Defesa & Geopolítica

Foi divulgado um dos canais de fornecimento de armas aos militantes sírios

Posted by

Tradução e adaptação– E.M.Pinto

Militantes na Síria receberam armas europeias modernas da Arábia Saudita, escreve o britânico The Independent . O jornalista da publicação acompanhou toda a cadeia.

Libertada dos terroristas de Aleppo, Robert Fisk, entre outros jornalistas, visitou o porão, onde havia arsenais da Al-Qaeda. Em um dos abrigos antiaéreos, Fisk encontrou um livro de registros – um formulário de fábrica para um lote de morteiros M75 de 120 mm do padrão da OTAN produzido na Bósnia. O documento foi assinado pelo chefe da empresa Ifta Krnjik.

“Sim, esta é a minha assinatura e lembro-me deste lote de 500 morteiros – um número muito grande para a Europa, nós os enviamos para a Arábia Saudita. No início de 2016, seus representantes visitaram a fábrica, inspecionaram as amostras e assinamos um contrato “, disse Krnjik em sua casa em Nowe Travnik. 

Ele ressaltou que a entrega foi oficial: o destino era Yer-Riyadh e os documentos anexos indicavam que a arma só podia ser usada pelo país para o qual foi enviada.

found in bombed Nusrah militia basements in eastern Aleppo

A embaixada saudita em Londres rejeitou a possibilidade de transferir armas para uma organização terrorista. Enquanto isso, Robert Fisk encontrou nos armazéns em Aleppo outros contêineres dos mísseis guiados anticarro que foram vendidos nos Estados Unidos.

 

Fonte: The Independent 

34 Comments

  1. HMS TIRELESS says:

    Robert Fisk é tão isento quanto uma nota de 3 reais é legítima

    Na próxima matéria ele dirá que haviam armas de procedência israelense com o recibo assinado por Netanyahu e Avigdor Lieberman

    • A mim não interessa a opinião dele sobre o que você quiser, o que interessa são os fatos que ele comprovou e demonstrou através de documentos e declarações dos envolvidos.
      Isto é o que me interessa. E está ai. Use a tática do descredenciar por adjetivação ou rotulagem aqueles que discordam da sua opinião, é isso que você critica sempre no Plano Brasil e em outros sites, mas é justamente o que você faz por aqui e agora.
      Gerenciar

      …fica a dica!!!!

      • Perfeita resposta!

      • HMS TIRELESS says:

        Como eu lhe afirmei em outra oportunidade Edilson a prova testemunhal é a mais prostituída das provas, e a confissão sozinha não tem presunção absoluta de veracidade, necessita ser corroborada por outros meios de prova.

        No mais outras coisas saltam aos olhos. A primeira delas é como a o livro de registro do equipamento (o recibo), que interessa apenas ao país comprador e não àquele para quem foi tecnicamente “desviada” a arma, foi parar ali. Por mais que os Sauditas sejam amadores (estamos vendo isso no Yemen) fica complicado acreditar que tenham cometido um erro infantil desses. Outra: não existe controle de venda de armas por parte do governo bósnio? não seria razoável supor que caso representantes sauditas estivessem estado lá não estariam acompanhados de funcionários governamentais? Caso contrário não existe sequer serviço de imigração no pais…

        Outrossim, é muito complicado acreditar que os sauditas vieram em nome próprio comprar armas para depois entregá-las aos rebeldes na Síria. Esse tipo de fornecimento de armas se dá através de intermediários e segue uma rede intrincada justamente para que os traços de quem comprou possam sumir. Filmes como “Jogos do Poder” e “O senhor das armas” dão uma ideia de como esses fornecimentos se dão embora os mecanismos reais sejam bem mais complexos.

        E não custa lembrar que nesse esporte os sauditas não são amadores pois nos anos 80 forneceram, junto com a CIA, armas aos guerrilheiros que combatiam os soviéticos no Afeganistão.

        Ademais, existe muita bravata a respeito de quem estaria por trás dos rebeldes. Fotos falsas de armas e suprimentos israelenses “capturados” com os terroristas têm circulado pela internet e quando do cerco a Aleppo um burocrata sírio anunciou uma “lista” de “assessores militares” que incluía norte-americanos, israelenses, ingleses, holandeses e turcos. Tomada a cidade ninguém mais falou nos tais “assessores”.

