Turquia perto de finalizar o contrato para aquisição de sistemas S-400 Russos

Segundo a agência de notícias Russa, TASS, Líderes  e representantes de defesa Russa e Turca estão  reunidos nesta semana na Turquia para finalizar um acordo de aquisição de  sistemas de defesa  russo S-400 Triumph. A Agência ressalta que as negociações entre os dois países foram iniciadas 2016 e que segundo os comentários do ministro turco Mevlut Cavusoglu aos meios de comunicação locais, as partes estão perto de chegar a um acordo.

O diário Sabah  reportou que o Ministério da defesa da Turquia afirma que objetivo da compra é satisfazer as necessidades de defesa de mísseis do país enquanto sua indústria trabalha para desenvolver e produzir uma solução doméstica e que certamente a Turquia precisa de um sistema de defesa antimísseis e iniciou um programa com o objetivo de desenvolver nosso sistema produzido no país. Cavusoglu lembrou que um sistema complexo como este leva tempo para ser desenvolvido e que a solução paliativa passou por negociar estas armas com vários países, mas que a Rússia é o candidato mais adequado para atender as necessidades do país neste momento.

De fato o governo da Turquia manifestou interesse pelos S-400 desde 2013, quando inicialmente se aproximou da China para o sistema de mísseis chinês similar aos S-300. Os oficiais foram forçados a cancelar o negócio em novembro de 2015 em resposta à desaprovação da OTAN.

O sistema de mísseis S-400 é uma solução antiaérea desenvolvida pelo escritório de projetos russo, Almaz Central Design Bureaue que foi concebido para substituir as antigas plataformas S-300.   A arma é capaz de lançar vários tipos d emísseis dedicados as mais variadas funções que incluem mísseis de longo alcance, de médio alcance e de curto alcance.

O S-400 estreou no conflito Sírio levanto inúmeros rumores de observadores militares quanto ao eminente risco de incidente entre a Turquia e Rússia especialmente porque o sistema foi implantado justamente após o abate de um caça SU-24 Russo por caças turcos, num episódio que de fato provou ser mais capaz de aproximar que distanciar os países que já mantiveram conflitos acirrados no passado.

Na altura, a Turquia protestou alegando que os sistemas russos ultrajavam a soberania turca por seus radares e sistemas de mísseis serem capazes de penetrar no seu espaço aéreo desde Latakia até proximamente Ankara.

Em seu pronunciamento Cavusoglu afirmou acreditar que seus parceiros da OTAN entenderão que a decisão da Turquia até  porque há muitos membros da aliança que igualmente adquirem sistemas de procedêencia russa e Chinesa.

25 Comentários

  1. O Brasil desistiu do PANTSIR por uma versao mais antiga do S 400 , se isso acontecer, saio de baiana nas ruas , e apenas mais um Papo de Engana Trouxa !!!

    • Brasil desistiu do Pantisr em troca de economia.
      Desistiu porque não era o que as forças armadas queriam. Por melhor que seja, não era o que eles queriam.

      • Deagol ,o que que as FFAA então querem ? Continuarem como estão ,presas a dependência dos EUA ,continuando como as ** RAINHAS DAS SUCATAS ** , como nos colocaram desde o Golpe da Republiqueta a Reboque do mundo ,quando já têm uma série de países prontos a nos passarem praticamente definitivamente ,se tu escutaste isso de algum militar de alta patente ,mostra realmente e prova o que digo !!

      • Não era caro, estava disponível e não temos nada igual.
        E havia oportunidade para uso e justificativa para a compra.

        Não se realizou porque fomos sabotados.

        A nova leva de helis russos também ninguém mais fala.

      • “Nós” quem, cara pálida “fomos sabotados”? o povo ou a classe política que reina a 35 anos? eles, a classe escravizadora, não foi sabotada porque é ela quem decide de fato; são eles que dizem “nós podemos”; quanto ao povo…

    • “É um pais desejoso de ser reconhecido como igual no concerto das nações mas que tropeça sucessivamente em sua baixa auto-estima. Esta na Educação o “remédio” para o atraso deste pais. O trabalhador brasileiro é sinônimo de garçom ou peão de construção civil. Nossa única profissão exportável mesmo assim não qualificada pela educação formal é como todos sabem a de jogador de futebol. Vencer este complexo de inferioridade reforçado pelos sucessivos escândalos de corrupção nos quais o governo brasileiro esteve envolvido nas últimas décadas só poderá ser satisfatoriamente resolvido através da educação.”

