Vale a pena ver de novo: Perde força a tese de que Damasco é o único responsável pelo uso de armas químicas na guerra

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A Matéria é de 2013, mas não custa lembrar que no caldeirão do diabo, nem todo o tempero é sal.

ABC 2013

Perde força a tese de que Damasco é o único responsável pelo uso de armas químicas na guerra e Doze rebeldes sírios foram presos na Turquia, com 2,0 kg  de sarin. Vários rebeldes dispararam contra as forças de Assad em um bairro de Aleppo, a confusão sobre quem tem e quem usou armas químicas na guerra civil na Síria se aprofundou ontem um pouco depois da prisão na Turquia de uma dúzia de rebeldes sírios jihadistas que tinham a posse de dois quilos de gás sarin.


De acordo com três jornais turcos, citando fontes policiais não identificadas, os presos pertencem à Frente Al-Nusra, o primeiro grupo rebelde de reconhecer a sua lealdade à rede Al Qaeda. De acordo os jornalistas, os rebeldes tentaram adentrar na Síria transportando sarin.

O incidente acontece poucos dias depois de o jornal francês “Le Monde”, afirmar ter provas de vídeo do uso de armas químicas pelo exército de Bashar al Assad. Os Estados Unidos declarou em várias ocasiões que o uso de tais armas é uma “linha vermelha” que poderiam inclina-lo a intervir militarmente, se for provado que Damasco está usando-os no conflito. Washington tem “nenhuma evidência” que foi , embora o Governo britânico é mostrado Cameron totalmente convencido.


A prisão na Turquia de rebeldes Al Nusra parecem apoiar
a tese dos especialistas equilibrados: tanto o governo sírio quanto os rebeldes estão na posse de armas químicas, mas a capacidade de emprego é mais do que duvidosa.


Em qualquer caso, o aforismo latino “cui prodest” ( “que não conseguem”) inclinado a pensar que alguns grupos rebeldes sírios estão mais interessados ​​em usar erroneamente para provocar uma intervenção militar dos Estados Unidos em seu nome ou pelo menos um mais generosa ajuda de dinheiro e armas Ocidentais.

Fonte: ABC

16 Comentários

  1. Uma coisa que me veio a mente hoje é a oportunidade russa de testar suas defesas sobre o fogo dos misseis dos EUA ainda mais sendo avisada antes;

    Sera que tudo isto não é um teatro ?

    Militarmente dar aos russos essa oportunidade de teste é um erro com um resultado apenas simbolico e pontual, quem ganha mais uma vez são os russos, assim como os F 22 operando sobre a Siria os russos podem testar suas capacidades com seus meios.

    Muito estranho tudo isto.

    • Munhoz aquilo nao foi teatro morreram realmente sirios, nao foi encenacao/ Para aqueles que depositavam fe na Oligarquia russa para defender o resto do mundo contra a ofensiva imperialista ode ser dificil de engolir essa atitude covarde do governo russo. Mas o fato e a oligarquia russa faz tudo para ser aceita como igual pelos imperialistas do Ocidente. Os russos fabricam armamentos para vender, fazer grana e enriquecer os oligarcas, nao para defender os interesses do pais, se esses interesses entram em conflitos com seus proprios interesses. Os norte americanos informaram atraves de seus militares, nao politicos, que iriam atacar a base aerea militar e para os russos se retirarem da area se nao quisesse sofrer danos. E os russos simplesmentes obedeceram, colocaram o rabo entre as pernas e fugiram da area. Nao se deixe iludir pela tentativa do governo russo tentar justificar perante seu publico, o povo russo, sua atitude covarde e traidora de nao reagir quando os EUA atacaram o unico pais aliado seu no Oriente Medio, onde eles possuem a unica base militar na area.Os Czares, os oficiais militares russos, que ao longo de seculos conquistaram terras para formar o maior Imperio do mundo em terras continua, os generais sovieticos, mesmo Stalin, devem estar chutando os caixoes onde estao enterrados diante de tanta covardia, incopetencia e traicao.