        Por fim, e mais uma vez a evidenciar a parcialidade de Robert Fisk, não custa lembrar que ele várias vezes se posicionou a favor do Hezbollah, que segundo EUA, UE, Japão e outros países é um grupo terrorista.

      • Pedro Coimbra says:

        E.M.Pinto vai ferir o coração do HMS TIRELESS, justo ele um dos maiores propagadores de Fake News nos sites de notícias sobre defesa.

        Bom lá vem o vendaval de respostas baseadas em nada.

        E concordo contigo, contra fatos não existem argumentos.

      • “Como eu lhe afirmei em outra oportunidade Edilson a prova testemunhal é a mais prostituída das provas, e a confissão sozinha não tem presunção absoluta de veracidade, necessita ser corroborada por outros meios de prova”

        Sendo assim, o Lula deveria estar livre e solto, pois nenhuma prova material existe contra ele. Somente uma declaração de um bandido da OAS que o acusou por meio de uma delação que nunca foi homologada pelo MPF.

      • Adriano Corrêa says:

        E.M.Pinto

        Apoiado completamente e ótima resposta.

      • José Machado says:

        Tenho uma tese: o xaropeless é antissemita. Embaso pelo fato dele ser tão chato e de uma militância pró-Israel sem noção, que induz nos desavisados uma repulsa involuntária por Israel.
        Única explicação. Bobear é agente iraniano

      • Ferreira Junior says:

        Sem retoques! Gostei muito da resposta.

      • Esse HMS Tireles é o sujeito mais bossal e idiota q ja vi comentando! So pra começar com o nome! de navio da marinha britanica , grande simbolo da decadencia imperialista ocidental!! Um cego virtual q nao encherga nada alem do seu nariz!!Todo mundo sabe quem começou a guerra na Syria pra derunbar o Assad, EUA ,ISRAEL, E OS VASALOS DO GOLFO,ENCABEÇADOS PELA DEMOCRATICA ARABIA SAUDITA! Nem um bebezinho de 6 anos fala tantas asneiras! ESSE IDIOTA NEM MERECE RESPOSTAS OU COMENTARIOS!! MELHOR IGNORAR!

      • César Pereira says:

        Eu discordo de muitas coisas ditas pelo HMS TIRELESS,mas sempre tivemos respeito mútuo, e concordo com ele em alguns pontos aqui levantados (por ele) tal como ”… A primeira delas é como a o livro de registro do equipamento (o recibo), que interessa apenas ao país comprador e não àquele para quem foi tecnicamente “desviada” a arma, foi parar ali.”
        Isso realmente é bastante estranho,seria muito amadorismo, difícil de acreditar !

      • HMS TIRELESS says:

        César Pereira, de fato apesar de discordarmos (e muito) sempre houve e sempre haverá respeito mútuo entre nós!

        E parabéns pela leitura atenta dos fatos! Outro forista colocou o link da matéria original e ao lê-la você verá que os meus questionamentos têm base.

      • HMS TIRELESS says:

        “contra fatos não existem argumentos.”

        Eis os fatos: Jornalista notório por suas simpatias ao regime de Assad, ao Irã e ao Hezbollah é convidado a visitar uma cena cuidadosamente armada pelo exército sírio em Aleppo. E no intuito de “investigar” o aludido jornalista vai até a Bósnia onde ouve do dono da fábrica dos morteiros informações vagas.

        Quais os seus argumentos agora meu caro Pedro?

    • Cansa ver você querer desqualificar todos que vão contra o seu ponto de vista.

      Cansa ainda mais ver você colocar Israel como vítima quando nem se falou neste país. Prestas um grande desserviço a nação judia. Lamentável.

      Quanto a reportagem, é sempre bom buscar o original antes de sair em defesa dos árabes:
      https://www.independent.co.uk/voices/syria-war-bosnia-saudi-arabia-aleppo-weapons-arms-deals-a8451841.html

      Aliás, para qualquer um que tenha acompanhado mais de perto a guerra na Síria isto não é novidade.