      Manuel Bomfim.

      nações como a Turquia, Singapura e Índia são grandes e fortes porque são livres, independentes e soberanas…se guiam/pautam pelos seus interesses e não pelos interesses dos outros…fazem acordos econômicos e estratégicos quando bem entendem e com quem bem entendem…negociam o que bem entendem com quem bem entendem…ao contraio daqui onde abertamente militam submissão, vassalagem, subserviência, clientelismo e entreguismo a estrangeiro..

      enquanto essa republica de bananas desiste do PANTSIR, países sérios como a Turquia adquirem S-400…pois trata-se de uma nação/povo que se leva a serio e que se da ao respeito…sua historia/passado não deixa mentir…é o berço do Império Turco Otomano…um Império que acabou com o Império Bizantino e dobrou a europa no auge de sua época, transformando seus territórios em estados vassalos…durante os séculos XVI e XVII no auge de seu poder sob o reinado de Solimão o Magnífico, controlou grande parte do Sudeste da europa, da Ásia Ocidental, do Cáucaso, do Norte de África e do Chifre da África…

      já nesta grande republica das bananas os Militares Macaquitos em seu grande legado deixado a esta nação, em 1889, nos colocaram ao reboque da vontade externa para nos transformar em um país de terceira linha no mundo…uma Nação que era considerada no Século XIX a mais promissora pela Europa caiu em um Buraco Negro de 41 anos, sendo somente em 1930 com Vargas que começou a sair do Buraco Negro…porém após 1945 novamente nos atrelaram ao exterior e desde então estamos nesta situação….

      esta é a diferença entre Nações Serias e republiquetas de bananas…enquanto em republiquetas potencias corsárias promovem guerras híbridas e golpes brancos para tomarem a correia do pais…em Nações Serias como a Turquia os mesmos em mesmas movimentações foram postos para correr com o rabo entre as pernas e todos seus cúmplices postos na cadeia…não investimos em Educação Tecnológica , Matemática , Física , Quimica ,etc…não investimos em Defesa como forma de Alavancar o nosso desenvolvimento e Tecnologia…pois somos uma republiqueta pródiga em Mentes Colonizadas…que só da valor ao pais dos outros…que só sabe dar valor aos outros…ao que é dos outros…

      não investimos em educação, ciência e tecnologia…ao contrario de países como a Turquia…e sim em estádios de futebol e carnaval…porque aqui como na decadente República Romana o que importa é pão e circo…tudo isso é o reflexo de um povo alienado, omisso, sem ética, sem identidade, sem civismo… sem patriotismo … mas sobretudo sem vergonha na cara e que só sabe ficar esperando por milagres!..

      • Maquina Troll concordo com você em tudo o que disse e gostaria de acrescentar algo,paísinho miserável que dá mais valor a Pártidos politicos e Direitos Humanos que de Humano não tem nada só defende bandido,meu sonho é ver o lider dos bandidos o Lularápio a Dilmanta o Temerário
        todos na cadeia,pois não tenho bandido prefifido é tudo merd…

      • O Brasil nunca se “desatrelou” do exterior sob comando de Vargas… Muito pelo contrário… Apesar de sua política ambígua, iniciou-se durante o Estado Novo o período de grande cooperação com os EUA… E antes disso, tinha fortes inclinações rumo a Alemanha e Itália…

        Vargas foi malandro, isso sim. Utilizou a posição privilegiada do Brasil na SGM para forçar um desenvolvimento, praticamente exigindo cooperação dos EUA em obras de infraestrutura ( em particular na siderurgia e exploração de minérios ); o que conseguiu… E após a guerra, ele mesmo só fez foi consolidar os laços Brasil X EUA…

        Com relação ao Império Otomano, o ápice da decadência desse país começou ainda no século XIX, perdendo territórios atrás de territórios, até ser reduzido ao que é hoje após a Primeira Guerra Mundial. E desde então, tudo o que fez foi jogar no cenário político mundial com o que tinha a mão, o que inclui a aproximação tão forte com os EUA durante a Guerra Fria. Grosso modo, não estão muito a frente em desenvolvimento tecnológico em relação ao Brasil ( o que eles fazem, o Brasil tem condições de também fazer ). O que há lá – e que falta aqui – é um verdadeiro elemento aglutinador das iniciativas industriais.