      • JOJO quando estamos falando tecnicamente a coisa é mais embaixo do que muitos pensam, você tem 2 lados, um os russos poderiam testar suas defesas contra esses misseis, o outro os EUA poderiam testar não só os seus misseis contra as defesas russas, mas também espiar o modo como essas defesas operam (frequência de radares tempo de resposta etc) e sua eficacia contra um ataque.

        Agora vamos imaginar que vc esteja certo (pode ter ocorrido sim, os russos com medo etc) no entanto devemos pensar o que pode esta ocorrendo nos bastidores, pois tanto este ataque como o modo operacional da resposta russa é meio estranho, eu penso que alguns militares sírios fizeram uma besteira e os russos podem até ter pedido para os EUA dar um chama atenção neles.

      • Vc me desculpe Munhoz, eu estou com todos esses analistas extrema direita dos EUA, gente que colocou o Trump no poder, o ex adjunto do General Colin Power durante a Segunda Guerra do Iraque, o Senador republicano Ron Paul e muitos outros, que nunca engoliram a falsa noticia quando ela foi publicada que Assad teria cometido tal crime e responsabilizaram doretamete os agentes d CIA na Siria. Os islamitas so agentes da CIA. Nao tem ambiguidade nesse assunto. O governo russo sabem disso, no entanto nao reagiram. So pode ser medo, covardia ou traicao. Dias atras Putin declarou que 95% dos terrorismos no mundo de hoje sao de responbilidde d CIA. O es chefe d KGB sabe muito bem do que esta ocrrendo, mas com um capital pessoal estimado em $40 bilhoes de dolares, do qual grande parte esta depositado em bancos nos paises do Ocidente, ele nao quer correr o risco de perder esse capital. E guerra pode causar surpresa desagradaveis….

    • materia tendenciosa? O que diria vc daquele pessoal da extrema direita norte americana, republicanos, que vem falando a mesma coisa que aquilo foi Bandeira Falsa,organizada pelo que eles chamam Deep State, o Estado Oculto, par forcar Trump entrar em conflito com Russia. Fez eu rir, ouvir varios analistas politicos de extrema direita nos EUA que fizeram campanha politica para Trump, dizer que ele os trairam, que ele sucumbiu para as Forcas Ocultas do chamado Deep state. Tem um site que publica uma materia citando Trump 45 vezes em epocas diferentes onde ele diz porque os EUA nao deveria atacar Siria e quem ele responsabiliza pela crise no Oriente Medio. A Direita nos EUA sente-se traida por Trump mas no Brasil, a direita segue em relacao aos EUA a velha politica dos escravos.Certo ou errado, os Tio Sam e meu Senhor e eu sou apenas seu toilet no sentido ingles da palavra.

  2. O que sempre me intrigou foi a população civil na area rebelde jamais buscar campos de refugiados.Quando vc permanece em area de guerra aberta assume o risco.
    Pra mim os civis são mantidos como escudos vivos paraterem criançinhas agonizando e midialiticamente chocarem a opinião mundial.
    Jamais a midia Ocidental fala que as minorias Cristão,Drusa e Curda apoiam Assad por temerem uma escalada de radicais fundamentalistas.
    Tirar Assad é transformar a Siria na nova Libia.
    Tenham uma certeza embora tenham canal diplomatico a Russia não sera a mesma no trato com os EUA de agora em diante e Trump em suas sandices não so na Siria põe o mundo em alerta e em perigo.
    Uma guerra deflagrando agora em grandes proporções tem desfecho imprevisto e improvavel de sucesso.
    Ate mesmo suas promessas ao longo de sua campanha eleitoral ja estão comprometidas e impossiveis para uma pessoa que tem indice de rejeição alarmante achar que um conflito uniria todosno entorno pode causar sua queda.

Comentários não permitidos.