VALOUR

meko-2001

SOBRE O PROJETO


As fragatas MEKO resultam de um programa do estaleiro Alemão BLOHM+VOSS cuja sigla representa a sua filosofia e conceito ( Mehrzweck Kombination, Combinação Multi-função) dada a modularidade do projeto.

Este artigo apresenta a versão mais moderna deste navio, a MEKO A-200 SAN, construída especificamente para Marinha da República Sul Africana a qual tornou-se a operadora dos mais modernas fragatas do hemisfério sul após a incorporação do primeiro exemplar da classe VALOUR, SAS AMATOLA.

Estes navios diferentemente das antigas versões possui linhas e desenhos que garantem furtividade, garantida pela diminuição da assinatura ao infravermelho provida pela supressão das tradicionais chaminés de exaustão comummente empregadas para eliminação dos gases por um revolucionário sistema tubular de dissipação de calor para a água em contato com o casco do navio.

Outro fator que chama a atenção no programa é a grande autonomia dos navios cerca de 40 % maior que os demais apresentados neste artigo.


SISTEMAS ELETRÔNICOS


Dado ao sei conceito modular estes navios podem receber ou substituir quais quer sistemas de armas e eletrônicos, entretanto os navios Sul Africanos estão equipados com 1 radar multi-função 3D Thales Naval MRR-3D NG que opera na banda G 2 sistemas de busca ótica/radar Reutech RTS 6400 mono pulso que opera na banda X (I/J) sistemas IFF designadores de amigo/inimigo esistema de designaçãode alvos, ESM/ECM: Saab Grintek Avitronics SME 100/200 ESM & ELINTe sistemas de chaff flare para auto defesa.

O radar principal tem um alcance nominal de 180 Km e pode efetuar busca alvos e classifica até 8 alvos prioritários, em cada rotação.

Os navios contam com um sistema de sonar de casco thales kingklip.


SISTEMAS DE ARMAS


As VALOUR são equipadas com 1 sistema de lançamento vertical para 16 células do míssil Umkhonto de alcance máximo de 12 km capaz de engajar simultaneamente até 8 alvos.

Entretanto uma nova versão deste míssil certamente será introduzida num futoro próximo e esta nova variante terá alcance nominal superior à 25 km segundo o fabricante.

Para a guerra de superfície as fragatas operam 2×4 lançadores para mísseis MBDA MM 40 Exocet, de alcance próximo à 70 km.

Os navios operam ainda um canhão Oto Melara de 76 mm, e 2 reparos duplos de canhões de 35 mm para defesa anti-aérea, capazes de destruir alvos como mísseis de anti-navio à curto alcance.

OS navios contam ainda com 2 sistemas triplos para lançamentos de torpedos leves e são habilitados a operar até 2 helicópteros SUPER LINX 300 e ou 1 helicóptero ORYX.

PROPULSÃO

A propulsão das Fragatas VALOUR é do tipo CODAG WARP, um sistema de propulsão híbrido composto por uma planta motora a diesel + gás combinado à um sistema de propulsão por jatos de água.

Para tanto estes navios fazem uso de 2 motores MTU 16 V1163-TB 93 a diesel e 1 turbina a gás GE LM 2500 capaz de prover impulso extra ao navio tornando possível que este chegue à velocidade máxima que é de 54 Km/h.


FICHA TÉCNICA


Tipo: Fragata multi-missão.

Tripulação: 120 tripulantes.

Deslocamento: 3 500 toneladas .

Comprimento: 121 m.

Boca: 16.34 m.

Sistemas eletrônicos: 1 radar multi-função 3D Thales Naval MRR-3D NG que opera na banda G 2 sistemas de busca ótica/radar Reutech RTS 6400 mono pulso que opera na banda X (I/J) sistemas IFF designadores de amigo/inimigo esistema de designaçãode alvos, ESM/ECM: Saab Grintek Avitronics SME 100/200 ESM & ELINT. 1 Sonar thales kingklip .

Propulsão: 2 motores a diesel MTU 16 V1163-TB 93 16102 hp e 1 motor a gás GE LM 2500 26 820 hp, 1 Hidrojacto Wartsila LJ210E , 20 MW)

Velocidade máxima: 54 km/h

Autonomia: 14 000 Km

Sistemas de Armas: 1 lançador vertical para 16 mísseis Kentron Umkhonto IR anti-aéreo, 2 lançadores quádruplos para mísseis MM-40 Exocet, 1 canhão OTO Melara 76 mm, lançadores triplos para torpedos de 324 mm.

Grupamento aéreo: 2 Helicópteros SUPER LINCE MK300 ou 1 ORYX.

4 replies on “VALOUR”

Essa classe seria ideal para o brasil pois ja temos varios contatos e em varios niveis de defesa e vamos instalar os umkhonto ir antiaereo e nao deve se caro vejo como melhor opsao para nos.

Em função do “congelamento” da parceria com os italianos; evidentemente outras alternativas deverão ser analizadas, e a classe Valour torna-se uma opção interessante. Possui uma autonomia considerável,boa velocidade e talvez tenha um preço atraente.

Concordo plenamnete seria um navio ideal para MB,teriamos um navio que tenho certeza que estaria dentro do orçamento da MB.

Hi there, You’ve done a fantastic job.I’ll certainly digg it and personally suggest to my friends.I am sure they will be benefited from this website

Leave a Reply

Your email address will not be published.