      • Vargas ,para os desconhecedores de História acordou o BRASIL da Desgraça Sonolenta de 1889 ,nestes 41 anos , diversos países até da Região nos passaram,desde então passamos a crescer em uma Média mundial altíssima ,a mais alta do mundo ,mais tarde reforçada com o Grande Desenvolvimento promovido pelos Governos Militares que nos deram um Planejamento continuo de 21 anos anos ,mas logo após 1985 ,voltamos aos Tempos Desgraçados de 1889 a 1930 quase 1931 ,infelizmente nós perdemos o Bonde da História ,lembrem-se que em 1954 ,desta vez os Militares da ** Aeronáutica * tentaram e conseguiram derrubar Vargas ,agindo e direcionados como Mentes Colonizadas pelos EUA ,já que ele dera Ordem de Desenvolvimento Nuclear ao Brasil ,após ele ,os EUA nos regalaram com dois pequenos Reatores de brinquedo e um um pouco melhorzinho para a USP ,festejado com Grande Euforia pelas Mentes Colonizadas e Entreguistas !

  2. Estranho, eles poderiam comprar misseis ocidentais mas preferem o modelo russo, depois tem gente que fala que as armas russas não prestam.

    Outra coisa estranha que notei é a taxa de produção de armas russa e em outro artigo deste blog no custo de operação do porta aviões russo uma declaração que a perda de 2 caças teria um valor muito baixo. Os russos parecem ter já produzido uma grande quantidade destes sistemas S 400 (cerca de 312 lançadores ) fora os caças (cerca de 100 ao ano) mais a modernização das forças nucleares; tudo isso com 10% do orçamento militar dos EUA ??

    Parece que a produção russa, os valores no mercado interno etc são diferentes do ocidente.

  3. MUNHOZ ,por acaso conheces o PIB da Federação da Rússia ? Outra pergunta como ela consegue tudo o que faz ,liderar em quase todas as Tecnologias afrontar os Frouxos dos EUA ,que só se metem com países fracos e assim mesmo ainda acabam correndo ,mas os deixam destruídos ,por acaso tens uma Ideia ? Então vamos lá o PIB da Federação da Rússia é igual ao do México e pouco maior que a metade do nosso , Capice ! Percebemos lá duas coisas, ou os Russos são Mágicos ou nós somos muito mais Roubados que pensamos . Espero que em Breve o EXERCITO ( pois este que deu o Golpe da republiqueta ) ,tenha a Humildade e venha pedir ao Povo brasileiro Desculpas pela Desgraça cometida contra a Nação brasileira ; em sua última entrevista o General Pires Gonçalves disse a seu entrevistador ,que o Exercito nunca foi Intruso na vida brasileira , apenas esqueceu a **Maior Desgraça** ,quando se intrometeram sim,contra a Vontade do Povo brasileiro e a Favor dos Escravagistas , Patrimonialistas , Doentes Mentais ,Safados , Bandidos e Otários em Geral ,entre eles Rui Barbosa que em pouco tempo foi a Europa se Ajoelhar a PEDRO II pedindo-lhe Desculpas, o dizendo que não sabia que República era aquilo ,República não , REPUUUUUBLIIIIIQUEEEEEEETAAAAA !!

    • Tudo é muito relativo, quando sucatearam as ferrovias nos anos 50, quando o Delfin quis abrir a exploração de nosso petróleo ao mundo nos anos 80 prevendo a alto do preço (se tivessem liberado o Brasil ia continuar a crescer 10% ao ano) e tudo o mais, no entanto no meu ponto de vista o nosso principal problema é as ferrovias que foram sucateadas, os impostos e burocracia para atrair investimentos estrangeiros também é um desastre some a isso a omissão do governo federal na segurança publica (apenas 20 mil policiais federais para cuidar do Brasil, compare com o estado de SP que tem 70 mil homens somente na policia civil) as questões estão na nossa cara é somente cutucar no meio da ferida.

