares e armas antiaéreas, desde sistemas integrados radar/míssil, até solitários manpads, faz desta aproximação do alvo requerida pelo sistema de armas principal do A-10, seu canhão 30 mm, uma loteria! As possibilidades de abate do A-10 aumentaram para níveis inaceitáveis para os militares e restringiram muito seu campo de atuação.

    E estas limitações, aliadas a um custo alto de manutenção, faz com que o “Warthog” tenha hoje uma equação de “custo x benefício” desfavorável a continuidade de sua operação.

    Embora pessoalmente, eu acredite que o A-10 por utilizar munição relativamente barata, ainda possa ser muito útil em operações longas, que requeiram grande persistência…

    • Se isso for mesmo verdade então todo o conceito de apoio aéreo aproximado foi aposentado juntamente com o Warthog, pois não existe no mundo avião melhor para CAS do que ele… Além do poderoso Avenger com sua munição de 30 mm de urânio exaurido também é equipado com os mísseis Maverick, Foguetes LAU-68; AGM-84 Harpoon; Durandal; Hellfire; AGM-88 Harm; GBU-10 Paveway; GBU12 Paveway; GBU16; GBU-24 Paveway III; MK-82 e MK-84, portanto há sim muitos cenários plausíveis para sua utilização, principalmente onde não haja uma ferrenha defesa anti aérea.

  5. RRprosa sim verdade a russia tem uma fantastica infantaria de tanques e blindados e e o potencial inimigo da OTAN ainda e tem o f-35 versao estovel que faz muito da parte do trabalho dos A-10 e mai ainda com suas capacidades furtivas!! mas a russia nao tem tantas colunas quanto antigamente!! diminui muito e principalmente a qualidade vede os t72 ja estao tendo outro upgrade para t72b3 porque e mais barato da uma reformada no velho do que um projeto todo novo e em grandes quantidades
    recetemente vai surgir o armata novo tanque russo de nova geraçao mais vao pedir so 2300 unidades pouco pra quem ja teve mais de 18.000 so de t72

  6. Meu pensamento um homen tranportando um equipamento de 50,000 dolares produzido hoje tem poder de destruir um equipamento produzido a dez anos atras que custa hoje 200,000 dolares de pura manutenção e aperfeiçoamento OS GUERREIROS DE HOJE PENSÃO MAIS NAS DESPESAS DA MISSÃO DO QUE NA PROPRIA MISSÃO,O MERCADO MAIS CARO DA HISTORIA SEMPRE FOI O MERCADO DA GUERRA,E DIMINUIR DESPESA GERA LUCRU MESMO QUE CUSTE VIDAS.

  7. Belo avião, realmente um monstro! Penso que aposentá-lo por completo seja uma lástima visto que em cenários de conflitos mais longos quem carrega o piano são os equipamentos mais rústicos e confiáveis que possam manter uma disponibilidade alta. Talvez seja por isso que os EUA queiram tanto os A29 para o Afeganistão, cobrindo assim um gap deixado pelo A10 e que asas rotativas tb não possam completar.
    Abraços,

1 Trackback / Pingback

  1. Vídeo: A-10 Thunderbolt II & GAU-8 Avenger – Uma dupla mortal | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.