      • HMS TIRELESS says:

        1. Desqualificar

        V. 1. Tirar a qualificação 2. Tornar indigno de respeito 3. Ser eliminado ou eliminar de uma competição [4. Jurídico] Excluir

        https://www.dicionarioinformal.com.br/desqualificar/

        Meu caro Claudiney eu não desqualifiquei nada e nem ninguém mas apenas e tão somente apontei um fato concreto ou seja, que Robert Fisk não é imparcial. Como é sabido por todos ele é um jornalista inglês que reside em Beirute e que além de detestar o ocidente de uma forma geral tem simpatias notórias pelo regime de Assad, pelo Regime iraniano e pelo Hezbollah. Diante desse fato não é possível colocar como verdade absoluta o que ele escreve pois resta claro que ele é tremendamente parcial.

        Quanto à citação à Israel foi apenas e tão somente exemplificativa tendo em vista o conhecido posicionamento do escriba. E lamentável por lamentável, foi muito pior a sua defesa da diplomacia do partido que sofreu impeachment em 2016….

        A respeito da matéria original, sugiro a você o principal ou seja, lê-la! Eu o fiz, e por isso fiz as colocações acima quanto aos furos e inconsistências da mesma.

        Por fim, a maior culpada pela guerra civil da Síria não foi outra senão a família Assad. Não apenas negou aos sírios o direito de escolher livremente seus governantes como as suas péssimas escolhas e métodos ao longo de décadas cobraram seu preço. Poderiam ter celebrado a paz com Israel e recebido de volta as Colinas de Golan tal como fez o Egito, que de quebra ainda levou US$ 1.5 Bi de ajuda militar anual dos EUA. Ao invés disso preferiram se aliar aos iranianos e seu projeto geopolítico de hegemonia no OM e “varrer Israel do mapa”. O Resultado é que não apenas estão sendo forçados a assistir as IDFs caçar os iranianos à vontade em seu território como estão tendo atritos com os russos, que querem os prepostos de Teerã fora do país.

        E acredite, fosse a família Assad boa para o país jamais teria havido guerra civil

    • HMS TIRELESS

      Seu amo (Estados Unidos) também está envolvido até o pescoço com todos esses grupos terroristas, não vai falar nada sobre isso também?

  2. Infelizmente é a realidade ,pessoas que estão envolvidas nesta guerra civil Síria, sabem disso desde o início , só o ocidente, que finge que não sabia de nada ..a centenas de fotos e vídeos de armazéns descobertos na Síria recentemente com armas americanas, européias e soviéticas ,mas também já foi encontrado equipamentos de produção Israelenses….
    A Arábia saudita desde o início esteve envolvida nesta guerra Síria ,sempre foi a principal financiadora junto com a Turquia , a prova disso é que o grupo Al Nusra apoiado é financiado pela AS ,foi o único junto com o Isis que não aceitaram negociar nem se render..

    Antes assim né…bom que serão eliminados …..

  3. A Máquina Troll says:

    Perseguição aos cristãos sangue dos cristãos vendido aos sauditas :

    https://www.youtube.com/watch?v=Lo152_XmZC8

  4. A Máquina Troll says:

    Para os eua e seus asseclas o Irã é um regime tirano, autoritário e atroz…já o da Arábia Maldita não é…e o mais ridículo disso tudo são estes vira latas cretinos desta republiqueta de bananas que ficam latindo feito cadelas no cio defendendo crimes e atrocidades praticados pelos outros…e depois ainda querem falarem de regimes comunistas de stalin ou pol pot…patético…rs…

  5. Incrível a ‘teimosia’ dos chamados ‘radicais’ árabes em se ‘recusar’ a ‘aceitar’ a lógica ocidental, kkkkkk: se bater nos comunas, serão admirados por essas bandas, com direito a serem retratados como heróis, por exemplo, em Hollywood – Rambo 3… – bem como os dirigentes de países da região que os apoiam serem agraciados com títulos de sócios de exclusivos clubes de golfe no Texas; agora, se teimarem em jogar aviões em prédios no centro de Nova York, daí serão rotulados de assassinos, bem como dar a oportunidade ao Ocidente, especialmente aos EUA, de bancarem o ‘moralista’ ‘desvendando’ conexões ‘nebulosas’ do tráfico de armas de guerra de governos ‘aliados’ da região, como é o da Arábia Saudita.
    A família Saud que abra o olho…os EUA agora são autossuficientes em energia, e por isso, estão, digamos, ‘mais desinibidos’ para agirem no Oriente Médio, kkkkk.

