Defesa & Geopolítica

UE se converte em primeiro sócio econômico de Cuba e assina acordos de cooperação

Posted by

A representante de política externa da União Europeia, Federica Mogherini, anunciou na quinta-feira que o bloco continental se converteu no primeiro sócio econômico de Cuba, e anunciou uma série de acordos de cooperação com Havana.

Representante de política externa da União Europeia, Federica Mogherini, cumprimenta ministro de Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez, em Havana 04/01/2018 REUTERS/Alexandre Meneghini
.

Mogherini, que é vice-presidente da Comissão Europeia, indicou que o acordo provisório de Diálogo Político e Cooperação posto em marcha em novembro inaugura um novo capítulo nas relações, e anunciou a assinatura de programas de colaboração em energias renováveis, agricultura sustentável e cultura no valor de 59,1 milhões de dólares.

“A UE já é o primeiro sócio comercial de Cuba. Já é o primeiro investidor e o primeiro sócio de cooperação para o desenvolvimento de Cuba”, disse Mogherini ao final de sua viagem de dois dias à ilha, mas sem dar detalhes sobre as cifras.

Durante anos a Venezuela e a China foram os maiores sócios comerciais do país caribenho.

Mogherini se reuniu na quinta-feira com o ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, para impulsionar as novas oportunidades de negócios “por cima das diferenças” e adiantou que “estamos trabalhando para formalizar o diálogo sobre direitos humanos… por que há diferenças em nossas respectivas visões”.

Ainda na quinta-feira a televisão estatal cubana noticiou que o presidente cubano, Raúl Castro, recebeu Mogherini antes do retorno da diplomata a Bruxelas.

Quando os EUA empreenderam a reaproximação com Cuba em 2015 e 2016, a UE decidiu suspender todas as sanções e negociou um acordo de cooperação com Havana.

A diplomata lamentou que “os Estados Unidos tenham mudado de rumo político com Cuba” após uma reaproximação frágil no final de 2014 concretizada pelo ex-presidente democrata Barack Obama.

A visita de Mogherini contrasta com o retrocesso nas relações entre Cuba e os EUA, resultante do fato de o presidente norte-americano, Donald Trump, ter revertido parte do reatamento entre os antigos inimigos da Guerra Fria.

Fonte: Reuters via, Terra

 

 

13 Comments

  1. Pingback: UE se converte em primeiro sócio econômico de Cuba e assina acordos de cooperação | DFNS.net em Português

  2. César A. Ferreira says:

    Cuba possui na sua plataforma continental a mesma característica do Pré-Sal brasileiro. Vai vendo…

    • O Caribe todo é rico em petróleo em sua plataforma continental. E vale lembrar que a Nicarágua é ‘reserva de canal’ para um futuro e novo canal transoceânico.

  3. “A UE já é o primeiro sócio comercial de Cuba. Já é o primeiro investidor e o primeiro sócio de cooperação para o desenvolvimento de Cuba”,
    Que dirão os paranoicos brasileiros que chamaram o governo do PT de “vermelhinhos” por ter financiado negócios em Cuba? Os europeus também serão tratados por eles como “vermelhinhos”?
    Isso mostra que até entre os vassalos dos USA há diferença, enquanto os europeus buscam negociar com com Cuba, os apátridas brasileiros, com medo de desagradar a seus senhores, não querem nem sonhar com essa possibilidade.

