Defesa & Geopolítica

Turquia e Rússia podem discutir produção conjunta de jatos de caça de quinta geração

Posted by

Tradução e adaptação-E.M.Pinto

Segundo informou o Defence Blog com informações da Agência Anadolu, Turquia e  Rússia podem discutir possibilidades de cooperação para desenvolver e produzir conjuntamente um caça de quinta geração. 

As informações foram dadas por Viktor Kladov, diretor do Departamento de Política Regional e Cooperação Internacional da empresa de defesa estatal russa Rostec.

Em declarações à Agência Anadolu (AA), Viktor Kladovsaid afirmou sobre a possível produção conjunta de aviões de combate entre os dois países. Ele disse que há necessidade de um longo processo de consulta entre a Rússia e a Turquia, que pode culminar na produção conjunta de um jato de combate de quinta geração. 

“Para um projeto tão importante, as partes não devem apenas se interessar, mas também estar preparadas para trabalhar juntas…Embora possa ser uma decisão complexa, estou convencido de que os dois países são capazes de implementar tal projeto”, disse Kladov.

O programa de jato de combate de quinta geração é uma prioridade para o presidente Erdogan, que quer construir uma indústria de defesa nacional para angariar apoio nacionalista e reduzir a dependência da Turquia dos estrangeiros, e isso ocorre em meio a tensões crescentes com muitos aliados da OTAN.

A situação geopolítica está reforçando o desejo de Ancara por uma base tecnológica nativa e sistemas de armas que possam ser menos prejudicados pelas relações com a Europa e os Estados Unidos. Mas tudo isto requer que a Turquia necessite de uma parceria com a Rússia ou a China para desenvolver um jato de combate de quinta geração.

 

Fonte: Defence Blog

One Comment

  1. Ferreira Junior says:

    Interessante. Espero que dê certo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com