Turquia: Jornal pró-Erdogan diz que General americano dirigiu golpe

O jornal Yeni Safak afirma que a tentativa de golpe na Turquia foi liderada por um comandante militar norte-americano. Passadas poucas horas um enorme incêndio deflagrou perto de uma base da OTAN.

No domingo, horas antes de o fogo ter começado perto da base da OTAN na cidade turca de Izmir, o jornal de apoiantes do presidente turco, Yeni Safak, divulgou uma imagem do general John F. Campbell, acusando o oficial dos EUA de tramar o golpe contra Erdogan juntamente com o clérigo Fethullah Gulen, exilado nos Estados Unidos.

O jornal diário turco conservador é conhecido por seu apoio à linha dura do presidente Recep Tayyip Erdogan e do Partido da Justiça e Desenvolvimento. O jornal é conhecido por incitar à violência e espalhar desinformação sobre os protestos de Gezi em 2013-2014 na Turquia, ameaçando jornalistas e fabricando entrevistas. No entanto, o jornal tem uma forte base de leitores pró-Erdogan e islâmicos, servindo como mídia do Governo turco, que influencia opiniões e ações do povo.

Poucas horas depois da publicação do artigo, deflagrou um fogo na base militar da OTAN em Izmir, que continua até agora, apesar das tentativas desesperadas de conter o incêndio usando helicópteros e aviões de combate a incêndios. O fogo ameaça as munições norte-americanas armazenadas na base.

 

https://www.youtube.com/watch?v=PujuYdcu61A

 

Os EUA mantêm um estoque de até 90 armas nucleares táticas na Turquia, mais do que em qualquer outro país estrangeiro, mas as bombas atômicas não estão ameaçadas pelo fogo. Essas armas são armazenadas em outra base, em Incirlik, e supostamente em Izmir não há tais munições.

De acordo com relatórios locais, o fogo, que já queimou uma casa de repouso de idosos, está sendo investigado pelas autoridades da base como ato de sabotagem antiamericana.

Fonte: Sputnik News

Casa Branca nega participação de general norte-americano no golpe na Turquia

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, negou nesta segunda-feira as notícias, segundo quais o general reformado dos EUA, John F. Campbell, teria sido um dos organizadores da tentativa do golpe de Estado na Turquia.

“As acusações contra o general Campbell são infundamentadas e não merecem refutação”, declarou Earnest aos jornalistas.

Neste domingo, o jornal turco Yeni Safak afirmou, citando fontes anônimas, que Campbell teria ajudado os militares insurgidos. O general norte-americano comandou as tropas dos EUA no Afeganistão.

O jornal diário turco conservador é conhecido por seu apoio à linha dura do presidente Recep Tayyip Erdogan e do Partido da Justiça e Desenvolvimento. O jornal é conhecido por incitar à violência e espalhar desinformação sobre os protestos de Gezi em 2013-2014 na Turquia, ameaçando jornalistas e fabricando entrevistas. No entanto, o jornal tem uma forte base de leitores pró-Erdogan e islâmicos, servindo como mídia do Governo turco, que influencia opiniões e ações do povo.

Fonte: Sputnik News

 

11 Comentários

  1. (…) servindo como mídia do Governo turco, que influencia opiniões e ações do povo. (…)
    .
    .
    Incrível … esse enredo até parece com as novelas da REDE GLOBO .. HAHAHAH .. nesses últimos tempo .. todo GOLPE sempre tem que ter … uma mídia mafiosa por tás … como a CNN,VEJA, .. HAHAHAHAH…. a única coisa de diferente é que não tem um Juiz ou um´promotor … por trás … esse tipo de gente o Endogan e a sua turma não precisaram para se fazer o jogo sujo … má sesse golpe …é de um tipo elite que pensa bem diferente das elites tropicais .. 😉

    • “Ai,ai,ai,ai……
      Tá chegando a hora…
      O dia (agosto) já vem raiando meu bem….
      É hora de ir embora”

      #TchauQuerida

  2. É interessante ver como as coisas se desenrolam…

    Um ataque perpetrado por um terrorista checheno, então abrigado na Turquia, contra o principal aeroporto do país…
    Um aviso russo da preparação de um golpe de estado…
    Golpe abortado, acusações dirigidas aos EUA…

    Muito interessante…

      • O César achar que foi golpe na Turquia, e não o autogolpe escancarado….

        Mas ele também que houve um golpe aqui no Brasil, assim como também acha que o Moro “foi treinado pelo FBI para levar o Pré-Sal”, igual a Marilena Chauí…rs!

  3. Apenas minha opniāo.. esse tal de golpe estado falhado numca existiu. Foi tudo obra do Sultao Erdogan. Vejamos o seguinte; como ė que generais condecorados pela Nato organizam um golpe de estado e se esquecem de 2 itens mais importante..localizar o Sultao e garatiram o controle da base com os misses nucleares..nāo seria um trunfo nas maos dos golpistas e anulava qualquer tipo de reaçao contra o tal golpe?

    • Profeta, não penso que o Erdogan organizou o golpe: de jeito nenhum. Sabe por quê? o que ele ganharia comprando briga com os EUA?

      O que provavelmente aconteceu foi o seguinte: sim, a oposição ao Erdogan queria dar um golpe e os EUA apoiaram, porque o Erdogan começou a fazer as pazes com a Rússia. Só que, obviamente, Erdogan ficou sabendo do golpe, mas ao invés de barrá-lo, deu “corda ao peixe”, ou seja, deixou o golpe rolar para pegar as maiores cabeças oposicionistas possíveis e também para ampliar seu poder, tornando a Turquia uma autocracia.

      Não foi ele que organizou, mas ele certamente foi oportunista.

      As evidências demonstram isso.

      Abraços,

      Professor

  4. Ė hora de os EUA retirarem os misses nucleares da turquia. Vai que o Sultao decide em ter armas nucleares?

    Profetizando : 4anos e a turquia vai virar o caos. O inicio da batalha por Constantinopla

  5. ou os EUA tentou dar o golpe lá, e o tiro saiu pela culatra, ou esse Edorgan é um verdadeiro “Forest Gump turco” rsrs..

    só sei, q a Turquia do Erdogan tá adorando a história de ser amigos dos Russos, isso tá muito claro nas declarações dele.

    Se ele deu um auto golpe pra usar isso como desculpa pra sair da OTAN e correr para os braços do Urso não posso afirmar, é difícil saber, ainda mais sabendo q os EUA tbm não são santinhos.

    Se a Turquia quer se aliar com os Russos é direito deles, mas reitero aki minha opinião, acho q futuramente a Turquia vai sair perdendo com isso, e se arrepender.

Comentários não permitidos.