    • A Máquina Troll says:

      “Samuca
      3 de agosto de 2018 at 16:56

      A família Saud que abra o olho…os EUA agora são autossuficientes em energia, e por isso, estão, digamos, ‘mais desinibidos’ para agirem no Oriente Médio” ”

      Com toda certeza….se apossaram do nosso Pré-sal e agora se movimentam/preparam para se apossarem das reservas da Venezuela…onde a petróleo uma bandeira dos eua…caso não tenha o governo estadunidense se utilizará de sanções econômicas, golpes de estado e invasões para ter a própria bandeira hasteada em todos os países…enquanto alguns se matam outros tomam petróleo em taças escuras de cristal…

      “O petróleo está acabando
      Gasolina vai faltar
      Mas já estou me preparando
      Mandioca vou plantar”

      Silvio Santos. rs

  6. A SÍRIA É AQUI ( braZil ) .
    .
    .
    Não querendo fazer uma paródia com a música de Caetano e Gil ( Haiti é aqui ) más os fatos que acontecem lá na Síria se pode ver alguma similaridades no braZil, se não vejamos.
    .
    No Ceará já em algumas localidades, as “facções do crime organizado” … neste se vê alguns modos operante do ISIS,pois no Ceará …, estão expulsando moradores de suas casas, que nem lá na Síria, além de atentados em vias públicas; explodindo ônibus,bancos, granadas ( bombas) nas ruas … em fim … é um verdadeiro caos bem ao estilo do Oriente Médio que se começa a se desenhar aos poucos no braZil …., isso sem falar que assim como lá na Síria …..os fundamentalistas islãmicos com a sua hipocrisia ….procuram impor “valores” puritanos … no estilo de vida dos coitados dos sírios … na base do ” fogo e a ferro” bem ao gosto dos Talibãns … e aos poucos …também, se vê no braZil acontecer e por fundamentalistas também …que se passam por ” cristãos” .. sabe como é né .. com suas bandeirinhas de Israel,em monumentos( igrejas) de grandiosidade faraônica que procuram lembrar o templo de salomão, com seus discursos messiânicos carregado de ódio,quipá..etc…etc … bem no estilo sionista .
    .
    Pois é … parece que o laboratório no Oriente Médio já esteja se aplicando no cone Sul, além é claro …. do “projeto atlântico” …que foi criado nos laboratórios de Hondura e do Paraguai … e que mais tarde … se transformaou no famoso “lava jato” … que se aplica no braZil,argentina e agora no equador … interessante não é mesmo? … parece que nada que venha acontece hoje em dia … é por acaso.
    .
    Aliás, o Estado Islamico ( ISIS ) …o monstro craido pelo trio mafioso; EUA,Arábia Saudita e Israel; este tomara uma dinâmica própria, com idéias proprias e um rumo autonomo e que foi barrado graças aos Russos,Irã,Síria e o Hezbolar …. AH ! … ante que me esqueça … a Arábia Saudita hoje… está sentindo na pele lá no Iêmem .. o que os americanos sentiram no Vietnã .

  7. Tchau primavera ocidental. Perderam!

  8. Me impressiona a energia da pessoa em querer defender EUA/Europa e seus interesses. Já não basta a invasão do Iraque a pretexto de armas em destruição em massa que todos sabem qual era a “massa”??
    Santa inocência!!!

  9. Me lembro no início dessa guerra quando eu assistia as vezes até 1 hora de vídeos por dia tentando pegar alguma prova cabal de apoio dos EUA e outros países aos terroristas.
    E de repente lá estava um Steyr AUG 556…na hora pensei: peguei!
    Como um terrorista analfabeto, que mal tem o que comer e vestir, consegue um sistema desse tão caro e ainda por cima completo com visão noturna infravermelho, e parecia novo de fábrica, lindo mesmo!
    Só um completo retardado não enxerga o óbvio: as potências ocidentais e Israel criam, treinam, financiam, armam e apoiam inúmeros grupos terroristas ao redor do mundo para que eles façam o serviço sujo que é do interesse da Elite Global.

    • HMS TIRELESS says:

      Não é você que acha as tranqueiras da marcenaria Teerã maravilhas tecnológicas.

    • Empalador, você disse uma grande verdade!. As pessoas bem mais informadas já sabiam disso, porém, as mídias corporativistas se negam a falar a verdade. Sempre repetindo que Assad é monstro, sendo que é as elite globais que alimentava o terror na Síria com armas, dinheiro e treinamentos para os terroristas.

  10. Ai você está apelando demais HMS TIRELESS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com