    • Caro esquerdista se o Brasil fosse desenvolvido igual a União Europeia eu não viria problema em ajudar o país,mas o pais tem uma educação e sistema de saúde de péssima qualidade, e ao invés de melhorar aqui primeiro perdeu de gastar sem ter nenhum retorno pra nós…

      • A Máquina Troll says:

        “Giovane
        5 de Janeiro de 2018 at 17:05

        mas o pais tem uma educação e sistema de saúde de péssima qualidade”

        Tá achando ruim vai pro eua pra vc ver só…o Brasil tem saúde pública de graça coisa que não existe em países como os eua…quem não tem seguro de saúde(como 50 milhões de estadunidenses não têm)…não tem acesso a saúde…como é que um pobre vai pagar 500 dólares só a estadia de uma noite em um hospital?…por lá se o sujeito não tiver dinheiro vivo, plano de saúde, seguro ou crédito morre de apendicite ou pneumonia na calçada do hospital sem quem ninguém lhe dê sequer um olhar de consideração…lá se paga por tudo…e pago caro…até as mulheres após o parto se quiserem abraçarem seu filho recém nascido tem que pagarem …é serio mesmo…cobram até isso…porque toda mulher após o parto quer ver e abraçar o recém nascido… tirar foto ou filmar…e lá até se cobra por estas coisas…

        é por isso que multidões de estadunidenses com enfermidades como aids e câncer vem para cá se tratarem nos SUS…pois aqui tratamentos como o de câncer e o de aids são de graça …ao contrario de lá que são caríssimos…portanto quem reclama do SUS aqui…que vá para aquele lugar pra ver só o que é bom pra tosse…

        O nosso sistema de saúde publico é de péssima qualidade porque ele é sabotado intencionalmente para que acabe e seja como o dos eua…por lei apenas médicos podem administrar hospitais públicos…e grande parte deles são “teleguiados” pela indústria farmacêutica e de planos de saúde..pra se ter uma ideia…empresas farmacêutica disputam a tapa e pagam valores para eles por mês….para receitarem remédios de sua marca para os pacientes que atende…por isso que o cara vai fazer uma consulta e o medico sempre receita um remédio caro de uma determinada marca tendo outro mais barato…

        por isso que alguns médicos praticam omissão de socorro, negligencia e atendimento ruim aos pacientes de hospitais públicos…tudo é provocado e intencionado para sabotar o sistema de saúde publico…dizem sempre que o sucateamento dos hospitais publico é devido a falta de recursos mas é mentira…nosso pais é um dos que mais repassam recursos para a saúde no mundo…

        quem não se lembra de um caso em que um repórter da globo flagrou um idoso tendo um infarte no meio da avenida mas o SAMU não vinha…e pelo celular o médico do hospital disse pro repórter que o socorro não viria por falta de ambulância e depois desligou a ligação na cara do repórter…e no outro dia quando foram ao hospital fazer uma reportagem sobre o ocorrido constataram que era tudo mentira e que as ambulâncias estavam operacionais…

        a verba é repassada para manter o hospital funcionando…mas a administração propositadamente mantém tudo parado e mal funcionando…os médicos que trabalham em hospital publico a maioria frauda ponto e sai pra trabalhar em consultório particular…eles revezam entre si para um ficar pra atender no hospital enquanto os outros saem pra fazer serviço em outros lugares…por isso que a pessoa procura socorro num hospital publico e sempre falta medico….

        presta atenção nesta reportagem…PRINCIPALMENTE NO FINAL DELA :

        6 ambulâncias poderiam salvar idoso que morreu no RS 21.08.2013 :

        https://www.youtube.com/watch?v=jeFGH68zcRI

      • A Máquina Troll says:
  4. Não dou 2 décadas pra Cuba estar infinitamente melhor que o Brasil, já estando na penuria eles consequem ter um pais sem crimem e com um IDH (pasmem) maior que o do Brasil.

    Imaginem quando superem o embargo, regulem melhor a propriedade privada, começem a juntar o melhor do capitalismo e o melhor do socialismo (nem precisa ser igual a Suecia) so basta com nao imitar o Brasil
    onde escolhemos a pior face do capitalismo (a selvagem) e a pior face do socialismo (o parasitario)

  5. A Máquina Troll says:

    parece que a “esquerdiopatia” tomou conta da europa também…VAI PRA CUBA…e a europa foi…rs…

shared on wplocker.com