Utilidade Pública: Fotografias aéreas de Coimbra dos Anos 50/60 [Varela Pècurto]

image004

Os trabalhos apresentados resultam da colecção Varela Pècurto que foi doada, pelo próprio, ao Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Coimbra.
As imagens referem-se à cidade de Coimbra e localidades do distrito, focando temas como a etnografia, aspectos urbanos, reportagens e actividades económico-sociais.
Um lote específico dessa doação é composto por uma série de negativos contendo vistas aéreas, onde o fotógrafo nos revela uma cidade muito diferente, em termos urbanísticos, da que hoje conhecemos.
 

Praça da República, TAGV e Universidade (sem as Matemáticas)
É precisamente essa Coimbra de outros tempos, de entre as décadas de 50 a 60, que foi captada pelo olhar do fotógrafo (pioneiro em imagens aéreas), que o Município apresenta no espaço da Casa Municipal da Cultura através da exposição de Fotografia Documental.

 Ponte(s) de Santa Clara
e vista sobre a Baixa
 
Exposição patente até 16 de Julho.
HORÁRIO
Segunda a Sexta:
9h00 – 19h30
Sábado:
13h30 – 19h00
Encerra Domingos e feriados.

Varela Pècurto nasceu em Ervedal do Alentejo, Concelho de Avis, a 27 de Abril 1925. Fez o liceu em Évora, onde se iniciou na arte da Fotografia. Trabalhou para a casa Nazareth & Freitas e, posteriormente, com Eduardo Nogueira. Em 1950 veio para Coimbra, tendo dirigido a Secção Fotográfica da Livraria Atlântida e depois a “Hilda” como sócio-gerente.

Foi sócio fundador do Grupo Câmara de Coimbra e participou em dezenas de concursos nacionais e internacionais.

Em 1954, por decisão do congresso de Barcelona da Féderation Internacional de L’Art Photographique, recebeu o título de Excellence, em homenagem aos seus trabalhos e técnica no domínio da arte fotográfica.

Foi operador – correspondente da RTP em Coimbra , colaborador de imprensa e de publicações de arte e turismo.

Em 2005 recebeu da Câmara Municipal de Coimbra a Medalha de Mérito Cultural e um diploma de honra do Clube da Comunicação Social de Coimbra, pelo serviço prestado à cidade.

Encontra-se representado com 15 fotografias no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado. Parte dessas imagens estão patentes na exposição “Batalha de Sombras” no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira. “Vidas de Ferro” é o nome da exposição baseada na sua interpretação sobre o quotidiano Ferroviário que se encontra no Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento.

GALERIA PINHO DINIS: Casa Municipal da Cultura, Rua Pedro Monteiro, 3000-329 Coimbra [Telef. 239702630; Fax 239702496]
 
Casa Municipal da Cultura
Rua Pedro Monteiro
3000-329 Coimbra
Telef. 239 702 630
Fax 239 702 496
 
Este e-mail é amigo do ambiente, não o imprima!
Visualize em formato electrónico!
www.cm-coimbra.pt
 
Se conhece alguém que gostaria de receber informação regular sobre a programação cultural da CMC, envie-nos esse contacto para cultura_divulgacao@cm-coimbra.pt.
Se não deseja continuar a receber a divulgação cultural da CMC, agradecemos responda a esta mensagem indicando “remover” na linha de “assunto”.

3 Comentários

  1. precisava urgentemente de forografias aéreas da freguesia de santo varão, sei que em meados de 1995 foi feito esse trabalho e desconheço o autor. será que me podiam ajudar?

Comentários não permitidos.