      Nos EUA também é republica o unico . o resto é 3º mundo

      • Munhoz só vou me ater as Estradas de Ferro ,elas precisam ser sempre atualizadas ,não foram ,depois as Regiões de Desenvolvimento brasileiro mudaram de Lugar ou estavam de mudança , o fim das Concessões que o Estado brasileiro deu preferência errada a Estatização e ao Empreguismo que a acompanhou ,exemplo(RFFSA em 1957 ) ,a Bitola , até hoje este problema ainda não foi solucionado ,embora tenhamos umas das melhores Bitolas do Mundo 1600mm,mas em sua maioria apenas 1000 ,principalmente as do Sul do País ,e Graças a Deus as Bitolinhas que haviam ,não existem mais ,a não ser turisticas ,então por tudo isso e por nos últimos anos as Ideias aparecem ,mas a Vontade não e as Roubalheiras Florescerem ,ETC ,então DELFIM NETO estava certo ,praticamente todas eram anti econômicas ,depois o Super Entreguista FHC ,privatizou nas Coxas ,etc !!

  4. Pro Brasil os Igla ja sao suficientes. Somos uma fazenda da Elite Branca. O inimigo é o povo pobre e seus legitimos representantes comunistas. Sem uma revolução de esquerda esse pais nao sai do lugar.

  5. Bom meus amigos, vou um pouco mais longe, num país onde apenas 7 obras já superfaturadas em outros desgoverno recente, terão um sobre preço de 107 BILHÕES de reais nesse novo governo, e o povo nem reclama, pois já é Carnaval, deve realmente pastar e ver seus bens serem delapidados por outros mesmos. Meu sentimento em relação ao meu país é e será sempre de vergonha.

  6. Engraçado…
    A Turquia havia selecionado o HQ-9 e foi absurdamente pressionada pelos seus pares da OTAN até desistir deste sistema chinês. Agora, aparece com o ainda mais capaz S-400 russo…
    Será que os Turcos acreditam que não sofrerão pressões agora?
    É bem verdade que a tentativa de golpe mudou muita coisa por lá, mas a Turquia ainda faz parte da OTAN…

    • Pra mim é hoax pelos motivos que você apontou. Ademais, os russos correriam o risco de vender um de seus melhores sistemas a um país da OTAN, que ainda por cima será um dos usuários do F-35?

  7. S-88 “Ademais, os russos correriam o risco de vender um de seus melhores sistemas a um país da OTAN, que ainda por cima será um dos usuários do F-35?”

    A se confirmar ” numca a meu ver” era o maior erro da Russia visto que o S-400 faz parte da defesa de ponta da Russia. E os dados tenicos vitais e segredos do S-400 logo logo cairiam em māos dos EUA & Cia. Era o mesmo que os EUA venderem o F-35 ao Irā.
    Essa noticia visa a Turquia precionar seus aliados da OTAN em relaçāo a Siria e Iraque e a questāo da entrada a UE que numca vai acontecer ..mais longe ..ou a Turquia se esta a preparar para deixar a OTAN e se precaver de uma “primavera arabe ” ao estilo da Siria?

  8. s-88, os produtos vendidos a outros paises geralmente são “downgroundeados”….

    Mas realmente eu acho q a Rússia não vai se arriscar não… o S400 eu acho q eles só vendem pra aliados mais proximos como India e China….

    A Turquia é muito instável

    Uma hora está de um lado… outra hora está de outro…. depois não sabe mais o que quer da vida….

    Resumindo… o país e uma desorganização só

    Melhor os russos ficarem na deles mesmo

  9. Os russos não vão vender! Isso só saiu na mídia depois do anúncio da mudança de lado(novamente) dá Turquia.

    Talvez tenha sido condição de Erdogan para a mudança de lado. …a antiga mudança de lado.
    Mas mesmo assim…. Difícil.

    Considero isso um risco para a Rússia e eles não são burros.
    É justamente o que eles têm em operação hoje com a OTAN em suas fronteiras.
    Não vão vender! Mas foram eles que colocaram isso na mídia….

    Eles provavelmente ofereceram proteção a Turquia mas isso é coisa para muito depois. Hoje não dá mesmo.

Comentários não permitidos.